Soluções criativas

Como obter criatividade e inovação nas empresas?

criatividade e inovação
Scuadra
Escrito por Scuadra

Muitas pessoas acreditam que a fase adulta é uma das maiores responsáveis pela morte da criatividade. Contudo, como mostra o Design Thinking, estimular nossas capacidades criativas é uma questão de hábitos: somos tão desencorajados a criar durante o crescimento que perdemos o contato com a prototipagem e com a importância de um bom trabalho em equipe. 

Por isso, para estimular a inovação, diversas empresas têm adotado mudanças na cultura empresarial, incentivando seus colaboradores em dinâmicas de grupo e em atividades complementares à rotina de trabalho, como a meditação e jogos. Se você quer entender como promover a criatividade e inovação nas empresas, veja o que preparamos neste post!

O perfil de equipe ideal para ter criatividade e inovação nas empresas

Um dos pré-requisitos para um ambiente de trabalho inovador é uma equipe apropriada, que esteja comprometida com o desenvolvimento de ideias. Trata-se de um perfil de time completamente diferente do operacional.

O primeiro passo para montar essa equipe inovadora é definir o propósito da empresa. Procure dividir esse objetivo em pequenas missões, com indicadores de performance que possam ajudar a avaliar o andamento do projeto.

O número de pessoas para integrar esse time varia, mas deve levar em consideração que todos tenham tempo para participar plenamente e assegurar a diversidade, de forma a gerar diferentes ideias. Caso o grupo precise ser grande, considere dividi-lo em subgrupos menores.

Durante o recrutamento, além de conquistar a diversidade em relação a gênero, conhecimento, educação e cultura, procure também por experiências-chave para que o time alcance o resultado desejado. Tenha bastante cuidado ao definir quem tomará decisões: essa pessoa precisa estar engajada com os objetivos da organização!

Alinhando esforços e fortalecendo o engajamento

Para uma equipe fortalecida, é necessário que haja um líder para compartilhar a visão e se comprometer a transformá-la em realidade. O verbo “compartilhar” exerce aqui um papel vital: um líder precisa assegurar-se de que todos entenderam a sua mensagem, ouvir os seus colaboradores e receber feedbacks para uma melhoria constante, promovendo a liderança participativa. Afinal, quando você sabe que será ouvido, sente mais liberdade para trazer ideias e compartilhá-las com todos. 

Para alinhar o comprometimento de todos, estratégias de comunicação visual podem ser eficientes. Sophia Amoruso, criadora da gigante Nasty Gal, afirma que as missões de sua marca estão espalhadas por toda a empresa. Assim, seus times são lembrados, de forma amigável, de quais objetivos precisam cumprir durante a jornada de trabalho. Além disso, reuniões rápidas ajudam a deixar todos na mesma página.

Construa relacionamentos à base de confiança

Os níveis de inovação, criatividade e comprometimento de equipes de alta performance são alcançados graças à confiança mútua entre os membros. Quando estamos desconfiados, tendemos a reter ideias, perguntas e observações, o que causa impactos negativos na resolução de problemas.

Já as relações marcadas pela confiança, com conversações autênticas, são capazes de gerar colaboração e comprometimento espontâneos. 

Mova-se!

Nolan Bushnell, fundador do Atari, afirma que um grande estímulo para equipes mais criativas é mexer-se. Fazer o mesmo trabalho na mesma posição o tempo todo nos conduz à monotonia e traz muitos malefícios à saúde, como a dificuldade de circulação sanguínea e dores musculares.

Quando mudamos de lugar, mudamos também de perspectiva, encontramos outros colegas, nos deparamos com cores e ares diferentes, o que funciona como um “start” para novas ideias.

Faça reuniões de análise

Falhar cedo para ter sucesso mais rápido é um dos mantras do Design Thinking. Encoraje a prototipagem durante todo o projeto, bem como reuniões de análise, para que todos percebam as falhas o mais cedo possível. Essas reuniões são vitais para um ambiente mais colaborativo e produtivo, pois ajudam a relembrar a missão, revisar o plano, notificar erros e verificar o comprometimento de todos. 

A criatividade e inovação nas empresas se relaciona diretamente com o bem-estar dos trabalhadores e com um ambiente estimulante, que acolhe diferentes ideias e promove a inclusão. Se você curtiu as nossas dicas, compartilhe esse post com os seus amigos nas redes sociais: afinal, dividir conhecimento é um dos primeiros passos para fortalecer uma rede de profissionais inovadores!

Quer saber mais sobre criatividade?    Clique aqui

 

Sobre o autor

Scuadra

Scuadra

Embalagens personalizadas para empresas que tenham inovação em seu DNA.

Deixar comentário.

Pin It on Pinterest

Share This