Planejamento

Por que é essencial ter um bom gerenciamento de estoque?

gerenciamento de estoque
Scuadra
Escrito por Scuadra

Administrar uma empresa nunca foi uma tarefa fácil. A busca por resultados positivos em intervalos de tempo cada vez menores exige muito esforço e empenho de um gerente hoje em dia.

Dessa forma, esse profissional precisa fazer um gerenciamento de estoque correto, sem deixar de lado qualquer parâmetro de sua estrutura.

Infelizmente, alguns não conseguem realizar tal tarefa com eficiência e acabam colocando suas gestões em maus lençóis. Se você, nosso leitor, quer entender mais sobre o assunto, continue sua leitura e aproveite!

A importância do gerenciamento de estoque

As relações entre empresas e consumidores podem surpreender um gerente muito experiente. Hoje em dia, um produto muito desejado pode perder seu prestígio no mercado em poucos dias ou semanas.

A fim de evitar essas situações, um profissional eficiente deve realizar um gerenciamento de estoque ideal para seu negócio.

Ao planejar o sucesso de sua gestão, é necessário conhecer a quantidade de mercadorias em armazenamento, com o objetivo de criar estratégias e metodologias que possibilitem o alcance desse objetivo.

O gerenciamento de estoque permite aumentar o capital de giro, a redução de custos e aprimora a produtividade de uma empresa. Como consequência disso, é possível atender as demandas de consumo do mercado, prestando um serviço de qualidade.

Agora que você já entendeu a relevância desse assunto, veja, abaixo, dicas para aprimorar seu gerenciamento de estoque:

1. Acompanhe a movimentação de mercadorias

A procura por certos produtos pode variar de acordo com o período do ano. Seja pela sazonalidade em sua produção ou a chegada de algum feriado nacional, o desejo de compra de seus consumidores devem ser atendidos da melhor maneira possível.

Por isso, acompanhe de perto a movimentação de suas mercadorias. Saiba exatamente quantos e quais tipos de produtos existem em seu estoque. Lembre-se de armazená-los corretamente, seja por origem, destino ou valor.

Faça um saneamento eficiente, ao propor alguma finalidade para os produtos que estão obsoletos e parados. Crie promoções ou preços especiais para liberar espaço em sua armazenagem e se surpreenda com os resultados obtidos.

2. Tenha um bom modelo de reposição

A reposição de um estoque é crucial para o seu correto funcionamento. Nesse momento, muitos profissionais não sabem qual escolha adotar e acabam tomando decisões equivocadas. 

Veja as maneiras para repor um estoque abaixo:

Reposição periódica

Nesse caso, determina-se um limite que o estoque possa atingir para indicar a necessidade de uma reposição de mercadorias. Em outras palavras, ela só é realizada quando os produtos armazenados ultrapassarem um determinado valor.

Essa metodologia é adotada para controlar a movimentação de mercadorias mais valiosas e especializadas,  já que ela mantém um nível de estoque baixo, acarretando em menores custos de manutenção.

Reposição contínua

Situações em que o estoque é reposto em períodos de tempo conhecidos e previamente planejados. É muito utilizada para mercadorias de baixo valor, pois, caso haja alguma falta de demanda, o prejuízo pelo acúmulo de mercadorias é minimizado.

Faça uma previsão de demanda correta e escolha o modelo que solucione seus problemas.

3. Negocie com fornecedores

Ter fornecedores de confiança é essencial para que o gerenciamento de estoque funcione adequadamente. Além disso, eles precisam ser flexíveis e estarem prontos para se adaptarem às necessidades de sua gestão.

Antes de tomar qualquer decisão, negocie com seus fornecedores as melhores condições financeiras e contratuais para ambos os lados. Considere a agilidade de entrega e a eficiência para solucionar problemas como os fatores mais importantes nesse caso.

4. Utilize um software de gestão

À medida que um empreendimento cresce e se desenvolve, maiores são as responsabilidades de seu gerente. Seja contratar novos funcionários ou controlar o gerenciamento de seu estoque, todas as atividades devem ser executadas com assertividade e competência.

Com esse objetivo, é necessário utilizar um software de gerenciamento de estoque. Ao utilizá-lo é possível controlar o acesso de seus colaboradores, acompanhar as movimentações remotamente e criar metas de produtividade.

E então, você entendeu a importância de um bom gerenciamento de estoque? Compartilhe este texto em suas redes sociais para que mais pessoas possam aprender sobre o assunto!

Saiba mais

Sobre o autor

Scuadra

Scuadra

Embalagens personalizadas para empresas que tenham inovação em seu DNA.

Deixar comentário.

Pin It on Pinterest

Share This