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Focar na experiência do cliente aumenta as vendas em restaurantes

3 anos atrás
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por Scuadra
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Scuadra
Escrito por Scuadra

Como fazer o seu restaurante ser mais lucrativo? Por que seu restaurante não tem tanto movimento? Como aumentar as vendas em restaurantes sem oferecer descontos? Essas perguntas seguramente você já se perguntou, e neste post vamos revelar como aumentar as vendas focando nas emoções dos potenciais clientes.

O que eles querem e o que eles gostam? O que faria o público trocar o restaurante que costumam frequentar e tornar-se cliente assíduo do seu restaurante? Siga a leitura e aprenda a aumentar a satisfação do cliente e, consequentemente, suas vendas.

4 ingredientes para aumentar as vendas em restaurantes

Você pode aplicar inúmeras estratégias para aumentar as vendas em restaurantes, seja ele um restaurante mais fino ou um fast food. Porém, nada vai funcionar se o foco não estiver totalmente voltado para satisfazer o cliente em todos os seus sentidos.

Assim, temos 3 ingredientes indispensáveis para aumentar as vendas e tornar o seu restaurante mais rentável:

  1. Oferecer a melhor experiência para o cliente;
  2. Exceder às expectativas;
  3. Interpretar aquilo que o cliente quer;
  4. Convencer seus clientes.

Oferecer a melhor experiência para o cliente

Atualmente, os clientes não se satisfazem apenas com um bom prato de comida. Eles desejam uma experiência completa e isto vai muito além de uma refeição quentinha. Atmosfera, ambiente, cores, cheiros e sabores.

Os 05 sentidos do cliente devem ser aguçados para proporcionar a melhor experiência. Este ingrediente é garantia de tornar seu negócio mais rentável.

Da cor dos copos que são servidas as bebidas até o tipo de música que toca no salão, tudo contribuem para a percepção geral do cliente na experiência que ele vivencia enquanto saboreia sua refeição.

Exemplo disto, são experimentos realizados com bebidas geladas servidas em copos com diferentes cores. Como resultado, os participantes que beberam bebidas em copos de cores frias, como verde ou azul, tiveram a percepção de maior frescor se comparados com aqueles que beberam seus drinks em copos de cores quentes.

Outro fato interessante foi constatar que, o volume da música dentro do estabelecimento interfere nas vendas também. Os clientes que consomem bebidas, consomem muito mais em ambientes com músicas em volumes mais altos.

experiência do cliente

Exceder às expectativas

Para chamar e manter a atenção dos clientes,é preciso ir além das motivações que os levam a comer e beber. É preciso proporcionar sensações positivas, que fiquem em sua memória e promova a sua fidelidade.

Em se tratando de clientes delivery, não esqueça que a embalagem é fator determinante na construção da experiência do cliente. Uma embalagem planejada, com design que traduz a essência do restaurante é fundamental para a percepção de qualidade do produto.

O que muitos gestores de restaurantes e fast foods esquecem é que a experiência do cliente é o núcleo do restaurante. Ao criar uma experiência valiosa, o negócio se  difere da concorrência. Através da experiência que o seu restaurante oferece você pode atingir seu alvo.

 De um modo geral, donos de restaurantes focam apenas no segundo estágio da experiência do cliente. Focar apenas no sabor do prato é erro comum, falhando ao esquecer da pré e pós experiência do cliente. Na verdade, o restaurante tem dois momentos para vender. Primeiro, quando recebe o cliente sentado (pré experiência) e o segundo é quando convence o cliente de ter feito uma boa escolha.

É oportuno lembrar que a embalagem que acondiciona as sobras da refeição, se houverem, é claro,  estende o estágio de experiência do cliente e reforça ainda mais suas conclusões no pós experiência. Isto quer dizer, que o acondicionamento deve ser adequado e reproduza o mais fiel possível a experiência vivida no restaurante. Isto irá adicionar mais satisfação e convencimento da boa escolha.

Interpretar aquilo que o cliente quer

Nos dias atuais, restaurantes e fast foods vão além da comida, criando uma relação de comunicação mais próxima com as pessoas. Clientes são diferentes em muitos aspectos e estas diferenças resultam em variados comportamentos de compra.

Interpretar aquilo que o cliente quer ou suas expectativas é ferramenta que possibilita o seu negócio a oferecer algo irresistível.

Ainda é importante enxergar o cliente como aquele que quer ser alimentado com boa comida. Mas também é importante olhar para este mesmo cliente como alguém que você precisa conhecer melhor e aprender mais sobre sua vida e desejos.

Diferentes motivações levam as pessoas ao ato de consumir:

  1. Conforto;
  2. Sentir-se seguro;
  3. O aspecto social;
  4. Economia;
  5. Afirmar a personalidade;
  6. Necessidade de novidade

Conforto

Relacionar comida com conforto, na maioria dos casos estamos tratando daquelas “confort-foods“, alimentos que cada pessoa está acostumada a comer e que remete àquilo que lhe faz bem. Isto é bastante pessoal, porém, no que cabe ao restaurante, é importante se preocupar com o conforto do cliente como um todo.

