Soluções criativas

Embalagem para alimentos: o poder de atração e reconhecimento de marca

embalagem para alimentos
Scuadra
Escrito por Scuadra

A embalagem para alimentos tem papel fundamental no desenvolvimento de produtos. Elas contribuem não apenas para protegê-los, mas também para conservá-los, garantindo mais segurança e qualidade aos consumidores.

Atualmente, há embalagens feitas com vários tipos de materiais, dos mais complexos aos mais simples. Graças ao avanço da tecnologia, muitas marcas podem preservar as suas mercadorias por mais tempo, otimizando custos e garantindo uma maior durabilidade aos alimentos.

Além disso, os invólucros também são essenciais para uma boa estratégia de marketing e comunicação, uma vez que informam e personificam a marca nos pontos de venda. Muitas companhias, porém, ainda não sabem como utilizá-las para conquistar o público e aumentar as vendas. Assim, acabam perdendo inúmeras oportunidades de negócio e de crescimento.

Por isso, preparamos este post completo, com tudo o que você precisa saber sobre embalagens. Esperamos que você consiga atrair mais consumidores e gerar um maior reconhecimento de marca. Confira!

Qual a importância da embalagem para alimentos?

Seja qual for o segmento da empresa, as embalagens possuem inúmeras funções. Mas, especificamente no mercado alimentício, elas desempenham papéis que garantem a qualidade dos produtos e contribuem para chamar a atenção do público.

Conheça, agora, a importância das embalagens para alimentos:

1. Protegem os produtos

Antes de qualquer coisa, a embalagem funciona como recipiente para o produto. Ela deve permitir seu transporte, sua distribuição e seu manuseio, evitando possíveis acidentes.

Além disso, é preciso garantir a proteção das mercadorias contra possíveis adulterações, sejam acidentais, sejam provocadas intencionalmente. Por isso, a maioria dos recipientes possui lacres, selos, tampas e outros recursos a fim de evitar tais problemas.

2. Conservam os alimentos

Outra importante função da embalagem é a de conservar o alimento. Assim, prolonga-se ao máximo sua vida útil e minimizam-se perdas ou desperdícios com o passar do tempo, por conta da deterioração.

Para isso, o acondicionamento deve ser capaz de controlar a umidade, a luz, a temperatura e a quantidade de oxigênio. É fundamental, também, que funcione como uma verdadeira barreira contra micro-organismos, presentes no ar, que possam afetar a qualidade do conteúdo.

3. Mantêm o sabor original

Manter o sabor original dos alimentos é essencial para garantir a qualidade dos produtos. Por isso, as substâncias e os materiais utilizados para produzir as embalagens precisam ser criteriosamente escolhidos. Caso contrário, podem alterar o sabor e, até mesmo, comprometer a saúde e a segurança dos consumidores.

4. Comunicam e educam o consumidor

Por fim, as embalagens servem para comunicar e educar o público, levando informações importantes acerca dos produtos (e também da marca). No caso dos alimentos, há uma série de regras que deve ser seguida na hora de colocar dados e mensagens nas embalagens, garantindo a integridade dos consumidores e destacando a relevância da empresa.

Quais as principais características desse tipo de produto?

Devido ao caráter perecível dos alimentos, as embalagens para esse tipo de produto possuem algumas características particulares. Por isso, você precisa ficar atento para não cometer erros e evitar o comprometimento da qualidade de sua empresa.

Então, confira agora os pontos mais importantes:

1. Devem ser compostas por materiais específicos

Normalmente, as embalagens para alimentos são de vidro, metal, plástico ou papel. Em casos menos comuns, pode-se, ainda, encontrar produtos dentro de embalagens de madeira, têxteis e cortiça.

Dessa forma, há latas, garrafas, potes, caixas, bandejas e outras estruturas a serem utilizadas para guardar e conservar as mercadorias. O mais importante é que seja feita uma pesquisa para escolher os melhores materiais, de acordo com cada tipo de produto.

No caso de alimentos líquidos ou pastosos, por exemplo, não é possível colocá-los em uma embalagem de papel, a não ser que ela seja revestida internamente por uma estrutura  especial, como é o caso da Scuadra In Box ® , como é caso da maioria das caixinhas de leite.

2. Precisam ser térmicas

Como cada produto precisa de uma temperatura diferente para se manter útil por mais tempo, as embalagens para alimentos precisam ser térmicas. Elas devem se adequar a diferentes ambientes dentro do ponto de venda.

