Manter um restaurante em funcionamento não é uma tarefa fácil, porém, pode se tornar menos complicada se houver organização de processos. Isso pode ser realizado diariamente por meio de um checklist antes de abrir restaurante para o público.
Essa lista de etapas a serem realizadas e conferidas auxiliará você e sua equipe em trabalhos rotineiros, mas que muitas vezes podem ser esquecidos na correria do dia a dia.
Como cometer falhas é o que você menos quer, prepare seu papel e caneta ou planilha online para destacar as tarefas diárias que precisam ser executadas no seu restaurante e perceba como os processos podem ser melhores e mais práticos sem sofrimentos, ou esforços desnecessários.
Separamos abaixo um modelo de checklist antes de abrir o restaurante que você pode seguir, complementá-lo com as tarefas específicas do seu estabelecimento e colocá-lo em prática ainda hoje para melhorar o seu gerenciamento. Confira!
Organizar e limpar
Para que você possa marcar como executada essa tarefa será preciso todos os dias realizar a limpeza do local. Esse procedimento deve envolver tanto o salão para os clientes quanto a cozinha para os funcionários. Sabemos que se deixar acumular sujeira vai ser muito mais difícil fazer a higiene do ambiente.
Portanto, faça um esquema de limpeza com a sua equipe. Para o salão, retire a sujeira mais grossa e monte escalas para a limpeza de luminárias, janelas, prateleiras e todos os objetos que não são utilizados diretamente pelos consumidores, mas que também acumulam impurezas.
Além disso, a organização é um cuidado a ser tomado diariamente. De nada adianta um restaurante limpo se ele não estiver organizado visual e funcionalmente. Arrume as cadeiras, mesas, a cozinha, os utensílios e até as atividades e movimentos da sua equipe.
Verificar o caixa
Abrir e fechar o caixa deve ser um hábito diário. Esse processo contábil facilita muito a organização das finanças do seu restaurante. A verificação constante diminui a possibilidade de erros, perdas e melhora a saúde financeira do seu negócio.
Faça a contabilização separada das formas de pagamento — dinheiro, cartão, cheque, transferência bancária e todas as outras que o seu estabelecimento aceitar. Separe por categorias e depois faça o agrupamento. Se houver equívoco em alguma das contas vai ser mais fácil detectar o problema.
Também é muito importante manter o seu caixa com troco suficiente para realizar as cobranças das contas diárias. Certifique-se que você tem à disposição moedas, notas com valores baixos e algumas de todos os valores, pois além de facilitar a cobrança da conta, também acelera o processo para que um próximo cliente possa entrar no restaurante.
Manter em ordem os processos administrativos
Ainda falando de gestão financeira, não será somente com o caixa que você vai precisar se preocupar todos os dias antes de abrir o restaurante. Os processos administrativos também precisam ser conferidos para que não ocorra esquecimentos e falhas.
Ao chegar no local, confira as contas com vencimento naquele dia ou próximo. Verifique se você realizou o pagamento de todos os distribuidores para que não haja problema no recebimento de produtos, e não se esqueça de conferir a lista de pagamentos da sua equipe, assim como recolher os impostos devidos a contratação deles. Veja também se você quitou todos os tributos.
Esse trabalho burocrático nunca é tão simples de ser realizado, mas o mantenha sempre no radar para que ele não acumule e fique incontrolável. Uma boa prática é fazer uso de ferramentas de organização e até aplicativos financeiros.
Garantir estoque de produtos necessários
Quando a cozinha começa a trabalhar é necessário que todos os insumos estejam disponíveis para que a equipe desenvolva e prepare todos os pratos, não é mesmo? Por isso, é primordial que o seu estoque esteja adequado com a demanda do dia.
Logo no início do trabalho vá até o estoque e confira que todos os mantimentos e produtos são suficientes para aquela data. Se houver falta ou dúvida se a quantidade vai ser suficiente, solicite junto ao representante para que o restaurante não sofra uma falta.
Adquira o hábito de também conferir diariamente o vencimento dos alimentos e dar a destinação correta para os que não são mais adequados para o consumo. Não deixe que esse trabalho seja acumulado.
Conferir o estoque de embalagens para delivery
Após limpar e organizar, manter o caixa em ordem assim como os processos financeiros, garantir que todos os alimentos necessários estejam à disposição da equipe da cozinha, também vai ser necessário conferir se o estoque de embalagens para delivery está adequado para aquele dia.
Por ser o último detalhe na hora da produção do alimento para a entrega, o seu conferimento pode ser esquecido. E como você bem sabe, não basta ter uma deliciosa e impecável refeição se a apresentação e armazenamento para o cliente delivery não estiver adequada.
Fora isso, o desperdício de produto quando o prato estiver pronto, mas não puder ser encaminhado para a entrega será um prejuízo a mais. Fique de olho nessa etapa.
Em um primeiro momento a lista de coisas a fazer pode parecer grande e incontrolável, mas você vai perceber que essas ações vão se tornar um hábito no seu dia a dia e serão realizadas quase que automaticamente. Mesmo quando isso acontecer, não deixe de ticar os processos que você executou e evidenciar os que ainda devem ser feitos.
De acordo com o porte do seu restaurante a sua lista pode ser muito grande, por isso, conte com a ajuda de toda a sua equipe para otimizar o tempo e melhorar todos os processos. Isso facilita o trabalho de todo mundo e melhora a entrega para o consumidor que, com certeza, vai perceber que o seu estabelecimento toma certos cuidados.
Agora que você já tem um modelo de checklist antes de abrir restaurante todos os dias, comece a colocá-lo em prática e sinta a diferença de organização.
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