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Como criar rótulos e etiquetas digitais perfeitos para o seu produto

Scuadra
Escrito por Scuadra

Hoje, com a variedade enorme de produtos disponíveis no mercado, chamar a atenção dos consumidores é mais importante do que nunca. Estudos mostram que 70% das decisões de compra são feitas no ponto de venda, então, rótulos e etiquetas digitais que atraem os olhos do consumidor são essenciais para o seu produto.

Independente do seu objetivo, quer seja o lançamento de um produto, uma promoção sazonal ou simplesmente criar um novo design de uma embalagem já existente, há vários detalhes e elementos que você deve se atentar. Desta forma, você vai tirar o maior proveito do potencial que os rótulos e etiquetas exercem na interação do seu produto com o consumidor.

No post de hoje, traremos dicas que irão te ajudar a criar rótulos e etiquetas que não só irão de encontro com suas necessidades, mas também irão ajudar a atrair o seu público alvo.

 Solidifique a identidade da sua marca

Antes de tudo, você não pode se esquecer que a identidade da sua marca é o roteiro para a criação de todos os seus rótulos, etiquetas e embalagens. Isso inclui não somente a aparência do logo, mas também, o que a sua empresa e o seu produto quer passar para o seu consumidor.

Determinar qual a mensagem você quer passar para o seu cliente em potencial é essencial. Isso irá te ajudar a selecionar qual o conteúdo – imagem e texto – deve constar em seus rótulos e etiquetas digitais. Um bom começo é pensar na missão e valores da empresa. Como você pode visualmente comunicar os ideais da sua empresa?

Se você, por exemplo, vende produtos de limpeza com conotação “ecofriendly”.  Provavelmente, você quer que sua marca faça lembrar da preservação da natureza. Então, seus rótulos deverão causar um sentimento diferente se comparados a produtos de limpeza comuns. 

Mantenha o foco do seu nicho de mercado, e crie palavras e frases que sejam relevantes para a sua “buyer persona”. 

Não deixe de planejar

Quando você cria um design para um rótulo ou etiqueta, é muito importante reservar tempo suficiente para desenvolver a ideia e projetá-la completamente.

Se você não tiver prazo suficiente para desenvolver a sua ideia, você corre o risco de ter um design de rótulo ou etiqueta inacabado, que não será o ideal para o seu produto. E o pior, você não vai aproveitar todo o potencial que eles proporcionam para o seu produto.

Se você não tem tempo suficiente para isso, não deixe de considerar contratar empresa especializada na criação e desenvolvimento do seu rótulo. Isto vai ajudar a valorizar a sua marca e o seu produto como ele merece. Atualmente, há disponibilidade no mercado de empresas capacitadas e cujo custo são bastante vantajosos.

Considere as condições e materiais

Após ter a identidade da sua marca definida e as ideias bem planejadas, é hora de escolher qual o material e tipo de impressão serão usados para a rotulagem.

Além do que será impresso em cada rótulo, a aparência física do rótulo propriamente dito também causará um impacto na percepção do consumidor. Se os rótulos facilmente rasgam ou mancham durante o transporte, a imagem do seu produto será prejudicada.

A rotulagem do seu produto irá ser submetida a condições diversas, tanto no transporte como no ponto de venda. Um produto congelado deverá usar rotulagem que suporte temperaturas baixas. Produtos que são expostos em mercados abertos, devem suportar o sol, e assim por diante. Se o rótulo não aguenta condições específicas onde o seu produto será exposto, você deve pensar em outras opões de materiais.

Muitas vezes, a aplicação de uma película durante o processo de confecção dos rótulos e etiquetas digitais são essenciais para garantir a durabilidade que elas precisam. Há uma variedade grande de materiais que garantirão a resistência necessária da rotulagem que mantenha a aparência intacta até a utilização completa do produto pelo consumidor.

Rótulos e etiquetas digitais: Design inteligente 

Para criar um rótulo inteligente e apropriado, você deve ter em mente o frasco ou a embalagem do seu produto. Use a forma da embalagem para fazer o rótulo chamar a atenção, e use o rótulo para valorizar a embalagem como um todo.

Tome cuidado para que o rótulo não só caiba direito na embalagem, mas também valorize as formas desta. Um complementa o outro. Estes detalhes fazem o seu produto mais reconhecível e mais memorável. E quanto mais memorável ele for, mais facilmente o consumidor retornará a comprá-lo novamente.

Outro ponto importante é considerar o quanto você quer mostrar do seu produto. Para um produto em um frasco opaco ou para um produto que não tenha uma aparência tão agradável, talvez você queira criar um rótulo que cubra mais o frasco ou embalagem. Enquanto que um produto atraente em um frasco transparente (aromatizador, sabonete líquido ou creme corporal) requer um rótulo menor que complementa o produto sem escondê-lo ou disfarçá-lo.

Respeite o tempo de vida da embalagem

Se o seu produto possui uma embalagem durável – um copo, jarro, pote, garrafa ou uma caixa resistente e bonita –  os consumidores podem querer reutilizar a embalagem. Certifique-se que o rótulo possa ser removido sem estragar a embalagem.

Também considere o tamanho do rótulo em termos de desperdício que isso pode representar. Rótulos menores feitos de material reciclado em embalagens reutilizáveis causarão menos impacto no ambiente. Isto é muito importante se o seu produto tenha uma pegada “ecofriendely”. 

Mostre o que faz o seu produto ser diferente

Conforme você começa a refinar o design do seu rótulo, não esqueça de enfatizar o que faz o seu produto ou empresa diferente. Seu fundador tem uma história surpreendente? Você doa uma parte dos seus lucros a alguma entidade específica? Você usa somente ingredientes locais? Você tem uma fragrância exclusiva?

