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Por que é essencial ter um bom gerenciamento de estoque?

2 anos atrás
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por Scuadra
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Scuadra
Escrito por Scuadra

Administrar um restaurante nunca foi uma tarefa fácil. A busca por resultados positivos em intervalos de tempo cada vez menores exige muito esforço e empenho de um gerente hoje em dia. Dessa forma, esse profissional precisa fazer um gerenciamento de estoque correto, sem deixar de lado qualquer parâmetro de sua estrutura.

Infelizmente, alguns não conseguem realizar tal tarefa com eficiência e acabam colocando suas gestões em maus lençóis. Se você, nosso leitor, quer entender mais sobre o assunto, continue esta leitura e aproveite!

Qual a importância do gerenciamento de estoque?

As relações entre restaurantes e consumidores podem surpreender até um gerente muito experiente. Isso porque o mercado consumidor é muito dinâmico. Por exemplo, hoje em dia, um produto muito desejado pode perder seu prestígio no mercado em poucos dias ou semanas.

A fim de evitar essas situações, os gestores precisam se capacitar e se informar para realizar um gerenciamento de estoque específico e adequado ao negócio e às demandas.

Para realizar esse tipo de planejamento, é necessário conhecer a quantidade de mercadorias em armazenamento e os prazos de validade de cada uma delas para que assim seja possível criar estratégias e metodologias que possibilitem:

  • evitar o desperdício de comida;
  • elaborar um menu que se encaixe na necessidade de escoamento de ingredientes;
  • adquirir embalagens corretas para armazenamento e entrega de alimentos, entre outras ações.

O gerenciamento de estoque, também, permite aumentar o capital de giro, otimizar a redução de custos e aprimorar a produtividade do restaurante. Como consequência, é possível prestar um serviço de qualidade, tanto no salão quanto no serviço de delivery.

Como aprimorar a gestão de estoque de um restaurante?

Agora que você já entendeu a relevância desse assunto, veja, abaixo, dicas para aprimorar seu gerenciamento de estoque!

Acompanhe a movimentação de mercadorias

A procura por certos produtos pode variar de acordo com o período do ano. Seja pela sazonalidade em sua produção ou a chegada de algum feriado nacional, os desejos dos consumidores mudam e precisam ser atendidos da melhor maneira possível. Portanto, acompanhe de perto a movimentação de suas mercadorias e:

  • saiba exatamente quantos e quais tipos de produtos existem em seu estoque;
  • lembre-se de armazená-los corretamente, seja por origem, destino ou valor;
  • faça um saneamento eficiente ao propor alguma finalidade para os produtos que estão obsoletos e parados;
  • crie promoções ou preços especiais para liberar espaço em sua armazenagem e se surpreenda com os resultados obtidos.

Tenha um bom modelo de reposição

A reposição de um estoque é crucial para o correto funcionamento de um restaurante. Nesse momento, muitos profissionais não sabem qual escolha adotar e acabam tomando decisões equivocadas. Pensando nisso, separamos dois exemplos para repor um estoque. Confira abaixo!

Reposição periódica

Nesse caso, determina-se um limite que o estoque possa atingir para indicar a necessidade de uma reposição de mercadorias. Em outras palavras, ela só é realizada quando os produtos armazenados ultrapassarem um determinado valor.

Essa metodologia é adotada para controlar a movimentação de mercadorias mais valiosas e especializadas, já que ela mantém um nível de estoque baixo, acarretando em menores custos de manutenção.

Reposição contínua

Situação em que o estoque é reposto em períodos de tempo conhecidos e previamente planejados. É muito utilizada para mercadorias de baixo valor, pois, caso haja alguma falta de demanda, o prejuízo pelo acúmulo de mercadorias é minimizado.

Faça uma previsão de demanda correta e escolha o modelo que solucione os problemas de estoque do seu restaurante!

Negocie com fornecedores

Ter fornecedores de confiança é essencial para que o gerenciamento de estoque funcione adequadamente. Além disso, eles precisam ser flexíveis e estarem prontos para se adaptarem às necessidades do seu restaurante.

Entretanto, cuidado! Antes de tomar qualquer decisão, negocie com seus fornecedores as melhores condições financeiras e contratuais para ambos os lados. Considere também a agilidade de entrega e a eficiência para solucionar problemas de entrega, por exemplo, como os fatores mais importantes nesse caso.

