Marketing Planejamento

As vantagens que as embalagens flexíveis proporcionam

Scuadra
Escrito por Scuadra

Embalagens flexíveis segundo a Associação Brasileira de Embalagens são aquelas cujo formato depende da forma física do produto acondicionado.  Sua espessura é inferior a 250 micras. Elas se destacam pela relação otimizada entre a massa da embalagem e a quantidade de produto acondicionado, além da flexibilidade no dimensionamento de suas propriedades.

É possível combinar diferentes polímeros para obter as propriedades necessárias e que atendam a requisitos econômicos, ambientais, de conservação e comercialização de produtos.

As embalagens flexíveis englobam uma grande variedade de formatos. Elas  estão mais e mais nas prateleiras do varejo, hospedando uma diversidade crescente de produtos. Existem inúmeras razões para este tipo de embalagem ser tão utilizada, não se tratando apenas uma tendência passageira.

Nos dias de hoje, as embalagens flexíveis são usadas para embalar produtos secos, líquidos, eletrônicos, cosméticos, produtos de limpeza, comidas congeladas, etc.

No conteúdo de hoje, vamos falar sobre as vantagens que as embalagens flexíveis proporcionam, e não se surpreenda, se ao final do post, você esteja decidido a desenvolver este tipo de embalagem para o seu produto.

Embalagens flexíveis são leves e utilizam menos matéria-prima

Isto equivale a menos desperdício, transporte mais barato e custos de armazenamento menores. Muitas fábricas se orgulham em afirmar que gastam 50% menos energia  para criar embalagens flexíveis em comparação as opções de embalagens rígidas.

Por serem leves são fáceis de carregar. Também são fáceis de estocar. Isto reflete no gasto menor de combustível  para o transporte, diminuindo o aumento da poluição ambiental.

Como você pode ver, a embalagem flexível tem muitas vantagens de ordem sustentável. Em primeiro lugar, as embalagens flexíveis geram menos resíduos, diminuindo muito as devoluções em aterros. A inovação e tecnologia possibilita que os fabricantes de embalagens flexíveis utilizem menos recursos naturais na criação de suas embalagens. As melhorias nos processos de produção tem reduzido tanto o consumo de água e energia, como também a emissão de gases de efeito estufa e compostos orgânicos voláteis.

Excelente barreira protetora 

As embalagens flexíveis podem ter barreiras protetoras tão impermeáveis  quanto o vidro. Isto mantém os produtos mais seguros e mais frescos.

E o que é melhor é que a barreira protetora das embalagens flexíveis pode ser personalizada conforme a demanda do produto. Se o produto precisa de barreira protetora contra luz, umidade e oxigênio, a embalagem flexível é adequada. Ao contrário, se  precisa apenas de uma modesta barreira protetora, a embalagem flexível pode ser projetada de acordo com a necessidade. Não há necessidade de projetar uma embalagem mega protetora se o produto não requer proteção tão concentrada.  

  • Facebook
  • Google+
  • Twitter
  • Evernote
  • LinkedIn
  • Pinterest
  • Print Friendly

Infográfico: Mercado alvo das embalagens flexíveis

Na imagem acima, vemos que as embalagens flexíveis são utilizadas em uma infinidade de produtos dos mais diversos segmentos. Sua barreira protetora pode se adequar para praticamente qualquer tipo de produto.

Excelente capacidade para impressão 

A impressão nas embalagens flexíveis pode ser linda e sem paralelo. As imagens são geralmente mais brilhantes e vivas se comparadas a outros tipos de embalagens impressas. Contudo, isto depende do tipo de impressora que você usar.

Uma impressora com tecnologia mais avançada irá produzir imagens com cores mais vibrantes, com linhas bastante finas e maior qualidade.  Nas impressoras mais antigas, as cores são mais apagadas, não tão vibrantes, com qualidade na média. Ao desenvolver sua embalagem flexível, não se esqueça de comparar os tipos de impressão disponíveis e entender cada uma. Assim, você conseguirá ter o resultado esperado para a sua embalagem final.

As embalagens flexíveis possuem forte apelo nas prateleiras, podendo até mesmo, reter os clientes. Elas realmente chamam a atenção do consumidor, pois as possibilidades de design são infinitas.

