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E-book: Rotulagem para cosméticos – os requisitos técnicos e legais que você precisa saber

2 anos atrás
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por Scuadra
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rotulagem para cosméticos

Criar rótulos que chamem a atenção do seu público alvo e que se destaquem frente à concorrência não é tarefa fácil. Além da aparência física, é importante prestar atenção aos requisitos legais impostos pela legislação vigente. A rotulagem para cosméticos, como qualquer outro produto, deve ser planejada com atenção, levando em conta a sua “buyer persona”.

Não existe fórmula mágica para você desenvolver rótulos perfeitos, mas, alguns cuidados são essenciais para garantir uma rotulagem harmoniosa com sua embalagem. Para facilitar este processo, trazemos neste post dicas valiosas para você criar o rótulo certo para o seu produto.  E o melhor, aliando beleza e funcionalidade ao mesmo tempo que atende às normas em vigor.

Então, mãos à obra.  Faça um “check list” de todas nossas dicas e tenha sucesso com o seu projeto!

O poder do rótulo nos produtos cosméticos

Para entender como é importante a rotulagem para cosméticos, pense por uns instantes sobre a enorme variedade em embalagens e rótulos disponíveis nas prateleiras, para produtos cosméticos, higiene pessoal e perfumes. Poucos minutos e uma infinidade deles surgirão na sua cabeça.  Podemos citar alguns:

  • Clássico
  • De tratamento
  • Colorido
  • Diferente
  • Brilhante
  • Elegante
  • Esportivo
  • “Vintage“

Como consumidores, somos atraídos pela embalagem e rótulos que são diferentes e com um design inovador.

A forma como o produto cosmético é embalado e rotulado tem uma influência enorme na decisão de compra, pois definitivamente, é o apelo visual que atrai a atenção do consumidor.

Então, criar o rótulo certo, atraente e que reflita os valores da sua marca é essencial. Tanto a marca, a aparência e a sensação do seu produto cresce e se conecta com as expectativas do seu público alvo.

Rotulagem para cosméticos – dicas

Para criar o rótulo ideal para seu produto, é provável que você dispenda bastante tempo e pesquisa. Para te ajudar nesta tarefa, estas dicas irão te facilitar a organizar as ideias iniciais com aquilo que a lei exige. Ideias criativas aliadas a conhecimentos técnicos e legais são essenciais para negócios bem sucedidos.

Conheça seu mercado

Você está vendendo localmente, ou para o comércio nacional? O seu produto é direcionado para o ramo de salões de beleza e spas?

Estas perguntas definitivamente determinarão o tipo de rótulo e embalagem para o seu produto cosmético. É certo, também, que você não pode se esquecer, de antemão, o quanto você pretende gastar com a embalagem e rótulos do seu produto.

 Não esqueça de fazer pesquisas, observe a rotulagem da concorrência, o que te agrada e o que você não gosta. Anote estas impressões e leve-as em conta no design do seu rótulo. Este tipo de comparação ajuda seu produto a se destacar nas prateleiras.

Quando você estiver satisfeito com sua escolha, crie algumas variações do design destes rótulos e pergunte aos familiares, amigos e equipe o que eles acham. Aceite críticas, e não deixe de fazer alterações se entender necessário.

 Marca

Antes de você pensar no design do seu rótulo é muito importante pensar sobre sua marca. O tema do design deve se encaixar com o seu logo e com o conceito global da sua marca. Tente ser criativo com a sua marca e adicione um pouco de personalidade, até porquê, cosmético é o tipo de produto que o público alvo deve se sentir conectado.

Logo

Pense no seu logo como a identidade da sua marca, afinal é ele que fortalece a percepção da marca pelo consumidor. O logo é o primeiro ponto de contato entre o consumidor e a marca. É indispensável que o produto e logo da empresa reflitam a imagem correta da marca e também, transmitam sentimentos e reações positivas nos consumidores.

Certifique-se que o logo esteja posicionado corretamente no rótulo, maximizando a atenção do consumidor à marca. Um logo mal posicionado, pode causar efeito contrário, ou seja, rejeição do consumidor ao produto. Preste atenção na harmonia da embalagem como um todo. Estes detalhes irão reforçar o valor da sua marca e otimizar as vendas do produto.

Nome do produto

Selecionar o nome certo para o produto é muito importante.  Algo atraente, sensual, porém nunca malicioso ou vulgar. Algo que atraia a faixa etária do público alvo, que o seduza ou o instigue o suficiente a comprar o produto e preferir o seu produto ao invés da concorrência.

