Planejamento

5 estratégias para alavancar vendas em PDV e varejo

alavancar vendas
Scuadra
Escrito por Scuadra

Crise: palavra temida pela maioria dos empreendedores e vendedores. Manter um empreendimento em alta mesmo em períodos difíceis é um desafio com que qualquer gerente de vendas tem que saber lidar com maestria. A boa notícia é que esse obstáculo não é tão difícil de ser ultrapassado e que você também pode guiar o seu negócio rumo ao sucesso ainda que em meio a um mercado tenso e incerto.

Diremos ainda mais: há oportunidades únicas que podem ser aproveitadas em um momento de crise, inclusive novas possibilidades de crescimento do negócio. Basta utilizar a estratégia de promoção certa para alavancar as vendas em qualquer PDV.

Neste artigo, nós vamos ajudá-lo a passar por cima de qualquer instabilidade do mercado com 5 estratégias firmes e inteligentes para que você comece a aplicá-las no seu negócio. São soluções práticas que podem fazer grande diferença no número de vendas e no valor da sua marca. Continue acompanhando e confira!

1. Conheça bem o seu cliente

O primeiro passo antes de começar a investir em qualquer estratégia de promoção é ter certeza de que você e sua equipe conhecem profundamente o seu público-alvo. E quando falamos em conhecer, estamos falando dos mínimos detalhes que envolvem o perfil dos seus clientes.

É importante saber identificar quais são as principais necessidades de seus consumidores, os desafios que enfrentam no dia a dia, os horários em que costumam buscar soluções para seus problemas em lojas e prestadoras de serviço, o que gostam de fazer, os pontos cruciais que os levam a finalizar uma compra, se costumam procurar por produtos na internet, etc.

Só assim você saberá quais são as melhores estratégias para o público com o qual trabalha! Esse é um estágio indispensável antes de treinar a sua equipe para abordar o seu cliente da melhor maneira possível.

2. Treine sua equipe para um atendimento personalizado e de qualidade

O segundo passo, depois de conhecer o seu público-alvo, é treinar a sua equipe seguindo as informações que você descobriu sobre os seus clientes!

A ideia é que a sua equipe de vendas utilize uma abordagem personalizada, demonstrando interesse e conhecimento a respeito das dores e necessidades do seu cliente. Treine o seu time para se colocar no lugar do público-alvo, ouvi-lo acima de tudo e entender seus pedidos e demandas.

Atenção: oriente sua equipe para nunca confrontar os seus clientes. Eles têm sempre razão e todas as suas necessidades devem ser levadas em consideração durante o processo de compra.

3. Posicione os seus produtos de forma estratégica no PDV

Outra eficaz estratégia de promoção de vendas é a disposição e o layout dos seus produtos no PDV. É importante que haja organização e uma estética visual agradável nos seus corredores, araras e/ou estandes.

O cliente deve ter acesso fácil aos produtos que devem ser disponibilizados para serem visualizados claramente por todos. Além disso, o modo como o seu PDV está organizado traduz a essência do seu empreendimento e a qualidade da sua marca, portanto, não deixe de lado esse importante elemento.

Quanto ao layout, a identidade visual da sua marca deve estar sempre presente nas embalagens dos seus produtos. A sua aparência deve ser clara, bela e passar a essência da sua marca em forma de cores e demais aspectos visuais.

4. Use os 4 sentidos para cativar os seus clientes

Você já ouviu falar em marketing sensorial? Essa estratégia visa conquistar os clientes através dos 4 sentidos e vem sendo utilizada por empresários e profissionais da área de marketing do mundo inteiro!

O marketing sensorial utiliza o ambiente da loja para encantar os seus visitantes. Você pode explorar essa estratégia com essências aromáticas espalhadas pelo local para acrescer identidade olfativa à sua marca, por exemplo.

No caso da audição, dependendo do seu tipo de negócio, é agradável disponibilizar uma música ambiente que envolva os visitantes de sua loja.

Mas atenção: é preciso ter bom senso. O volume deve estar em um nível que não atrapalhe o diálogo de seus clientes com vendedores e acompanhantes. Além disso, o estilo musical deve ser escolhido com cautela: nada de músicas com letras ofensivas ou polêmicas. Procure por gêneros neutros que invoquem calma e tranquilidade ao ambiente.

A visão também não fica de fora! Uma decoração visualmente agradável e uma organização impecável também são quesitos importantes para cativar os visitantes. Por isso, invista na aplicação da identidade visual de sua marca em todos os elementos de sua loja, inclusive nas embalagens dos produtos!

5. Invista em estratégia de promoção e descontos

Por fim, não poderíamos deixar de falar nas tão famosas e queridas promoções! Para alavancar suas vendas e aumentar o interesse pela sua marca, você pode e deve investir em promoções que atraiam a atenção dos seus clientes!

Porém, é engano geral pensar que promoções têm apenas a ver com diminuir preços e oferecer descontos. Há várias outras maneiras de aproveitar essa estratégia de forma inteligente e lucrativa.

Um exemplo de promoção é o “compre 5 produtos e leve o 6º de graça!”. Essa é uma proposta diferente do desconto usual e é vantajosa tanto para o vendedor quanto para o cliente. Você pode explorar variações dessa estratégia, como “na compra de um produto, leve o segundo pela metade do preço!” e assim por diante.

Outro exemplo de promoção que pode ser benéfica para o seu negócio é a disponibilização de kits de produtos que, juntos, saem mais barato. Nesse caso, além de oferecer uma vantagem ao consumidor, você ainda incentiva a compra de outros produtos relacionados àquele pelo qual ele tinha interesse.

Todas essas dicas estratégicas que oferecemos aqui podem ser aplicadas de forma simples e prática no dia a dia do seu empreendimento. Aliadas, essas sugestões podem alavancar as vendas do seu negócio e atrair mais clientes interessados pela sua marca, mesmo em períodos de crise e recesso comercial.

O que achou dessa estratégia de promoção? Continue acompanhando o blog para acessar mais dicas e informações relevantes para o seu negócio! Curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades! Até o próximo post!

Acesse nosso site e saiba mais

Sobre o autor

Scuadra

Scuadra

Embalagens personalizadas para empresas que tenham inovação em seu DNA.

Deixar comentário.

Pin It on Pinterest

Share This