Fácil de usar

Embalagem prática resulta em uma ótima experiência para o consumidor. Se o produto é fácil de abrir, o consumidor não ficará frustrado. De fato, é muito frustrante quando você precisa abrir um produto e tem a maior dificuldade para isso. Neste caso, o laser pode ser usado para “picotar” a abertura e facilitar no momento que o consumidor abrir a embalagem.

A embalagem flexível pode ser fácil para ser fechada novamente.  Nela pode conter fechamento tipo zíper, tampas de encaixe ou até mesmo fechos tipo velcro. 

Outra vantagem é que podem facilitar o uso do produto, como por exemplo, aquelas que tem alças e bico dispensador que facilitam o manuseio e o uso do produto, aumentando o seu rendimento.

Sem rótulos

Com embalagens previamente impressas, não haverá necessidade de afixar rótulos. Isso evita um passo extra no desenvolvimento da embalagem. Isto é obviamente relevante para frascos ou outros tipos de embalagens que necessitam de um passo separado para aplicar o rótulo ou etiqueta.

Eliminando este passo extra, sua produção será mais rápida, suave e com custo menor.

Qualquer formato

Embalagens flexíveis podem ser feitas para acondicionar produtos de qualquer formato. Além do formato, há uma variedade enorme de tamanhos. Isto permite desenvolver embalagens que, além de práticas e fáceis de usar, permitem criar embalagens diferentes e especiais, já que se adaptam a qualquer tamanho e forma. Normalmente podem ser no formato de sacola, bolsa, ou como revestimento ou sobreposição da embalagem.

Embalagens flexíveis são usadas para produtos para o varejo bem como na área institucional e industrial, para proteger, comercializar e distribuir uma vasta gama de produtos.No momento de definir o design, é possível “brincar” bastante com todas as possibilidades até chegar na forma desejável que retrate toda a essência da sua marca e do seu produto.

Todas as atenções voltadas para as embalagens flexíveis

As embalagens flexíveis fazem parte do segmento da indústria de embalagem que mais cresce. Elas combinam a melhor qualidade de plásticos, películas, papéis e folhas de alumínio, proporcionando uma variedade de propriedades protetoras enquanto emprega o mínimo em material.

Liderança na inovação de embalagens, as embalagens flexíveis agregam valor e aumentam as vendas para qualquer tipo de produto, alimentícios ou não alimentícios. Ela garante a segurança do produto aumentando sua vida útil, promovendo até mesmo aquecimento, barreira protetora, facilidade no uso, no abrir e fechar, ótima capacidade para ser impressa. A indústria continua a avançar em taxas sem precedentes neste segmento.

As embalagens flexíveis podem apresentar inúmeros efeitos: efeitos de folha; relevo ou estampa; acabamento fosco ou brilhante e muito mais. Ou seja, tudo aquilo que você possa imaginar para chamar a atenção do seu público alvo é possível quando se trata deste tipo de embalagem.

Veja o quadro abaixo, as tendências em embalagens flexíveis:

  • Facebook
  • Google+
  • Twitter
  • Evernote
  • LinkedIn
  • Pinterest
  • Print Friendly

Pontos importantes nas embalagens flexíveis atuais

 

E então, você está convencido que está na hora de inovar a embalagem do seu produto já existente para uma embalagem flexível mais moderna? Ou quem sabe, para sua nova linha de produtos??? Até mesmo uma embalagem promocional, reunindo produtos acondicionados em frascos ou potes rígidos dentro de uma embalagem flexível? A sua campanha promocional só terá a ganhar com este tipo de acondicionamento. Fica lindo e os consumidores adoram uma promoção! Deixe seu comentário a respeito.

Caso tenha dúvidas, a Scuadra terá o maior prazer em esclarecer todas elas. Nossa equipe está preparada para atendê-lo (a) e apresentar a melhor solução em embalagem e manuseio para o seu produto.

Para saber mais, <<<clique aqui>>>

Sobre o autor

Scuadra

Scuadra

Embalagens personalizadas para empresas que tenham inovação em seu DNA.

Deixar comentário.

Pin It on Pinterest

Share This