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Coronavírus e food service: projeções e efeitos da pandemia no setor

2 anos atrás
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por Scuadra
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Escrito por Scuadra

A pandemia de coronavírus (COVID-19) está causando danos crescentes à indústria global de restaurantes. Devido a medidas de distanciamento social, os consumidores têm como opções o delivery e o take-out. Saiba o que esperar para 2020 e como será o cenário diante o coronavírus e food service.

Projeções preliminares

 Um dos efeitos inevitáveis do cornavírus no food service é que o mercado será mais seletivo. Aqueles que tomaram decisões enérgicas e sobreviveram à crise estarão mais fortes pós pandemia.

Espera-se que cerca de 15% a 20% dos estabelecimentos não aguentem os efeitos da crise e fechem as portas definitivamente. Isso fará com que a oferta de restaurantes aos consumidores reduza consideravelmente.

De acordo com Sergio Molinari, fundador da Food Consulting e especialista na Cadeia de Valor da Indústria de Alimentos, “o food service poderá cair entre 25 e 30% versus 2019, estamos falando de 8 a 10 vezes a pior queda até então registrada no mercado. Parece absurdo, mas fica mais fácil entender isso quando vemos a 2ª quinzena de março e o cenário mais provável para abril apontar algo na casa de 75 a 80% de queda em relação ao ano passado“.

Para entender melhor, não deixe de assistir o vídeo “Novas projeções para o Foodservice em 2020 com a COVID-19”, com o professor Sérgio Molinari.

A redução de renda dos brasileiros também vai impactar a performance do setor neste ano. A previsão é que o ano de 2020 terá o pior desempenho do food service desde 2015 que foi o pior de todos os tempos.

Fatores de impacto pós quarentena

A quarentena vêm impactando a vida de todos nós e vai trazer mudanças significativas em todos os aspectos. Muitos fatores impactarão o food service pós quarentena:

1 – Convívio social alterado

Com tanto tempo mantendo distanciamento social, é natural que as pessoas ficarão inseguras com o convívio social. O retorno à normalidade será gradual, tanto por medo quanto por possíveis restrições impostas por órgãos de controle.

2 – Higiene e saúde

O grau de sensibilidade aos aspectos de higiene e saúde estarão altos pós quarentena. A tolerância nas questões de higiene e saúde tendem a ser menor. Isso quer dizer que operadores de food service terão que dar atenção redobrada as melhores práticas que assegurem a higiene e saúde dos clientes.

Qualquer negligência nesta questão certamente afastará os consumidores do seu negócio. Assim, é esperado maior atenção à prevenção, saúde e bem-estar ”de clientes e trabalhadores.

3 – Mudanças de hábitos

Com a impossibilidade de comer fora, as mudanças de hábitos de consumo dos clientes são inevitáveis. Com isso, as pessoas voltaram a cozinhar e comer em casa. Muitos começaram a comprar refeições de negócios informais, como sobremesas, salgados e todo tipo de comida vendida por vizinhos e amigos.

4 – Baixo índice de confiança

O coronavírus e food service ocasiona relação direta no baixo índice de confiança tanto dos consumidores quanto dos empresários vão impactar de forma negativa o setor de food service.

5 – Endividamento e inadimplência

A elevação do nível de endividamento e inadimplência do consumidor é outro ponto que vai afetar ainda mais o food service. É fato que os consumidores que ficaram sem trabalhar não conseguirão quitar suas dívidas. A retração no consumo será inevitável.

6 – Segurança

O aumento da degradação das questões de segurança, como assaltos, roubos, furtos, etc. afetam as idas dos clientes aos restaurantes. Quando a sensação de insegurança é maior, os consumidores tendem a reduzir sair de casa, principalmente no período da note. Neste caso, o delivery pode ser a solução novamente.

Coronavírus e food service: O que está por vir

As tendências no setor de food service que estavam sendo traçadas no fim de 2019  se alteraram rapidamente. O fato é que todo o setor deve se preparar para a nova realidade.

Muitos estabelecimentos que não estavam preparados para delivery e take-out estão se ajeitando e se estruturando para isto. Aos poucos, muitos deles estão desenvolvendo formas de atender esse mercado. 

A expectativa é que a reabertura dos estabelecimentos aconteça de forma gradual e com restrições. Então, ainda é válido investir na operação de delivery e take-out, que continuará sendo um forte componente.

É provável que a reabertura de bares e restaurantes seja um retorno à normalidade, porém, de forma anormal. Algumas alterações são esperadas como por exemplo, a apresentação de garçons, com luvas e máscaras, menu descartáveis e metade das mesas existentes disponíveis. 

O momento ainda é de incerteza, porém, as mudanças acontecem a cada dia, a cada hora. Operadores de food service terão que abusar de sua natureza inventiva para driblar os obstáculos e voltar a operar como antes e obter lucro.

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