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Não perca 9 estratégias para aumentar as vendas no restaurante

2 anos atrás
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por Scuadra
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Scuadra
Escrito por Scuadra

O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos. Por isso, você precisa investir em estratégias para aumentar as vendas no restaurante. Além de ter um bom planejamento estratégico de marketing é essencial oferecer o serviço de delivery — assim, os clientes podem pedir a comida e desfrutar do aconchego de seus lares.

Dessa maneira, atrair mais clientes para o seu restaurante e aumentar consideravelmente as vendas são grandes desafios. Porém, neste post, vamos ensinar 9 estratégias para que você atraia o seu público e saia na frente da concorrência. Vamos lá?

1. Ofereça promoções e descontos

É essencial que o seu restaurante tenha um pacote promocional com descontos. Isso chama a atenção das pessoas, porque elas enxergam uma vantagem grande em comparecer ao seu estabelecimento (e não ir à concorrência). Algumas ideias são:

  • oferecer o “prato do dia” com um descontão;
  • acima de 2 refeições ganha uma garrafa de vinho;
  • pague 2 e leve 3 (por exemplo: 2 pratos adultos e ganha um prato para a criança);
  • descontos para estudantes;
  • descontos para grandes grupos;
  • descontos para aniversariantes;
  • promoções nas mídias sociais (compartilhar o post, marcar um amigo, fazer check-in no Facebook);
  • promoções nas principais rádios da cidade e mídia impressa (tais como: quizz e outros jogos de perguntas e respostas);
  • programas de fidelização.

2. Invista em atrações de entretenimento, como música ao vivo

Dificilmente encontramos uma pessoa que não goste de uma boa música ambiente. Por isso, invista em atrações de entretenimento, como música ao vivo. Faça orçamento com artistas locais e promova uma parceria.

Essa ação é muito importante principalmente em datas comemorativas (dia dos pais, dia das mães e dia dos namorados). Contudo, para chamar mais a atenção do público, é fundamental investir em uma boa divulgação, além de contratar bons artistas — caso contrário, o investimento trará retornos negativos.

3. Tenha uma decoração aconchegante

As pessoas precisam se sentir acolhidas no seu restaurante e notar que são importantes. Para isso, contrate uma arquiteta ou designer de interiores para decorar o seu espaço, criando um ambiente acolhedor, temático e cheio de personalidade.

Além disso, uma das boas estratégias para aumentar as vendas no restaurante é ter um espaço kids, para que as crianças possam se divertir enquanto os pais estão fazendo as suas refeições. Se tiver monitores, melhor ainda! Saiba que os pais com crianças não vão pensar duas vezes antes de escolher o seu restaurante.

4. Personalize o atendimento

O atendimento do seu restaurante precisa ser de primeira. Isso significa que todos os profissionais — seguranças, manobristas, recepcionistas, garçons e até mesmo o pessoal da limpeza — devem estar devidamente uniformizados. Além disso, invista em treinamentos constantes para o público interno para:

  • personalizar o atendimento;
  • aprender novas técnicas;
  • manter-se atualizado sobre o seu segmento de atuação;
  • sentir-se motivado.

Todo mundo sabe que quando os funcionários estão satisfeitos tendem a trabalhar melhor — e isso significa oferecer um excelente atendimento ao público.

5. Invista no bom visual dos pratos

Os pratos do seu restaurante devem ser personalizados. As pessoas precisam olhar para o prato e sentir muitas emoções positivas: o cheiro deve ser delicioso, a aparência precisa estar muito atrativa e ele deve estimular o apetite.

Por isso, solicite ao chef para criar um padrão de porções e de pratos, assim, todos mantêm a linha de montagem, o que permite mais agilidade na cozinha e oferece ao cliente uma boa experiência.

6. Ofereça a possibilidade de levar a sobremesa para casa em embalagens especiais

As pessoas adoram a sobremesa, contudo, algumas vezes não há espaço para ela! Por isso, uma das estratégias para aumentar as vendas é oferecer ao cliente a possibilidade de levar os doces em embalagens especiais.

Certamente o cliente se sentirá muito importante e ainda vai para casa com uma lembrança deliciosa do seu restaurante.

7. Venda produtos dentro do restaurante

Se a infraestrutura do seu restaurante permitir, crie uma loja de produtos para vender alimentos em conserva, vinhos, pães, doces, cervejas artesanais e outros materiais de interesse do seu público. O “grab and go” tem funcionado muito bem para incrementar as vendas e é tendência fortíssima em restaurantes.

Além disso, você pode fazer uma parceria com uma agência de marketing para desenvolver alguns materiais divertidos e personalizados para o seu restaurante, por exemplo: pen drive, camisetas, bonés, adesivos e squeezes.

O objetivo de investir em uma agência é que ela crie produtos criativos e que induzam os clientes a comprá-los. Afinal, dificilmente o consumidor vai comprar uma camiseta somente com o logotipo da sua empresa, você concorda?

8. Invista (e muito!) no delivery

Você precisa investir em estratégias para aumentar as vendas presenciais no seu restaurante. Contudo, jamais pode se esquecer de investir no delivery.

Isso porque muitas pessoas chegam em casa cansadas do trabalho e não têm disposição para sair novamente. Ao mesmo tempo, querem desfrutar de uma alimentação diferenciada e saborosa — além da grande vantagem de não precisar cozinhar.

Por isso, uma das estratégias é ter um valor acessível para o delivery. Invista em boas embalagens personalizadas e contrate um serviço de motoboy que seja de confiança e que trate com muito carinho e higiene os seus produtos — já imaginou a comida chegar toda misturada ou fria na casa do cliente? Lembre-se, sem embalagem adequada, o delivery não decola.

9. Tenha um bom planejamento de comunicação e marketing

Invista em uma agência de comunicação que faça um planejamento nas mídias sociais e promova a interação com o público de forma imediata. Estar presente nas redes sociais em que os seus clientes estão ativos é fundamental para que o seu restaurante seja lembrado.

Mas atenção! É extremamente importante que as mídias sejam gerenciadas por profissionais qualificados, certo? Ao contrário, pode denegrir a imagem do seu restaurante.

Estar atento às principais estratégias para aumentar as vendas no restaurante é fundamental para melhorar o rumo do seu negócio. Assim, você atrai mais clientes, fideliza os seus consumidores e ainda sai na frente da concorrência.

Neste post, você conferiu 9 dicas fundamentais para fazer seu restaurante ter ainda mais sucesso. Se gostou do conteúdo, certamente vai adorar aprender mais sobre a gestão de restaurante: 4 erros que você deve evitar. Boa leitura!

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Conheça Luiz Silveira, CEO da Scuadra Embalagens Diferenciadas, que começou a empreender em um lixão e se tornou o principal fornecedor de embalagens de delivery para os restaurantes de alta gastronomia de São Paulo.



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