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Saiba como fazer uma estratégia de negócios de acordo com o perfil da empresa

4 anos atrás
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por Scuadra
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estrategia de negocio
Scuadra
Escrito por Scuadra

Ter uma estratégia de negócios é um dos pilares mais importantes para quem deseja se manter ativo no mercado, mesmo em meio a crises e períodos de instabilidade. Atrair clientes e manter a lucratividade é uma tarefa difícil, mas que pode ser desenvolvida a partir do estabelecimento de novas ações, responsáveis por nortear toda a conduta da empresa.

Investir em promoções diferenciadas, criar o plano do negócio e ficar atento ao planejamento estratégico são algumas opções para aumentar o faturamento da empresa. Mas como fazer isso na prática?

Neste artigo você poderá acompanhar o passo a passo de como fazer uma estratégia de negócio específica para a sua empresa, garantindo seu fluxo de negociações e fechamentos mensais. Por isso, continue lendo!

O que é estratégia de negócio?

Estratégia nada mais é do que definir, dentro da organização, quais são os principais objetivos e metas a serem alcançados em determinado espaço de tempo. Além disso, também é o meio de definir quais ações e recursos estarão disponíveis para tal cumprimento.

Já por estratégia de negócios entende-se uma adaptação das estratégias militares, aplicadas pelos governos a fim de vencer a guerra e extremamente detalhistas a fim de não dar chances para o inimigo.

Em um mercado altamente acirrado e competitivo essa adaptação caiu muito bem, não é mesmo?

Qual a melhor estratégia de negócios para minha empresa?

As estratégias de negócios podem ser implantadas de diferentes modos e isto porque devem levar em conta o perfil único da empresa.

Uma solução estratégica que deu muito certo em uma organização nem sempre obterá bons resultados em outra, por isso a necessidade de trabalhar no estabelecimento de ações específicas para cada tipo de negócio.

Se você quer saber qual a melhor maneira de movimentar sua empresa, desenvolvendo estratégias de negócio para ela, veja os 3 passos elencados logo abaixo. Com eles, o gestor terá uma ampla visão da organização, definindo as ações de modo a suprir todas as necessidades individuais da empresa.

3 passos para estabelecer estratégia de negócios

1. Definição do planejamento estratégico

Impreterivelmente, o primeiro passo para trabalhar no estabelecimento de estratégias dentro da empresa é pensar em todo o seu planejamento. Uma ferramenta muito útil para auxiliar nesta etapa é o Plano de negócios.

Este documento deve ser completo e levar em conta todos os dados e informações pertinentes ao ambiente interno e externo da empresa. Essencial para um negócio que está começando, pode ser feito ou revisto pelas organizações que já estão ativas!

Veja alguns dos tópicos que devem ser abordados no plano de negócios da empresa:

Definição da missão e da visão

Definir qual é a missão da empresa, bem como sua visão e principais objetivos é um dos passos mais importantes quando trabalhamos com estratégias de negócio, afinal, eles são responsáveis por ditar a conduta que a organização assumirá em seu dia a dia.

É por isso que a missão deve sempre responder qual é o motivo da existência do negócio, enquanto a visão define como a empresa deseja ser vista dentro de alguns anos.

Análise de mercado

Outro tópico importantíssimo do plano de negócios é a análise de mercado. Quem são os concorrentes diretos e indiretos da empresa? Quem são os clientes potenciais que podem vir a comercializar com o negócio?

Dentro deste item, é possível usar a análise SWOT para uma melhor compreensão de quais são as maiores oportunidades e ameaças vindas do mercado.

Relação custo x benefício do produto ou serviço

Ainda neste documento, é interessante refletir sobre o posicionamento do produto, ou serviço, oferecido pela empresa dentro do mercado a que estará ligado.

É preciso, também, considerar o perfil do consumidor e avaliar se os benefícios da mercadoria estão condizentes com seu preço. Os clientes estarão dispostos a pagar pelo que a empresa está comercializando?

Aproveite para conferir o modelo de Plano de Negócios completo disponibilizado pelo SEBRAE!

2. Diagnóstico preciso das necessidades do negócio

O segundo passo decisivo para a definição de estratégia de negócios é a elaboração de um diagnóstico preciso que apresente todas as necessidades que estão sendo enfrentadas pela empresa.