Escolha um nome curto, memorável, atraente como o nome dos melhores produtos das marcas “top” do mercado. Lembre-se que o consumidor tem um período muito curto de atenção quando se trata de nomes. Eles provavelmente irão se lembrar de uma palavra, mas não espere que eles se lembrem de uma frase.

Finalmente, teste o nome escolhido para um pequeno grupo de potenciais consumidores. Pergunte a eles o que eles pensam sobre o nome. Eles acham o nome interessante? O nome é confuso?  Eles dariam uma chance ao produto, com base nesse nome? Um avaliador imparcial e honesto pode descobrir algumas questões que você negligenciou.

 Esquema de cores

A tendência é não complicar. Mantenha o rótulo e embalagem simples, usando duas ou três cores. Isto mantém seus custos baixos. Porém, se o seu produto se refere a uma linha de maquiagem com uma pegada mais moderna, as cores vibrantes ajudam a diferenciar o produto no ponto de venda.

Sofisticação, transparências, cores, brilhos, formas, detalhes, sons, toques, enfim, use todos os recursos possíveis para encantar e convencer o consumidor a comprar.

Fonte

Se o seu público alvo é o público jovem, pense em caracteres divertidos e criativos, que “falam” com eles de forma mais pessoal. Se o seu produto for para os homens, pense em algo mais masculino e que transmita força. Talvez seu produto seja direcionado para um público mais maduro e sofisticado. Neste caso, você deve transmitir uma imagem mais luxuosa, criando um tipo de fonte que tenha um apelo mais clássico.

Lembre-se que, como as pessoas, as fontes possuem personalidades próprias. Elas podem dar o senso de teimoso, amigável, extrovertido, duro, macio, convidativo, agressivo, legal, delicado, feminino e decorativo. Fazer o bom uso de fontes dispende um longo caminho, e isso é especialmente verdadeiro no campo de design de embalagens.

Um bom uso da tipografia vai transmitir a mensagem da marca na forma como ela se destina a ser recebida. Quando se trata de embalagem eficaz, escolher o tipo de letra certa nunca foi tão importante. Escolher a fonte errada vai fazer seu produto parecer amador. Escolha corretamente e você conseguirá conectar sua marca, seu produto e o seu consumidor. Você vai conseguir ser claro exatamente naquilo que sua marca e seu produto querem transmitir.

Legislação

Você precisa estar atento, pois existe vários regulamentos e normas que tratam sobre a rotulagem correta de produtos. Estas normas trazem vários requisitos que devem constar no rótulo, e especificamente para a área de cosméticos, a ANVISA é a agência reguladora.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ou simplesmente ANVISA tem como principal papel promover e proteger a saúde da população brasileira, atuando em diversos seguimentos. Acesse aqui e tenha mais informações sobre os campos de atuação da ANVISA.

De acordo com a ANVISA, a rotulagem tem como objetivo estabelecer as informações obrigatórias que devem constar nos rótulos dos produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. Estas informações versam sobre sua utilização, assim como toda a indicação necessária referente ao produto.

O que a ANVISA prevê

Segundo a ANVISA, estas são as informações que a rotulagem para cosméticos, produtos de higiene pessoal, e perfumes devem conter:

Na embalagem primária

Embalagem primária é aquela que se encontra em contato direto com os produtos.

  1. Nome do produto e grupo/tipo a que pertence no caso de não estar implícito no nome.
  2. Marca.
  3. Lote ou Partida
  4. Modo de Uso (se for o caso) na embalagem primária ou secundária
  5. Advertências e Restrições de uso
  6. Rotulagem Específica

Na embalagem secundária

É a embalagem destinada a conter a embalagem primária ou as embalagens primárias.

  1. Nome do produto e grupo/tipo a que pertence no caso de não estar implícito no nome.
  2. Marca.
  3. Número de registro do produto.
  4. Prazo de Validade
  5. Conteúdo
  6. País de origem
  7. Fabricante/Importador/Titular
  8. Domicílio do Fabricante/Importador/Titular
  9. Modo de Uso (se for o caso)
  10. Advertências e Restrições de uso
  11. Rotulagem Específica
  12. Ingredientes/Composição

Quando não existir embalagem secundária toda a informação requerida deve figurar na Embalagem Primária.

O Modo de Uso poderá figurar em folheto anexo. Neste caso deverá indicar-se na embalagem primária: – “Ver folheto anexo”.

