Planejamento

ROI em design de embalagem: saiba como calculá-lo

ROI embalagem
Scuadra
Escrito por Scuadra

Investir em design é uma importante estratégia de marketing. A forma como a empresa apresenta, através da imagem, os seus produtos, sua proposta institucional e sua presença nas redes sociais é crucial para capitalizar e fidelizar clientes. Entretanto, calcular o retorno sobre o investimento (ROI, Return On Investment) dessas ações pode ser algo complexo, especialmente quando se trata do ROI em embalagem.

É difícil medir o impacto que o design tem sobre o consumidor, já que a maior parte das decisões de compra não é influenciada a partir de um único fator isolado. Quando se trata do design de embalagem, então, essa mensuração parece ainda mais complicada: como, afinal, determinar o efeito exato que a ação trouxe ao consumidor sem chegar a uma resposta subjetiva e inconclusiva?

Por conta dessa dificuldade é que muitas empresas optam por não medir o ROI do design de embalagens, fazendo-as dar continuidade a um sistema que possivelmente não está de acordo com as preferências do cliente. Além disso, não mensurar esse retorno pode levar a organização a investir em soluções custosas, enquanto as modificações certas representam um potencial de aumento considerável no faturamento.

Neste post, vamos explicar como realizar esse cálculo e como a empresa pode chegar a resultados mais promissores. Confira!

O que é ROI

Antes de aprofundar o texto, é importante esclarecer o significado de ROI, que nada mais é do que a sigla para Return On Investment — retorno sobre o investimento. Ou seja, para se obter um bom resultado, o retorno financeiro deve ser proporcionalmente superior ao valor investido na ação.

O cálculo pode ser feito de diversas maneiras e tudo depende da estratégia aplicada. Algumas ferramentas e softwares podem auxiliar no processo, mas é preciso entender a lógica da análise.

A seguir, vamos explicar como mensurar o ROI sobre o design de embalagens.

Como calcular o ROI em embalagem

De uma maneira geral, a fórmula para calcular o ROI consiste em subtrair o lucro pelo investimento. Parece simples, certo? Entretanto, outras variáveis devem ser consideradas na análise.

Para garantir um resultado assertivo, é importante que a empresa calcule a média do faturamento dos meses anteriores — atentando-se, inclusive, para questões como a sazonalidade, lançamento de novos produtos, entre outras questões.

Isso ajudará a organização a enxergar se suas vendas são afetadas por datas comemorativas, estações do ano, promoções, entre outros fatores. Tais considerações devem ser incluídas no estudo, de modo que o ROI seja calculado sem imprecisões.

Após a distribuição do produto na nova embalagem, a empresa pode mensurar os efeitos do investimento nas suas vendas coletando o feedback dos consumidores e comparando o faturamento da empresa com o dos meses anteriores — sem esquecer, no entanto, das variáveis listadas.

Como otimizar o ROI em embalagem

Algumas ações podem garantir melhores resultados com o ROI em embalagens. Uma pesquisa de mercado que aponte as maiores tendências dentro da indústria, por exemplo, pode ser uma forma interessante de iniciar o processo de packaging — termo que, em inglês, significa “processo de embalagem”.

Outra forma de assegurar um retorno mais promissor sobre a ação é contratar uma empresa especializada no manuseio de embalagens. Assim, é possível identificar quais são as melhores opções considerando fatores como o produto, conservação e logística.

Outra forma de alcançar um ROI positivo é realizar uma pesquisa com o próprio consumidor para entender suas preferências e, então, desenvolver um projeto de design adequado para o público-alvo.

Como realizar uma pesquisa qualitativa em design de embalagem

Um estudo qualitativo pode ajudar a empresa a entender os fatores-chave das decisões do cliente. É muito importante que a organização adote essa medida, de modo a garantir maior eficácia com a ação.

Existem diversas formas de conduzir uma pesquisa qualitativa, entre elas:

Entrevistas de profundidade (in-depth)

Realizadas pessoalmente, os constituintes do estudo podem interagir e manipular a embalagem pretendida. O moderador — profissional que conduz a pesquisa — poderá avaliar as reações dos participantes, de modo a coletar insights pertinentes para execução do projeto.

Focus Group

Outra forma de obter percepções relevantes para o design de embalagem é utilizar a metodologia de focus group — ou “grupos de foco”, em português. Os participantes são divididos em pequenos grupos de 8 a 12 pessoas, nos quais o moderador realiza um debate em torno do assunto de interesse da pesquisa.

Técnicas projetivas

Consiste em questionar, de forma indireta, as reais motivações do consumidor para adquirir um produto. Por exemplo, alguns participantes podem se sentir atraídos a realizar uma compra para obter mais status, mas não se sentiriam à vontade para revelar esse motivo para o moderador. Assim, o profissional que conduzirá a entrevista deve estar apto a realizar as perguntas corretas.

Outras técnicas também podem ser executadas nas pesquisas qualitativas. Cabe à empresa e aos profissionais de marketing definirem a melhor condução de acordo com os objetivos da estratégia.

Por que investir em design de embalagem

A embalagem é uma das principais responsáveis pelas compras de impulso em pontos de venda físicos. Portanto, o design deve ser visualmente apelativo, com cores e tipografias que se destaquem aos olhos do consumidor.

Apostar na estratégia também pode trazer uma série de outros benefícios para a empresa. Além de causar uma boa primeira impressão, o design do pacote também melhora a experiência do consumidor, já que provoca sensações positivas com a marca, como a curiosidade e a expectativa.

Outra vantagem que a estratégia oferece é que, quando o design de embalagem é bem-aceito pelos consumidores, ele é capaz de fidelizar os clientes e estimular o compartilhamento do produto nas redes sociais.

Por isso, é importante que a empresa ouça os seus consumidores e aposte em atributos inovadores nas suas embalagens, com o objetivo de agradar o público-alvo.

Feitos todos os estudos e considerações necessárias, é importante que a empresa calcule o ROI em embalagens para assegurar a efetividade da estratégia e prosseguir com seus esforços. Para isso, a empresa pode contar com o apoio de especialistas do setor, além de ferramentas e recursos adicionais.

E aí, ficou com alguma dúvida ou gostaria de acrescentar algo sobre como calcular o ROI em embalagem? Então deixe seu comentário aqui!

Saiba mais

Sobre o autor

Scuadra

Scuadra

Embalagens personalizadas para empresas que tenham inovação em seu DNA.

Deixar comentário.

Pin It on Pinterest

Share This