Ambiente agradável, bom serviço, sem longas filas de espera e estacionamento conveniente são características que o seu estabelecimento deve oferecer aos clientes. Isso faz toda a diferença no seu negócio e com certeza, o diferenciará dos demais, fazendo o cliente escolher o seu restaurante em detrimento de algum concorrente seu.

A pandemia de coronavírus aumentou ainda mais a necessidade  do cliente se sentir confortável e em ambiente seguro. Hoje, mais do que nunca, deixe o layout do seu espaço aconchegante, porém, garantindo o distanciamento necessário para o conforto e segurança do cliente.

Sentir-se seguro

Aqui, o termo seguro não está exclusivamente ligado a piso seco, cadeiras resistentes ou bairro tranquilo. Os clientes atuais estão muito ligados a determinadas marcas e muitas vezes, consumir marcas desconhecidas não despertam a sensação de segurança.

Situação típica para ilustrar esta percepção é o caso da Catupiry®. Muitas pizzarias ao utilizarem o requeijão cremoso, preferem marcas mais baratas e que talvez tenham qualidade e sabor melhor que o tradicional Catupiry®. Porém, é bastante comum clientes questionarem se o “‘catupiry” (na verdade, o requeijão cremoso) utilizado é realmente Catupiry®.

Muitos restaurantes usam marcas de produtos enlatados, condimentos, etc. que, embora possam ser mais baratos e ainda de boa qualidade, podem ser o suficiente para afastar o cliente.

Então, faça o possível para gerar a sensação de segurança de seus clientes, sensação esta, muitas vezes traduzidas em marcas reconhecidas por sua qualidade inquestionável.

Aspecto Social

É importante gerente e funcionários estarem conectados aos clientes, sempre prestando atenção nas suas preferências e particularidades. Um serviço bem prestado engloba também uma boa interação com os clientes. Boa memória sobre aquilo que o cliente gosta ou não gosta. Imagine um cliente habitual que tem alergia a certo alimento e o gerente sabe desta condição! É certo que ele vai dar preferência ao estabelecimento que saiba da sua condição e adapta seu prato à sua necessidade.

O mesmo vale para clientes com crianças, que muitas vezes fazem pedidos bem específicos a fim da agradar o paladar da criança. Um gerente ou garçom atencioso faz toda a diferença, podendo motivar o retorno destes clientes em outras ocasiões.

Economia

O que os clientes esperam é adquirir algo de valor, que valha a pena ser gasto. Ou seja, o cliente estará muito mais tentado em consumir um prato que além de valer a pena, pareça ser especial, diferente.

Imagine um simples prato de macarrão com tomates. Ele pode ser divino, talvez feito com ingredientes 100% frescos e orgânicos de primeira qualidade. Se no menu apenas constar “macarronada com molho de tomate” isso provavelmente não vai despertar no cliente a sensação de consumir algo de valor.

Ao contrário, se este mesmo prato, estiver descrito no menu da seguinte forma:  “pasta artesanal de grano duro, com molho de tomates frescos orgânicos, com um toque do mais puro azeite italiano e aromatizado com manjericão fresco orgânico da nossa própria horta”, com certeza, faz toda a diferença. Esse descritivo cria uma “imagem” na cabeça do cliente, fazendo-o desejar este prato.

Lembre-se, porém, de ser fiel àquilo que você oferece. Todos os ingredientes descritos devem realmente serem usados na receita.

Afirmar a personalidade

As escolhas do cliente geralmente são baseadas naquilo que reflete sua própria personalidade. Como gerente, você deve observar qual o tipo de cliente o restaurante atrai. A partir daí, toda a operação do restaurante deve ser direcionada a ganhar mais clientes com personalidades similares.

Necessidade de novidade

Curiosidade é um elemento bastante forte. Ninguém resiste a um toque de novidade.  Evite deixar seu restaurante envelhecer e perder o interesse dos clientes.

Um prato novo, uma promoção sazonal, datas especiais, tudo vale para dar uma pitada de novidade.

Convença seus clientes

O seu restaurante tem que oferecer algo especial, diferente daquilo que ele possa encontrar em qualquer outro restaurante. Ofereça algo único, uma experiência única ou um benefício. Quem sabe noites temáticas ou talvez, chefs convidados com um menu especial e imperdível. Permitir o cliente customizar seu próprio prato também pode ser uma ótima ideia. Convença seu cliente atraindo-o com algo diferente e que seja relevante para ele.

Focar naquilo que agrada o perfil do seu cliente é essencial no processo de convencimento.

Conclusão

Aumentar as vendas em restaurantes não é sempre uma questão de marketing impressionante ou gentil. É importante explorar maneiras de melhorar a experiência gastronômica e criar um senso de comunidade para seus clientes. Ao se concentrar em conhecer os seus clientes, prestar serviço genuíno e de qualidade, oferecendo a melhor comida possível, você poderá realmente fazer o seu restaurante se sobressair e vender mais.

Gostou do conteúdo? O que você faz para melhorar a experiência do cliente em seu restaurante? Comente!

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