Branding

Entenda o conceito de Branding e por que é importante

branding
Scuadra
Escrito por Scuadra

Mais do que um nome e símbolo atraentes, uma marca engloba todas as características da relação entre empresa e consumidor, desde as concretas até as mais subjetivas.

No entanto, mesmo que as percepções desses aspectos aconteçam na cabeça e no coração do cliente, a empresa conta com maneiras de geri-las com o objetivo de construir sua marca em uma direção estratégica e positiva. É aí que entra o Branding!

Siga a leitura deste post para entender o que é essa estratégia, além dos benefícios usufruídos pelos gestores que nela apostam.

O que é Branding?

Trazendo para o bom português, Branding é a gestão da marca. Ou seja, são ações planejadas e executadas com a intenção de guiar a percepção que o público-alvo tem de determinada marca para o cenário que é mais valioso para ela.

Esses esforços visam tanto construir e posicionar marcas mais recentes no mercado, como também fortalecer aquelas já consolidadas junto ao público.

Por que é importante investir nesta estratégia?

Valor percebido

Todos sabemos que alguns produtos muito similares podem apresentar preços bem diferentes, certo? Isso está intimamente ligado à psicologia do consumidor. Junto com um produto ou serviço, muitas vezes o cliente compra um status, uma crença, uma experiência ou a confiança na qualidade e atendimento.

Tudo isso está invisível na prateleira da loja, mas foi criado através do Branding. Poder escalar o preço dos produtos é uma das grandes vantagens do investimento nestas ações.

Reconhecimento

Existem marcas que dispensam apresentações. Isso é fruto de um trabalho bem executado de Branding.

A empresa que pensa em uma experiência positiva e integrada para seus clientes, do atendimento aos canais de venda, da comunicação à identidade visual, acaba por se tornar autoridade junto à sua audiência.

Muitas vezes, a marca que aposta em Branding vira sinônimo de todo o seu segmento de atuação na mente das pessoas. Quer presença melhor que essa?

Redução de investimentos em mídia

Se o trabalho de gestão de marca cumprir seu papel, é muito provável que a empresa possa reduzir seu orçamento em publicidade.

Isso porque, enquanto outras marcas necessitam desta ferramenta para se apresentarem ao mercado e reforçarem sua imagem, a marca bem construída já fez isso através de todos os outros pontos de contato com o consumidor.

Como o design de embalagem se conecta com o Branding?

Se o Branding é criado através dos mais diferentes pontos de contato na relação de consumo, a embalagem do produto é uma excelente oportunidade de colocar tijolinhos nesta construção.

Uma embalagem diferenciada tem o poder de atrair os olhos do cliente para o seu produto, além de dizer muito sobre a qualidade que se pode esperar daquela experiência de compra. Por isso, o design de embalagem é peça fundamental no quebra-cabeça da construção de marca.

Com todas as vantagens que o Branding apresenta às marcas, fica fácil entender como ele pode beneficiar as mais diversas corporações, desde as em estágios mais iniciais, até os grandes players do mercado.

Se você gostou deste post, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos para impulsionar o seu negócio!

Para saber mais sobre a Scuadra Clique aqui

Sobre o autor

Scuadra

Scuadra

Embalagens personalizadas para empresas que tenham inovação em seu DNA.

Deixar comentário.

Pin It on Pinterest

Share This