Quando a embalagem for pequena e não permitir a inclusão de advertências e restrições de uso, as mesmas poderão figurar em folheto anexo. Deverá estar indicado na embalagem primária: – “Ver folheto anexo”

Outras exigências

Para alguns produtos específicos, a ANVISA obriga que algumas advertências constem do rótulo. Veja exatamente o que deve constar.

 Aerossóis

  • Inflamável. Não pulverizar perto do fogo;
  • Não perfurar, nem incinerar;
  • Não expor ao sol nem a temperaturas superiores a 50º C;
  • Proteger os olhos durante a aplicação;
  • Manter fora do alcance de crianças.

Neutralizantes, produtos para ondular e alisar os cabelos

  • Não aplicar se o couro cabeludo estiver irritado ou lesionado;
  • Manter fora do alcance das crianças.

Agentes clareadores de cabelos e tinturas capilares

  • Pode causar reação alérgica. Fazer a Prova de Toque (descrever);
  • Não usar nos cílios e sobrancelhas;
  • Não aplicar se o couro cabeludo estiver irritado ou lesionado;
  • Em caso de contato com os olhos, lavar com água em abundância;
  • Manter fora do alcance das crianças.

Tinturas capilares com acetato de chumbo

  • Não aplicar se o couro cabeludo estiver irritado ou lesionado;
  •  O uso inadequado pode provocar intoxicação por absorção de chumbo;
  • Aplicar somente no couro cabeludo (cabelos);
  • Depois do uso, lavar as mãos com água em abundância para evitar a ingestão acidental;
  • Manter fora do alcance das crianças.

Depilatórios e epilatórios

  • Não aplicar em áreas irritadas ou lesionadas;
  • Não deixar aplicado por tempo superior ao indicado nas instruções de uso;
  • Não usar com a finalidade de se barbear;
  • Em caso de contato com os olhos, lavar com água em abundância;
  • Manter fora do alcance das crianças.

Dentifrícios e enxaguatórios bucais com flúor

  • Indicar o nome do composto de flúor utilizado e sua concentração em ppm (parte por milhão);
  • Indicar o modo de uso, quando necessário;
  • Não usar em crianças menores de 06 anos. (Somente para enxaguatórios bucais).

Produtos anti-perspirantes/anti-transpirantes

  • Usar somente nas áreas indicadas;
  • Não usar se a pele estiver irritada ou lesionada;
  • Caso ocorra irritação e/ou prurido no local da aplicação, suspender o uso imediatamente.

Tônicos capilares

  • Em caso de eventual irritação do couro cabeludo, suspender o uso

  Normas da ANVISA

De forma sucinta e que fique clara para os profissionais da área de marketing, segue um compilado com a legislação vigente. Lembrando que estes requisitos valem não só para rotulagem para cosméticos, como também para produtos de higiene pessoal e perfumes.

As normas da ANVISA que tratam sobre rotulagem de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes são:

RDC nº 07/2015 – que dispõe sobre os requisitos técnicos para a regularização de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes

RDC nº 13/2003 – determina a obrigatoriedade de inclusão dos dizeres de rotulagem de produtos de higiene oral indicados para hipersensibilidade dentária

RDC nº 15/2015 – dispõe sobre os requisitos técnicos para a concessão de registro de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes infantis e dá outras providências – artigo 13

RDC nº 19/2013 – dispõe sobre os requisitos técnicos para a concessão de registro de produtos cosméticos repelentes de insetos e dá outras providências

RDC nº 30/2012 – aprova o Regulamento Técnico Mercosul sobre Protetores Solares em Cosméticos e dá outras providências.

RDC nº 38/2001 – Estabelece critérios e procedimentos necessários para o registro de novas categorias de produtos cosméticos, destinados ao uso infantil.

Faça com quem entende

O post de hoje trouxe várias dicas e cobriu vários tópicos relacionados a rotulagem de produtos cosméticos, higiene pessoal e perfumes. Provavelmente com um pouco de criatividade você será capaz de criar rótulos lindos. Mas se você precisa de ajuda profissional, atente-se as exigências legais da empresa que você irá contratar para produzir os seus rótulos.

Se você quiser aprender um pouco mais, acesse nosso e-book “Guia completo – Tudo o que você precisa saber antes de contratar empresa para embalagens e manuseios – Legislação Sanitária aplicada para cosméticos, saneantes e correlatos para a área de saúde”, ou se preferir, entre em contato com a Scuadra. Nos especializamos em embalagens diferenciadas para empresas que tenham inovação em seu DNA, oferecendo uma solução 360º para a sua embalagem.

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