Fornecedores de embalagens também devem ter a flexibilidade nas entregas, permitindo entregas programadas. Desta forma, evita-se o acúmulo de embalagens ocupando espaço no estabelecimento ou, ao contrário, a falta de embalagens para atender à demanda.

Utilize um software de gestão

À medida que um restaurante cresce e se desenvolve, maiores são as responsabilidades de seu gerente. Desde contratar novos funcionários a controlar o gerenciamento de seu estoque, todas as atividades devem ser executadas com assertividade e competência.

Ciente disso, entenda que é mais que necessário utilizar um software de gerenciamento de estoque. Ao utilizá-lo, é possível controlar o acesso de seus colaboradores, acompanhar as movimentações remotamente e criar metas de produtividade.

​Livre-se de produtos acumulados

Verificou que há um acúmulo de determinado produto em seu estoque? Então, é o momento de escoar essa mercadoria — talvez por meio de uma ação promocional. Produtos parados em estoque significam aumento desnecessário no custo de manutenção e dinheiro (do investimento no produto) parado.

Além disso, no caso de bebidas e alimentos, existe o risco de que a validade dos produtos expire e o gestor tenha perda financeira. Lembre-se de pesquisar frequentemente quais as causas que têm levado os itens a se acumularem e resolva os problemas que forem identificados.

Mantenha um diálogo com a equipe

Converse com seus colaboradores sobre a melhor maneira de escoar os itens. Promoções e menus especiais sempre atraem clientes e são ótimas estratégias.

Conserve o local limpo

Organização e limpeza são essenciais em qualquer ambiente, principalmente naqueles em que se deseja alcançar uma boa performance e que lide com alimentos.

Portanto:

  • não deixe produtos no chão;
  • mantenha as embalagens sempre bem fechadas;
  • realize limpezas periódicas do seu estoque.

Essas atitudes maximizarão a produtividade e evitarão desperdícios e problemas com a Vigilância Sanitária, órgão que realiza esse tipo de fiscalização.

Como o gerenciamento de estoque pode evitar o desperdício de comida?

Segundo a ONU, 30% dos alimentos produzidos no planeta têm como destino o lixo. Como parte atuante desse desperdício constante, o setor de food service precisa encontrar maneiras de reduzir esse quadro. Pensando nisso, separamos algumas dicas, confira a seguir!

Criando fichas técnicas para cada prato

Com o estoque sob controle, torna-se possível monitorar os desperdícios na produção. Para tanto, o gestor pode criar fichas técnicas padronizando todos os pratos, o que ajuda a manter a qualidade da comida, como também a controlar o rendimento de cada ingrediente.

Comprando corretamente os perecíveis

Produtos que se deterioram rapidamente, como verduras, frutas, temperos e laticínios, devem ser adquiridos de acordo com o menu diário ou, no máximo, semanalmente. Essa é uma forma de evitar perda de estoque e, por conseguinte, o desperdício de dinheiro. É fundamental conhecer o giro de cada item, calcular o estoque e entender as suas sazonalidades.

Atentando para o uso das embalagens

Já parou para pensar no desperdício de alimentos quando um pedido é mal embalado, extravia-se na entrega ou gera devoluções? Portanto, a escolha das embalagens adequadas para cada produto é fundamental para evitar perda de alimentos e de dinheiro.

Trabalhe com fornecedor que tenha um sistema de entregas programadas, garantindo que o seu estoque de embalagens esteja sempre pronto a atender a demanda do delivery, tanto de dias de menor movimento, quanto finais de semanas e datas sazonais.

Esperamos que, a partir deste artigo, você, gestor, atente-se continuamente para seu estoque e esteja sempre à frente das demandas, evitando desperdícios, criando rotatividade e aumentando os lucros do seu negócio.

E aí, entendeu por que é essencial ter um bom gerenciamento de estoque? Aproveite que está nos visitando e assine a nossa newsletter. Assim você receberá nossas atualizações!

Quer saber mais? Acesse nosso site.

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O rei das embalagens chiques

Conheça Luiz Silveira, CEO da Scuadra Embalagens Diferenciadas, que começou a empreender em um lixão e se tornou o principal fornecedor de embalagens de delivery para os restaurantes de alta gastronomia de São Paulo.





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