Soluções criativas

Saiba como estimular a sua criatividade

estimular a criatividade
Scuadra
Escrito por Scuadra

Quem trabalha com a criatividade sabe muito bem que volta e meia parece que as ideais não fluem e as soluções não aparecem — o chamado bloqueio criativo.  

Mas tenha calma: é possível sair dessa. Quer saber mais? Preparamos este post para você entender de que forma funciona a criatividade, as causas do bloqueio criativo e como estimular a criatividade com todo seu potencial.

Como funciona a criatividade?

Ser criativo consiste em solucionar problemas e questões de forma inovadora — é “pensar fora da caixa”, propondo alternativas que não estavam sendo vistas. Esse é um ponto muito importante, pois a partir das soluções criativas é que é possível criar diferencias para uma marca e aproveitar melhor todas as oportunidades do mercado.

O processo criativo consiste basicamente de cinco etapas:

1. Identificação do problema;

2.  Preparação ou reflexão sobre o problema;

3. Incubação, quando o inconsciente tenta achar uma solução;

4.  Iluminação, quando se tem as ideias geniais;

5. Elaboração e verificação é quando começamos a dar forma à ideia, aprimorando os detalhes para que de fato ela se torne uma solução.

Causas do bloqueio criativo

O bloqueio criativo pode ocorrer por diversos motivos, entre eles stress, preocupação, cansaço, desconfortos fisiológicos como sono, fome, má alimentação e descontentamentos.

É preciso avaliar se você realmente está trabalhando onde quer, pois a partir do momento que você trabalha com o que você gosta fica muito mais fácil despertar seu lado criativo.

Como estimular a criatividade?

Pratique uma atividade física

Está sofrendo com o bloqueio criativo? Que tal calçar seu tênis e sair andando por ai? Os benefícios do exercício físico regular para a saúde e para o corpo são inegáveis, mas ele também ajuda a estimular o cérebro.  A prática de atividade física altera o humor e melhora a memória, assim ajudando e estimulando a criatividade.

Ouça música

 A música tem efeito relaxante ou estimulante, podendo despertar emoções diferentes — e o seu lado criativo é diretamente influenciado pelas emoções. É só observar como determinados ambientes utilizam a música: na academia são sempre músicas agitadas para estimular os alunos, por exemplo.

Uma dica que pode ser válida é ouvir música em idiomas desconhecidos para estimular o cérebro, pois ele fica mais alerta diante das novidades.

Converse com outras pessoas

Conversar com pessoas mais experientes ou com problemas parecidos pode trazer ideias geniais. Quando tiramos o foco do bloqueio criativo, o cérebro começa a trabalhar em soluções diferentes, fazendo com que essa troca de ideias e conselhos seja extremamente libertadora para a criatividade.

Se você trabalha em equipe pratique a comunicação para trocar experiências e opiniões a respeito de algum projeto ou processo. Sabe aquela máxima que diz que duas cabeças pensam melhor do que uma? Então, da diversidade de pensamento podem surgir excelentes soluções!

Amplie seus conhecimentos e referências

Ler ficção, não ficção, materiais relacionados à sua área de trabalho (ou não!), não importa: a dica é ler muito. Além disso, procure ampliar toda sua experiência cultural e pessoal.

A criatividade surge da necessidade de solucionar problemas e, quanto mais referências e experiências tiver, maior o repertório para seu cérebro usar ao tentar achar as soluções.

Saia da sua zona de conforto

Se você faz sempre as mesmas coisas encontrará sempre as mesmas soluções e resultados. Experimente novos processos e novas formas de fazer as coisas. Esta simples atitude fará com que sua cabeça saia do piloto automático e comece a funcionar de uma forma diferente.

É importante lembrar que para ser criativo e inovador não se pode ter medo de errar porque os erros fazem parte do processo de crescimento e aprendizado.

Relaxe e cuide de você

Se você está sempre estressado e correndo, sem ter tempo para descansar ou pensar de forma tranquila, você pode acabar se sentindo mentalmente cansado o tempo todo.

Para ser mais criativo cuide de você mesmo, estabeleça rotinas saudáveis de sono, alimentação, trabalho e lazer. É preciso ter equilíbrio para não deixar a rotina destruir a sua criatividade.

Entendeu como estimular a criatividade e turbinar seu trabalho com soluções inovadoras? 

Saiba mais

Sobre o autor

Scuadra

Scuadra

Embalagens personalizadas para empresas que tenham inovação em seu DNA.

Deixar comentário.

Pin It on Pinterest

Share This