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Qual a influência da psicologia das cores nas embalagens?

psicologia das cores nas embalagens
Scuadra
Escrito por Scuadra

Existe uma justificativa para as embalagens dos produtos que você consome serem vermelhas, azuis, pretas ou amarelas, explicada pela psicologia das cores. Neste texto, vamos falar não só sobre a psicologia das cores nas embalagens. Vamos falar também sobre como ela pode influenciar diretamente no bom resultado do negócio, a partir da reação e sensações que algumas cores podem provocar em seu cliente.

Nosso objetivo, com o tema, é ajudá-lo a fazer as melhores escolhas para seu negócio. Veja!

O que é a psicologia das cores?

Cores são muito mais que recursos visuais para deixar um objeto ou produto mais bonito e personalizado. Pesquisas mostram que as cores influenciam em 85% das nossas decisões de compra.

Pense nisso: Existe alguma cor que você gosta muito? Por que? Há alguma cor de roupa que você não gosta de usar? Por que?

Na psicologia das cores — teoria muito estudada nos cursos de marketing, design, publicidade e afins — aprendemos que os tons escolhidos funcionam também como uma ferramenta de persuasão e contribuem significativamente para a escolha ou rejeição de um objeto ou produto.

As cores da sua roupa, por exemplo, podem interferir, inclusive, na maneira como as pessoas olham para você, formando a primeira impressão e idealizando a sua personalidade.

Voltando ao âmbito dos negócios, se sabemos que a aparência de um produto, o layout de um site ou aplicativo, e as cores de uma logomarca podem deixar o item mais ou menos atrativo, temos que buscar uma explicação a fim de que nossas escolhas, na prática, possam render sucesso em nossos empreendimentos.

Para melhor compreender isso, imagine as seguintes situações: uma loja de buffet infantil que tenha escolhido o preto como a cor da sua identidade visual, paredes, objetos decorativos e brinquedos; ou, um hospital com paredes de cores escuras, decoração pesada, onde médicos e enfermeiros usam jalecos em marinho. Seria um tanto estranho, não é mesmo?

Se o simples fato de imaginar os exemplos citados, provavelmente, já tenha lhe causado estranheza, fica mais fácil, a partir daqui, entender a grande importância da escolha das cores para a embalagem do seu produto.

Qual sua função nas embalagens?

É importante que as cores das embalagens não se contraponham às cores de sua identidade visual e, muito menos, aos objetivos finais do produto. O processo de escolha das cores deve contemplar não só o que a embalagem contém, mas toda a identidade da empresa — logomarca, cartões, papelaria, decoração também devem estar em sintonia.

A harmonização das cores na identidade visual da empresa, em cada detalhe, ajuda na formação de uma imagem de confiança, de organização e de coerência. Pode parecer um simples detalhe, mas a correta aplicação das cores em todos os aspectos que identificam o negócio transmite critério, profissionalismo e solidez nos objetivos de trabalhos propostos ao público.

No caso das embalagens, vale lembrar que a função das cores não está restrita às vendas. Elas podem levar conceitos, inspirações e traduzir, em aspectos materiais, definições abstratas da organização. O nome “psicologia das cores” já mostra a capacidade que elas possuem de transmitir mensagens que vão além do visual e chegam à psique dos consumidores, reforçando sua marca e fixando seus produtos e serviços em sua memória.

O plano estratégico para a criação do acondicionamento do seu produto deve levar em conta não só o material, a forma de transporte e a sua capacidade de armazenamento, mas também as cores que o formam. Assim, você estará seguro quanto às sensações que essa embalagem provocará na mente de quem a visualizar.

Qual o significado das cores nas embalagens?

Se as cores são capazes de produzir, em nós, sensações, emoções e desejos, fica claro que a definição da cor e da sua combinação em uma embalagem pode comprometer ou beneficiar o sucesso de vendas de um produto. As cores podem alterar até mesmo a percepção de sabor de um alimento.

Apresentamos, a seguir, as sensações emitidas através de algumas cores em embalagens:

Embalagem de cor branca

Usar uma embalagem de base branca sugere sensações de recomeço, inocência, pureza. Como uma tela pronta para ser preenchida, o branco remete a sensações leves e simples. É uma cor segura e básica que, com a combinação de outras, pode passar a mensagem de muita credibilidade ao consumidor.

Embalagem de cor vermelha

Energia, paixão e ação são as principais características passadas por essa cor. Ela pode, por exemplo, estimular o apetite, mas deve ser usada com moderação, pois o uso excessivo também pode provocar irritabilidade.

Em culturas orientais, o vermelho carrega o significado de boa sorte, assim, e este é um ponto que também deverá ser observado: a cultura nacional e regional dos lugares em que seu produto será comercializado.

É uma boa escolha para quem deseja estimular, emocionar, motivar e atingir, de forma mais enérgica e agressiva, o consumidor final.

Embalagem de cor amarela

Amarelo expira conhecimento e informação. Estimula o lado esquerdo do cérebro e as atividades mentais. Quem deseja transparecer entusiasmo, comunicação, criatividade e clareza de pensamentos, escolhe essa cor.

Otimismo, alegria, diversão, originalidade, confiança e sabedoria são as principais referências que condizem com as sensações que a cor amarela proporciona.

Embalagem de cor azul

Responsabilidade e discrição são as principais sensações transmitidas pela cor azul. Essa cor representa tranquilidade, ordem, profissionalismo e organização.

É uma cor sóbria, ideal para marcas que valorizam a integridade, a autoridade e a especialidade.

Embalagem de cor preta

A cor preta é famosa por transmitir ar de mistério, discrição e proteção. Também remete a poder e controle. Por vezes, pode ser intimidadora e hostil. Tudo depende da utilização e da intenção de cada marca.

Essa cor também está ligada à sofisticação, elegância e classe. Suas principais sensações são proteção, conforto, formalidade e mistério.

Pudemos perceber, neste texto, que a utilização da embalagem com as cores certas pode fazer uma diferença gritante nos negócios e até mesmo ditar o tom da visibilidade da sua marca pelo público.

Usar da coerência, ou seja, adequar os valores, missão e visão da empresa aos aspectos visuais — o que inclui a psicologia das cores nas embalagens — é uma forma eficiente de conquistar o público e manter com ele uma relação coerente e agradável. Invista nisso!

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