Por exemplo, com a atual crise econômica brasileira tornou-se evidente a retração dos números brutos e líquidos da empresa e infelizmente, graças a isso, milhares de vagas de trabalho foram fechadas. Esta é uma realidade em seu negócio?

Quais os problemas que a sua empresa vem passando? A diminuição da receita é fruto de um fluxo menor de clientes entrando e saindo da organização ou deve-se aos gastos evidentemente menores dos clientes de cartela? 

Quanto melhor definido o porquê da estratégia, maiores as chances dela alcançar seu objetivo.

Após identificar cada um dos problemas, é preciso ir além. Entender e explicar porque eles estão acontecendo dentro do ambiente organizacional é uma tarefa importante e que requer atenção!

3. Alinhamento de ações promocionais

Por fim, chegamos ao último passo apresentado por este artigo: a definição e o alinhamento das ações promocionais frente a tudo o que foi levantado e apontado nas etapas anteriores!

Quais são os objetivos da sua campanha? Atrair novos consumidores, incentivar clientes a se fidelizarem na empresa ou diferenciar sua marca de seus concorrentes?

Alinhe o perfil da empresa ao que foi observado sobre o comportamento do público consumidor e desenvolva ações que possam ressaltar o melhor de cada uma das partes!

Destaque os objetivos gerais e específicos da campanha, justifique o porquê de sua realização e determine qual o público-alvo. Aproveite para considerar neste balanço as tendências do mercado também.

Por exemplo, na área do comércio varejista é possível investir em ações promocionais que incentivem o cliente a comprar kits. Para isto você pode montá-los em embalagens diferenciadas daquelas comumente vistas no mercado. É uma opção interessante principalmente para épocas festivas!

Veja também como planejar uma promoção de vendas e aprimore a capacidade da empresa de desenvolver estratégias de negócios!

Gostou do passo a passo sobre o desenvolvimento de estratégias de negócios dados neste artigo? Aproveite para assinar nossa newsletter e não perca nenhum novo conteúdo postado! Até a próxima.

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O rei das embalagens chiques

Conheça Luiz Silveira, CEO da Scuadra Embalagens Diferenciadas, que começou a empreender em um lixão e se tornou o principal fornecedor de embalagens de delivery para os restaurantes de alta gastronomia de São Paulo.



Segundo a Prefeitura de São Paulo, 16% do material que é levado para aterros na cidade ainda são de plásticos, e a maior parte é de utilização única, jogado fora após um único uso. Assim, a nova legislação que já está em vigor na cidade é um passo importante na preservação do meio ambiente. 
Se o seu negócio procura embalagens que atenda à todas as exigências da nova lei, a  boa notícia é que Scuadra Embalagens tem a solução.

Fonte: http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/lei-17261-de-13-de-janeiro-de-2020
Descobrir o que é brand equity é o primeiro passo para otimizar o valor agregado do seu estabelecimento gastronômico e oferecer seus produtos para o público certo. Saiba mais sobre isso! >>> http://bit.ly/brandequitinsta -- #embalagensparadelivery #delivery #embalagens #packaging #scuadra #scuadrainbox #grabandgo
[ Matéria publicada no portal da Revista Gula ] Nosso CEO Luiz Silveira (@LuizinhoScuadra) contribuiu com a matéria do jornalista Juan Saavedra sobre “ A revolução das quentinhas”. 

Nosso gestor aborda sobre o desafio de produção diante do cenário da pandemia e afirma:  “O delivery de comida só está começando no Brasil.”

📲 Confira a matéria completa no link que está em nossa bio.

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[ Radar Scuadra ] Nosso CEO Luiz Silveira (@LuizinhoScuadra) esteve na @TemakeriaECia com as gestoras @VeridianaIstome e @CarolQuadrado para uma visita e também apresentar novos produtos customizados, seguros e específicos para o delivery da rede.

Agradecemos a parceria e desejamos ainda mais sucesso para todo o time da Temakeria & Cia.

🍣🍱🥢

...

Se o seu negócio também procura embalagens que atendam as exigências da nova lei, a Scuadra Embalagens tem a solução que abrange todos os parâmetros da ANVISA para o seu delivery.

Saiba mais em nosso site: www.scuadra.com.br

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