Branding

Brand intelligence: o que é e como isso impacta o seu negócio?

Scuadra
Escrito por Scuadra

Você sabe o que é brand intelligence? Trata-se de um conceito que busca aprofundar a relação da marca com o consumidor, instigando sentimentos positivos como o afeto e a admiração. E não são apenas nos clientes que essas sensações são despertadas: a proposta é estimular essas emoções também em funcionários, colaboradores e stakeholders.

Investir na estratégia pode trazer resultados positivos para a empresa, como o fortalecimento da marca e a fidelização de clientes. Isso porque o método permite que a empresa compreenda melhor o seu público-alvo e se adapte às suas necessidades e desejos.

Neste artigo, vamos aprofundar o conceito de brand intelligence e explicar como ele pode impactar seus negócios. Ficou interessado? Então continue lendo!

O que é brand intelligence?

Brand intelligence — ou “inteligência de marca”, em português — é um conceito que vai além do design e da identidade visual da marca. A estratégia visa definir um posicionamento para a empresa, de modo a instigar sensações positivas no público-alvo. Ou seja: a prática está muito associada, também, à proposta de valor da empresa.

O desafio, porém, é ater-se ao princípios propostos pela marca e colocar o discurso em prática diariamente —  e, assim, obter resultados em vendas para a empresa. É o que explica Jaime Troiano em seu livro “Brand Intelligence – Construindo marcas que fortalecem empresas e movimentam a economia”. A obra traz a ruptura no modelo de negócios das empresas, que têm cada vez mais voltado o seu foco para a experiência do consumidor. O livro também explica como as marcas podem aplicar o conceito nas suas companhias.

Como o brand intelligence pode impactar seu negócio?

Investir em brand intelligence é uma forma eficaz de obter resultados duradouros. Isso porque o principal atrativo da marca não é apenas o produto ou serviço, e sim o conceito. Quando a empresa investe em uma imagem positiva, o público-alvo tende a se sentir mais atraído pela proposta da marca. Esse diferencial, aliado à excelência em atendimento, torna-se a vantagem competitiva da empresa frente aos seus consumidores.

Essa prática também auxilia na fidelização de clientes, pois trabalha fortemente com o apelo emocional: quando o consumidor constrói uma relação de afeto pela marca, isso dificulta as chances dele deixar de adquirir seus produtos ou serviços.

Qual a importância de compreender o consumidor?

Entender os desejos e as necessidades do cliente é fundamental para construir uma estratégia de brand intelligence. Através desse entendimento é que será possível definir a mensagem ideal que a marca deve transmitir e, se preciso, adequar seu modelo de negócios para o público consumidor. Compreender o cliente possibilita que a empresa desenvolva novos produtos ou serviços adequados às necessidades do público-alvo, o que garante diferencial no mercado. 

Apostar em uma estratégia de brand intelligence é um dos principais investimentos que uma empresa deve adotar para consolidar o seu nome no mercado e construir relacionamentos duradouros com os seus clientes. Para isso, a empresa deve compreender a fundo os desejos do consumidor e moldar suas propostas em torno de tais expectativas. 

Quer receber mais dicas sobre marketing e negócios? Então assine nossa newsletter e acompanhe todos os nossos posts! 

Saiba mais

Sobre o autor

Scuadra

Scuadra

Embalagens personalizadas para empresas que tenham inovação em seu DNA.

Deixar comentário.

Pin It on Pinterest

Share This