A maioria dos gestores de marketing sabe compor pacotes promocionais com brindes, frete grátis e descontos. Porém, poucos conseguem desenvolver aquelas promoções criativas que não só atraem os consumidores como também os deixam incrivelmente encantados com a empresa.
Isto acontece porque aplicar a criatividade durante o planejamento de uma promoção requer um esforço para dar luz a ideias inovadoras. Mas, felizmente, desenvolver promoções criativas não é tão complicado quando existem algumas inspirações.
Para te ajudar nesta jornada, trouxemos seis dicas infalíveis para impulsionar suas vendas com estratégias promocionais. Acompanhe!
1. Estabeleça uma meta para suas promoções criativas
Fazer uma redução brusca de preços ou ofertar brindes e premiações apenas para “copiar” a concorrência pode ser uma péssima ideia. Isto porque, antes de definir uma promoção, é necessário considerar o impacto financeiro que a estratégia provocará na empresa.
Para evitar prejuízos e problemas, a promoção precisa estar embasada em preços e/ou brindes realistas, de modo a não comprometer a rentabilidade da empresa. Também é fundamental estabelecer metas e um prazo de início e término da campanha.
Com planejamento, metas e um bom trabalho de comunicação, a promoção com certeza será uma estratégia efetiva e de bom custo-benefício para aumentar suas vendas.
2. Amostras grátis ou degustações de lançamentos
É importante evitar que os produtos recém-lançados sejam colocados em promoção por um motivo simples: quando um cliente conhece pela primeira vez um produto com desconto, ele se tornará resistente a adquiri-lo pelo preço normal no futuro. É por isso que, em casos de lançamento, é mais indicado oferecer amostras grátis ou degustações ao invés de aplicar uma redução de preço.
Uma saída interessante, também, é adicionar a novidade em uma embalagem promocional, com produto já existente no mercado, porém, de natureza semelhante. Uma amostra de um creme para pentear, que seja novo na sua linha de produtos, pode ser acondicionado em uma embalagem diferenciada junto com um shampoo da mesma linha. Isso permite que o consumidor conheça o novo produto e teste-o junto com aquele produto que ele já conhece.
Um caso de sucesso com esta estratégia é a rede de franquias Saúde no Copo, sediada localizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para aumentar as vendas no inverno, a empresa lançou um cardápio de sopas e caldos naturais, trabalhando como uma promoção de degustação grátis do caldo quente de abóbora.
Em uma campanha que durou 45 dias, 2.600 pessoas foram degustar o caldo quente e muitos acabaram indicando a novidade para amigos. O resultado foi que, naquele inverno, as vendas aumentaram 11% em relação ao ano anterior. No ano seguinte, a empresa experimentou um aumento de 21% no faturamento.
3. Pontos e selos
Uma promoção criativa e de grande adesão do público é o programa de pontos ou selos. Eles funcionam de modo parecido aos clássicos programas de milhas aéreas com a vantagem de adaptação para qualquer modelo e segmento de negócio.
Na prática, funciona assim: ao adquirir um produto ou serviço, o consumidor ganha uma quantidade específicas de pontos ou selos que lhe darão direito a um prêmio, desconto ou escolha de um produto grátis no futuro, caso ele consiga alcançar uma determinada pontuação.
Uma promoção da Coca-Cola que aconteceu em junho de 2008 é um exemplo claro desta estratégia: ao juntar 5 pontos por meio de lacres, tampinhas ou códigos de barra dos refrigerantes, o consumidor poderia trocar por uma corda de pular. Trata-se de um formato superatrativo para o consumidor e que pode acabar provocando a viralização da marca por meio de uma nova “moda”.
4. Caça ao tesouro
Outro modelo interessante de promoção é engajar os consumidores em uma divertida busca por algum “tesouro oculto” em troca de uma premiação.
Uma rede de bares, hotéis e restaurantes de Nova York, chamada Downtown Ithaca Alliance, investe neste modelo de ação. Semanalmente, um gnomo é escondido em algum local da cidade e por meio de suas redes sociais a empresa dá pistas de seu paradeiro. A primeira pessoa a descobrir a localização do gnomo, ganha uma cesta com café e biscoitos em seu local de trabalho.
Este formato promocional sempre acaba fazendo sucesso porque estreita a relação entre a empresa e o seu público, uma vez que todos ficam curiosos sobre a peça escondida. Promoções semelhantes podem ser feitas por lojas e empresas de segmentos diversos, bastando utilizar canais digitais para fazer a divulgação.
5. Concursos culturais
Promoções criativas também podem ser um meio de incentivar os talentos de seus consumidores. O lançamento de concursos culturais que escolhem a melhor frase, história, desenho ou fotografia, por exemplo, é uma estratégia assertiva para engajar o público com a sua empresa e, ao mesmo tempo, promover uma ação de apoio à arte.
Há alguns anos, a empresa de salgadinhos Doritos apostou nesta ideia. Sua promoção “Uncut” incentivava o público a contar uma história diretamente na fan page da marca com a ajuda de amigos. Ao fim de cada dia da promoção, o melhor conto era escolhido para se transformar em um storyboard animado. No encerramento da campanha, houve uma competição com todas as histórias finalistas para eleger a mais criativa e premiar o autor com uma viagem para Hollywood.
O exemplo da Doritos pode servir de inspiração para sua empresa criar um concurso cultural com premiações. Se o orçamento estiver curto, não é necessário ofertar viagens ou prêmios de grandes valores, já que este modelo de promoção pode ser adaptado para um vale-compras ou cestas de brindes, por exemplo.
6. Divulgação
As sugestões citadas acima só podem gerar bons resultados quando a ação é bem divulgada. Portanto, é imprescindível investir em posts nas redes sociais e outros canais digitais que coloquem o público em contato direto com sua promoção e faça-o interagir com ela, comentando, curtindo, participando e indicando aos amigos.
Além disso, o sucesso de promoções criativas é proporcional ao desejo pela premiação ou benefício ofertado. Assim sendo, é fundamental compreender o que seus consumidores valorizam e gostariam de ganhar para criar uma promoção verdadeiramente atrativa e não correr o risco de negativar a percepção de sua marca ou empresa.
Enfim, para garantir que sua promoção retorne os resultados esperados, basta não pular a etapa de planejamento. Lembre-se de que o ato de planejar definirá o percurso de sua jornada promocional, fazendo com que você esteja atento ao cenário interno – orçamento disponível, produtos em estoque, etc. – e também externo – época do ano, movimentação do mercado, tendências de consumo, etc.
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