Você sabe o que priorizar na escolha de caixas para alimentos? Primeiramente, é a capacidade de conservar a comida. Por essa razão, devem ser consideradas conforme a peculiaridade do produto para preservar sua durabilidade e também a qualidade da manutenção.
Devemos considerar alguns dados relevantes, como o modo que o alimento será consumido, o armazenamento e sua validade. Isso tudo interfere no molde e no material da embalagem.
Continue lendo o post para identificar essa diversificação de embalagens para sua empresa!
Por que são necessárias embalagens específicas para alimentos?
Por meio do uso de uma embalagem específica, os alimentos poderão ter o sabor, a cor e, até mesmo, o cheiro preservados. Cada alimento possui um tipo de embalagem que é mais apropriado para o seu armazenamento e também para a preservação das suas características.
Por isso, separamos alguns itens para explicar melhor essa necessidade. Veja:
Conservação do sabor
Vidros e latas são os tipos de embalagens que mais conservam o gosto dos alimentos. Em geral, duram 2 anos. Em seguida, vêm a caixinha longa vida e o sachê.
Independentemente do material, algo é certo: produtos negociados sem embalagem deterioram bem mais rápido, visto que o material de revestimento preserva o conteúdo contra umidade, luz e contato com o oxigênio, mantendo sua integridade.
Conservação da temperatura
Para esse item, existem classificações. Veja:
- latas: essas embalagens geralmente são feitas de alumínio ou de aço, sendo que as primeiras servem para embalar muito bem diversos tipos de bebidas. Já as chapas de aço laminado a frio podem também levar líquidos e várias categorias de artigos alimentícios sólidos ou semi sólidos;
- vidro: com boa resistência à tração e facilmente reutilizável e reciclável, o vidro se mostra como um tipo de embalagem ideal para armazenar sucos, polpas, concentrados e líquidos em geral;
- caixas: podem ser feitas de madeira, plástico rígido ou papelão, e são aproveitados para transportar frutas, verduras e legumes;
- embalagens cartonadas: as propriedades de diversos gêneros alimentícios têm as temperaturas bem conservadas nesses arranjos de materiais, que carregam um percentual maior de papel-cartão e uma outra quantidade de filmes de polietileno de baixa densidade e alumínio;
- embalagens mistas: as combinações podem ser misturas de camadas de alumínio e papelão, papel e papelão, plástico com metal, metal e madeira, e outras inúmeras possibilidades, sempre com a intenção de associar as propriedades dos materiais para beneficiar o transporte, o armazenamento e a conservação dos produtos.
Quais são as vantagens das embalagens impermeáveis?
Se pensarmos na embalagem impermeável para alimentos, a primeira coisa que nos vem à mente é a segurança alimentar. Assegurar que a embalagem em tese conserve as propriedades do alimento, ergonômica, que seja prática e resistente a poluentes e que seja prática, transparente e leve é um ponto fundamental quando trata-se de caixas para alimentos.
Sendo assim, o aumento da vida do alimento na prateleira potencializa a distribuição e a capacidade de aproveitamento de produtos, garantindo também o abastecimento.
Quais embalagens podem ir ao freezer?
A embalagem ideal deve ser hermeticamente fechada para que não haja perda de nutrientes, sabor, cor, textura, umidade e qualidade. As mais utilizadas são:
- sacos de polietileno;
- papel alumínio;
- recipientes plásticos com tampa;
- bandejas e pratos aluminizados com tampa;
- plásticos aderentes.
Em resumo, conhecer as caixas para alimentos é um estágio importante para você se guiar melhor e conservar tudo em segurança. Considere sempre as características do item e do público distinto.
Gostou do post? Aproveite e saiba mais sobre a Scuadra in Box, a melhor solução para seu restaurante!
Conheça nossas soluções em embalagem