Potes de sorvete, por exemplo, precisam ser resistentes para aguentar baixas temperaturas. E, ao mesmo tempo, devem conservar a iguaria durante o transporte ou manuseio.

3. Devem ser assépticas

Ao contrário dos produtos de limpeza, os alimentos entram em contato direto com o nosso corpo e influenciam bastante a nossa saúde. Por isso, suas embalagens devem ser assépticas, garantindo que nenhum germe, bactéria ou qualquer outro micro-organismo esteja presente na mercadoria.

As características mencionadas devem figurar em todos os tipos de embalagens para alimentos. Por isso, atente-se a elas e não deixe de estar dentro dos mais exigentes padrões de qualidade.

Como as embalagens podem beneficiar uma marca?

Agora que você já sabe sobre a importância e as principais características que as embalagens para alimentos devem ter, é hora de descobrir as vantagens e os benefícios que elas podem proporcionar para uma marca ou empresa.

De forma geral, a embalagem materializa a marca no ponto de venda. Ou seja: trata-se de um cartão de visitas, um verdadeiro convite para que os consumidores conheçam o seu produto.

Por isso, ela deve ser atraente e despertar o desejo do público. Mas, além disso, o invólucro precisa traduzir a essência da empresa, deixando tudo integrado ao negócio e ao conceito da companhia.

Ficou interessado no assunto? Então, veja agora como as embalagens podem beneficiar uma marca:

1. Diferenciam o produto dos concorrentes

Muitas vezes, ao andar no corredor de um supermercado, você consegue identificar e diferenciar um produto apenas pela sua cor. E é exatamente assim que muitas embalagens conseguem destacar uma marca dos seus concorrentes. Para isso, é preciso desenvolver um recipiente único, exclusivo, que seja pertinente à sua mercadoria e, também, bem distinto do de outras empresas.

No caso do segmento alimentício, algumas cores, como o amarelo e o vermelho, são muito utilizadas, pois despertam a fome e aguçam o apetite do público. Por isso, é preciso adequar a identidade visual de acordo com o seu target, mas sem se esquecer de se diferenciar dos concorrentes.

2. Fortalecem a imagem da marca

Uma embalagem não deve servir apenas para chamar a atenção do público ou para obter grande destaque na gôndola. Ela também precisa estar alinhada com a essência da marca.

Dessa maneira, é possível fortalecer a imagem da empresa na mente dos consumidores. Além dos comerciais e das propagandas, o público associará as embalagens à marca e, até mesmo, à comunicação da empresa. Seu fortalecimento é fundamental para o cenário competitivo e conturbado pelo qual muitas empresas estão passando.

3. Aproximam a empresa dos consumidores

Muitas companhias do setor alimentício marcam a vida dos consumidores por conta do sabor inesquecível de seus produtos, de alguma promoção divertida ou de um comercial irreverente. Entretanto, a embalagem também pode ser o fator que leva o público a escolher determinado item.

Isso acontece quando as pessoas têm uma empatia forte pela identidade visual, pela mensagem e até mesmo pelos materiais que são utilizados na embalagem. Assim, a empresa consegue se aproximar e construir uma relação mais próxima ao público, contribuindo para a fidelização e, consequentemente, para o aumento das vendas.

Como elas podem fidelizar e atrair os consumidores?

Extremamente importantes para proteger e conservar os alimentos, as embalagens vão muito além da função básica. Como você já deve ter notado, elas devem fazer parte de uma estratégia de marketing bem planejada.

Porém, muitas marcas ainda têm dificuldades para incluir essa etapa em suas estratégias. Isso ocorre tanto pela dificuldade em desenvolver novas e criativas embalagens quanto pela falta de recursos.

Independentemente disso, preparamos algumas dicas que você pode aplicar em suas embalagens para atrair os consumidores e ter maior visibilidade no ponto de venda. Acompanhe e introduza as estratégias a seguir em seu negócio:

1. Invista nas cores

As cores estão presentes em todos os aspectos de nossa vida. Elas podem despertar as mais diferentes emoções e sensações — desde um azul, que proporciona tranquilidade, até o vermelho, que chama atenção e desperta o desejo.

Em relação às embalagens, não é diferente: as cores podem fisgar os consumidores pelo coração. No caso do segmento alimentício, um ótimo exemplo é a rede de fast food McDonald’s.

