O departamento de marketing, que é um dos mais importantes da empresa, é o responsável por muitas ações que podem diferenciar a sua marca das concorrentes. E um dos principais conceitos trabalhados no marketing é o do Mix de Marketing – 4 Ps do marketing – que foi criado por Jerome McCarthy e difundido por Philip Kotler.
Qualquer um que já deu pelo menos uma lida no assunto, sabe o que são os 4 Ps do Marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. Apesar destes tópicos ainda serem pertinentes, uma mudança inevitável vem acontecendo e novos Ps estão sendo propostos.
Nesse post, vamos apresentar quais são os 4 Ps tradicionais e quais são os conceitos atualizados e como eles são trabalhados hoje em dia. Confira!
Os 4 Ps do marketing tradicional
Produto
Muitos falam que esse é o P mais importante, afinal é ele que condensa tudo que está ao redor do que é oferecido para o cliente, desde o design da embalagem até o serviço e a qualidade.
Preço
O preço, nada mais é que a quantia monetária cobrada pelo produto e o valor percebido nele. É importante que ele seja trabalhado bem, afinal a maioria dos clientes se preocupam muito com quanto irão gastar na compra em questão.
Para definir o preço, é importante estar atento ao ambiente externo e também ao que o produto oferece, se o valor percebido pelos clientes vai condizer com a oferta e se as expectativas das pessoas serão correspondidas.
Praça
O terceiro P do Mix de Marketing também é chamado de distribuição e diz respeito ao local onde o produto é vendido e como ele é apresentado aos clientes.
É importante trabalhar muito bem o seu ponto de venda, afinal ele é capaz de impactar e influenciar o cliente no momento da compra. É importante sempre manter em mente o que interessa o seu público alvo, para criar espaços e experiências atrativas para eles.
Promoção
O quarto P é o responsável por comunicar os atributos e benefícios do que está sendo vendido, e se manter presente na mente do consumidor.
Estratégias de promoção bem pensadas são muito importantes para impactar positivamente o cliente e criar uma boa percepção de marca para ele.
Os novos Ps
Problema
É importante entender bem qual o problema do cliente, para conseguir auxiliá-lo da melhor forma possível e ter um contato bem preciso com ele. Além disso, é importante lembrar que estamos lidando com pessoas, e a melhor forma de fazer isso é com empatia e buscando corresponder as expectativas criadas.
Presença
Com a revolução que estamos vivendo nas formas de comunicação, é importante para a marca estar presente em todos os lugares. Os clientes estão presentes em todos os meios, desde os “reais” até os digitais, então criar uma presença multicanal é uma estratégia de sucesso.
Percepção de Valor
A entrega pro cliente passou a significar muito mais do que só oferecer um produto ou serviço, agora é importante oferecer valor. O consumidor deve ver valor naquilo que está adquirindo, não só no aspecto financeiro mas também no de benefícios e sentimentos causados pelo produto comprado.
Propósito
As marcas de hoje devem ter um propósito bem estabelecido, porque assim o relacionamento criado entre elas e os clientes fica muito mais próximo e real, o que pode resultar em visibilidade e divulgação espontânea da empresa em questão.
Tanto os 4 Ps do Marketing antigos quanto os novos são extremamente importantes e conhecendo-os bem você poderá trazer mais sucesso e visibilidade para a sua empresa! Gostou do post? Que tal compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais?