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Motivação de equipe: 4 práticas para adotar no restaurante

2 anos atrás
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por Scuadra
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motivação de equipe
Escrito por Scuadra

Ter uma equipe engajada é o segredo de muitos restaurantes de sucesso, mas para isso é necessário motivar os colaboradores. A motivação de equipe é uma estratégia usada para incentivar os cozinheiros, assistentes de cozinha, garçons e outros profissionais a trabalharem com entusiasmo para alcançar os objetivos do negócio.

Mas para aplicar esse tipo de estratégia junto aos colaboradores e gerar maior produtividade para o restaurante, é imprescindível que se adote algumas práticas. A seguir, confira as ações mais importantes para motivar os seus colaboradores!

1. Busque feedbacks

A motivação da equipe parte, também, da acessibilidade que o líder tem com o seu grupo. Isso pode ser executado por meio de feedbacks individuais ou em grupo. Promover a “escuta ativa” é um aspecto fundamental na gestão de equipes e serve como métrica para entender o ponto de vista do profissional em relação à empresa, seus gestores, amigos de trabalho e de como os processos laborais ocorrem no restaurante.

2. Reconheça os esforços

É fato que o maior “combustível” da empresa são os colaboradores. Por isso, devem estar sempre bem motivados. Reconhecer os esforços individuais de cada profissional é excelente para fazê-lo se sentir valorizado e com sentimento de pertencimento à empresa. À vista disso, busque formas de recompensar esses esforços com alguns recursos motivacionais, como:

  • day off;
  • título de funcionário do mês;
  • prêmios;
  • um domingo de almoço com a família no próprio restaurante.

3. Solucione os problemas

A convivência entre pessoas já é um forte motivo para haver alguns conflitos. Porém, a melhor atitude que o líder deve tomar é saber o que está acontecendo, a causa do problema e solucionar de modo a não gerar impacto nos resultados das atividades.

É interessante que essas ocorrências sejam solucionadas com a presença dos profissionais do restaurante. Vale ressaltar para eles, que é necessário ter essa atitude de fazer críticas de maneira respeitosa e apontar sugestões para resolver o que deve ser melhorado. Afinal, é no dia a dia do trabalho de cada um que os problemas se apresentam, e essas pessoas são as maiores fontes de informações. Da mesma forma, é importante que os questionamentos vindos dos clientes cheguem até os líderes.

4. Compartilhe as responsabilidades

Para ter uma empresa coesa, é preciso que as atividades dos colaboradores sejam socializadas entre eles, ou seja, os serviços de cozinha e outros devem ser feitos em equipe. Em um grupo forte, as tarefas são executadas por todos, independente da função de cada um.

Em um restaurante, o mesmo colaborador que corta alimentos pode montar um prato, atender os clientes, lavar as louças e outros tipos de serviço. Quando não há uma tarefa específica para cada um, o apoio nos diversos trabalhos se torna mais acessível, e com isso, o grupo interage, se ajuda e realiza os serviços de forma ágil e satisfatória aos clientes.

Por fim, para que a motivação de equipe aconteça com naturalidade em seu restaurante, é interessante treinar todos os profissionais para que, como equipe, cresçam progressivamente. Portanto, realize treinamentos que envolvam o aprendizado de como recepcionar bem os clientes, tour do restaurante, cursos de etiqueta, normas de conduta, plano de chão (registro das tarefas do dia a dia) etc.

Como vimos, há várias práticas de motivação de equipe que você pode adotar em seu restaurante. Elas envolvem desde uma escuta ativa até o compartilhamento de responsabilibilidades. Embora sejam ações diferentes, apresentam um aspecto importante em comum: a proximidade com os colaboradores.

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