Utilizando os clássicos amarelo e vermelho, a marca construiu  uma imagem forte. E as tonalidades estão presentes em praticamente todas as suas embalagens. Se os consumidores encontrassem uma caixa de hambúrguer vermelha e amarela no supermercado, afirmariam que, agora, a rede produz suas próprias carnes.

2. Inclua a mensagem da empresa

Como as embalagens traduzem a essência da empresa nos pontos de venda, nada mais coerente do que incluir uma mensagem direta da marca. Dependendo do tamanho do invólucro, é possível incluir o slogan e um texto falando sobre as qualidades dos ingredientes e a preocupação da companhia com a saúde e o bem-estar do público, ou algo ligado ao seu conceito.

Um exemplo criativo dessas mensagens é o da marca de bombons Serenata de Amor. A empresa sempre colocou recadinhos e poemas românticos em suas embalagens, deixando tudo alinhado à sua essência.

3. Desenvolva um design diferenciado

O design de embalagens também pode destacar o seu produto na prateleira ou na gôndola do supermercado. Seja para facilitar o manuseio, para deixar o produto com a cara da empresa ou simplesmente para reduzir a quantidade de material utilizado, o formato das embalagens tem ganhado cada vez mais atenção.

Nesse caso, muitas marcas de sucos e refrigerantes têm desenvolvido diferentes garrafas para chamar atenção e conquistar a preferência dos consumidores.

4. Produza materiais úteis

Com a rotina sempre corrida e em busca de praticidade, o público tem buscado produtos úteis e que facilitem a sua vida. Nesse contexto, o famoso 2 em 1 pode ter grande sucesso. Bons exemplos eram as marcas de extrato de tomate, que costumavam vender as suas mercadorias em copos de vidro.

Em algumas campanhas, era ressaltada justamente a utilidade do copo depois do uso do produto. Atualmente, com a tecnologia disponível, é possível desenvolver diversas embalagens criativas, que sejam sempre úteis e sigam o mesmo conceito do exemplo mencionado.

5. Use embalagens recicláveis

As pessoas estão cada vez mais conscientes da responsabilidade social e ambiental. Nesse contexto, a reciclagem tem se popularizado e se tornado comum nos lares brasileiros.

Por isso, já existe uma grande parcela da população que prefere comprar produtos com embalagens recicláveis. Então, procure adequar os materiais que você utiliza a essa nova realidade.

A maioria das marcas de leite, por exemplo, já utiliza caixinhas que podem ser 100% reaproveitadas. Assim, as empresas mostram que também se preocupam com a natureza e com o futuro dos clientes, construindo uma relação mais intimista e humana.

6. Faça embalagens promocionais

Não é difícil encontrar embalagens diferentes quando uma empresa faz uma promoção ou divulga algum concurso. Essa estratégia serve para chamar a atenção do público e proporcionar um maior engajamento.

Dessa maneira, é possível utilizar as embalagens  promocionais para fazer a comunicação ou, até mesmo, para ser parte da mecânica promocional, utilizando o código de barras para cadastramento, por exemplo. Trata-se de uma forma criativa e bastante efetiva de utilizar as embalagens para alimentos a favor da marca.

7. Foque em opções personalizadas

Com o perfil cada vez mais exigente do público, investir em segmentação e personalização tem sido uma excelente tática. E com as embalagens não deve ser diferente.

Para isso, os times de desenvolvimento de produto e marketing podem trabalhar em conjunto para pensar em embalagens personalizadas, seja no Dia das Mães, seja no Natal. Qualquer data e momento pode ser uma oportunidade de fazer algo diferente e criativo, que aproxime a marca dos consumidores.

Viu como as embalagens para alimentos são importantes? Além de proteger, conservar e garantir que os produtos sejam transportados e consumidos em segurança, elas podem fazer toda a diferença para as estratégias de marketing de uma empresa. Portanto, não deixe de pular essa primordial etapa.

E agora que você aprendeu como a embalagem para alimentos é essencial para o sucesso de um negócio, entre em contato com a Scuadra. Somos especializados em embalagens diferenciadas e personalizadas. Você não vai se arrepender! Saiba mais

Sobre o autor

Scuadra

Scuadra

Embalagens personalizadas para empresas que tenham inovação em seu DNA.

Deixar comentário.

Pin It on Pinterest

Share This