No comércio, o valor do ticket médio representa o valor médio gasto em cada visita ao estabelecimento. No caso de um restaurante, esse indicador ajuda a mensurar a sua lucratividade com base no número de clientes.
Esse dado também contribui para a formulação de estratégias que buscam aumentar o número de visitantes e ampliar os valores consumidos no local.
Você certamente já ouviu falar dessa expressão e conhece o seu impacto no desempenho do negócio. Porém, se você quer saber como obter melhores resultados lançando mão de algumas estratégias bem interessantes, confira as nossas dicas!
1. Crie opções de combos no cardápio
A existência de combos não é novidade no ramo da alimentação, visto que, quando executada da forma correta, essa iniciativa tende a ser bastante proveitosa. Essa prática consiste na criação de opções de refeição nas quais é possível adicionar itens extras pagando apenas uma fração do preço original.
Desse modo, o cliente pode incluir molhos, sobremesas e bebidas ao seu pedido e pagar um valor promocional.
Mas fique atento: é importante focar na experiência oferecida e não nas combinações mais rentáveis para o restaurante. Os consumidores estão extremamente cuidadosos a esse tipo de prática e reconhecem quando a proposta não é vantajosa.
2. Faça promoções sazonais
A sazonalidade é um fenômeno que afeta diversos setores da economia. No caso dos restaurantes, essa realidade se manifesta com dias de baixo movimento.
Durante o início da semana e feriados prolongados a circulação de pessoas tende a ser mais baixa, causando oscilações no consumo. Portanto, ofereça opções diversificadas no cardápio ou pratique preços especiais nessas ocasiões para incentivar os potenciais clientes a frequentarem o restaurante.
3. Treine a equipe para apresentar as promoções
Quando o atendente oferece as condições especiais para os frequentadores, é importante cuidar para que a comunicação e a venda ocorram de forma correta. Caso o funcionário seja insistente e crie uma situação de desconforto, por exemplo, a experiência de compra pode se tornar extremamente negativa.
O ideal é apresentar os benefícios e deixar que o cliente tome a sua decisão. Muitas vezes, essas promoções estão atreladas a bonificações para equipe. Esse cenário de metas gera uma pressão desnecessária para efetuar a venda, que acaba afetando a todos os envolvidos.
4. Crie programas de fidelidade
O objetivo da criação de um programa de fidelidade é garantir que as visitas ao estabelecimento se tornem recorrentes. Porém, a sua estrutura também pode ser adaptada para garantir o aumento do consumo.
Por exemplo, se o cliente está cadastrado no programa, é possível oferecer porções maiores de um prato com um percentual de desconto no preço. Há, ainda, a alternativa de oferecer vantagens para receber grupos de pessoas, como “compre quatro porções e ganhe uma bebida grátis”.
Porém, uma das práticas mais comuns é a utilização de um cartão que dá direito a uma refeição grátis quando o cliente atinge o total de selos exigidos dentro do prazo estipulado.
A melhoria dos resultados só pode ser obtida com monitoramento constante. Por esse motivo, é recomendado utilizar as dicas oferecidas aqui e observar como o valor do ticket médio se comporta em longo prazo.
Falando em variedade de alimentos, continue aprendendo sobre o setor de alimentação com o nosso posto sobre os 5 motivos para oferecer amostra grátis em seu negócio. Até lá!