Isso mesmo, enfatize algo que te faça especial e que possa chamar a atenção do consumidor. Um produto diferenciado, merece uma embalagem diferenciada e um rótulo digno deste conceito.

Crie meios para o consumidor construir uma conexão emocional com o seu produto. Diga a eles o porquê eles deveriam gostar do seu produto, o porquê o seu produto e sua marca são diferentes dos seus concorrentes, e o que eles podem esperar quando adquirem o seu produto.

Considere os desafios que o seu público alvo enfrenta, e deixe claro como o seu produto resolve os seus problemas.

Crie rótulos e etiquetas digitais memoráveis e diferenciados

Rótulos e embalagens devem chamar a atenção. Independente do seu produto, seja ele uma garrafa de vinho, um produto descartável de higiene ou mesmo um cosmético, é imperativo considerar como o rótulo será apresentado.  

Algumas marcas renomadas compram espaços de destaque nos pontos de venda, que por si só, tem maior visibilidade. Porém, a maioria dos produtos são expostos lado a lado da concorrência, então, é preciso considerar iluminação e apresentação nas prateleiras.  

É importante ver o que os seus concorrentes estão fazendo, para ter uma ideia de como anda o mercado. É muito importante não copiar o trabalho dos outros. Seu rótulo e marca deve ser desenvolvido por sua conta, fruto de sua criatividade, a fim de se destacar entre a concorrência e fazer seu produto memorável.

Seu produto causará maior impacto se você criar rótulos com design clean, atraente aos olhos e diferente do usual. Garanta o sucesso do rótulo do seu produto perguntando a si mesmo as seguintes questões:

  1.  O rótulo se destaca entre a concorrência?
  2. Ele é claro e reflete exatamente o produto e a marca?
  3. Sua “buyer persona” vai achá-lo atraente?

 Detalhes finais

Pense cuidadosamente as cores que você vai escolher, pois elas representarão o seu produto. Se por exemplo, você tem muitos concorrentes no mesmo espaço, você pode comparar seus logos e rótulos.  Que tal se o seu produto seguisse um esquema de cores completamente diferente da concorrência? Isso poderia ajudar o seu produto a chamar a atenção entre produtos similares, destacando-se na prateleira.

Um ponto importante que você deve considerar é a capacidade de sua impressora para imprimir múltiplas cores e cores exatas. Isto influencia demais na qualidade de impressão e na qualidade do seu rótulo. Alguns tamanhos de rótulos também poderão limitar sua capacidade de imprimir cores.

Mais uma vez, para um resultado perfeito, considere contratar uma empresa especializada neste tipo de trabalho.  As opções para impressão poderão ser variadas. Isto te proporcionará maiores possibilidades de tamanhos, efeitos especiais, como por exemplo, cores fluorescentes, realces, estampas e muito mais.

Pesquisa de opinião

Convide as pessoas que você conhece para fazer uma pesquisa, perguntando questões claras e diretas sobre o que acham do resultado. Formule as questões para te ajudar a entender se o layout que você criou é capaz de criar uma experiência apropriada para o seu público alvo.

Estas questões poderão te ajudar a ter um feedback claro:

  1. Este design parece natural? Por quê?
  2. Este design combina com o seu estilo de vida? Por quê?
  3. O design da embalagem como um todo se comunica com o produto/experiência? Por quê?
  4. Você prefere este outro design de embalagem e rótulo? Por quê?

Contrate um profissional

Finalmente, se você tiver uma mensagem bem elaborada e trabalhar com uma empresa especializada, você irá descobrir todas as opções disponíveis. Seu rótulo será um recurso inestimável na venda de seus produtos. Desenvolver um excelente rótulo ou etiqueta necessita um conhecimento profundo. Conheça sua marca, seu cliente em potencial, bem como conhecimentos técnicos sobre layout, impressão, materiais adesivos, etc. 

Não tente criar o design do rótulo ou etiqueta para o seu produto a menos que você seja um designer gráfico qualificado. Seus rótulos terão uma aparência muito mais atraente quando desenvolvidos profissionalmente.

Muitos leigos cometem o erro de desenvolver seus próprios rótulos e etiquetas. Com isto, o resultado não é satisfatório, pois os rótulos não representam os valores da marca e tampouco a qualidade de seus produtos.

Rótulos e etiquetas digitais

Rótulos e etiquetas digitais bem elaborados incrementam a presença da sua marca. Quanto melhor o design e seleção de materiais a serem utilizados, melhor será o seu produto acabado. Se você levar todas estas dicas em conta e decidir cuidadosamente, seu produto será mais elegante, adequado para o seu público alvo. A sua marca se beneficiará imensamente do resultado final.

A Scuadra possui equipamentos próprios para impressão de etiquetas e rótulos digitais de última geração. Este sistema inovador no Brasil, permite a impressão em quantidades limitadas, sem desperdício, ideais, inclusive, para seus produtos ou promoções sazonais. 

A Scuadra é a empresa que tem a solução certa para o seu produtooferecendo embalagens diferenciadas para empresas que tenham inovação no DNA. Com instalação ampla e moderna, a empresa investiu em tecnologia de ponta e equipamentos exclusivos de última geração.  Possui estrutura completa para entregar projetos personalizados de forma ágil e eficiente. 

Disponibiliza também uma equipe de profissionais aptos a atender todas as necessidades de sua empresa e do seu produto. O destaque fica para o fato de ser a única do segmento a planejar, desenvolver, produzir e distribuir uma solução 360°.  Entre em contato com nossa equipe hoje mesmo! clique aqui

 

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