Branding

Compreenda a importância da Brand Persona para o negócio

brand
Scuadra
Escrito por Scuadra

Toda marca sonha com um comprador ideal. Para alguns, isso pode soar como um estereótipo barato de empresas que mal conhecem seus clientes — e, de certa forma, em alguns casos, existe uma certa razão nessa afirmação. Mas como disse Morpheus a Neo em Matrix: onde todos falharam, você terá êxito. 

Matrix é um exemplo por mostrar o mundo real, versus o mundo ideal criado por máquinas. Nada na Matrix é real, certo? Errado, tudo é real, porque foi estudado minuciosamente para se alcançar o máximo de realidade. A Brand Persona é esse mesmo recurso aplicado a uma empresa. Uma marca não inventa do nada um personagem. São estudos e pesquisas que forjam a Brand Persona para que fique o mais próximo da realidade.

Ok, mas o que é afinal uma Brand Persona?

Imagine poder vender o seu produto ou impactar com a sua marca a pessoa certa, no momento certo e com chances enormes de fidelização? Ficou bem mais fácil, não é?

A Brand persona é essa pessoa que sua empresa tanto quer encontrar.

No mundo real, a Brand Persona existe — ela só não sabe

Assim como em Matrix, as pessoas vivem em dois mundos, mas elas não sabem. A Brand Persona é um personagem fictício, porém, totalmente inspirado na realidade, com informações pessoais, profissionais e lifestyle consistentes. Seus hábitos diários e de consumo são mapeados e ajudam as empresas a preparar ações, personalizações, diferenciações, melhorias de produtos, etc.

Tudo isso com inspiração nessas personas, que vão, de fato, influenciar seu consumidor. Afinal, a Brand Persona é um espelho daqueles que a marca entende como seus consumidores reais.

“Negar nossos impulsos é negar aquilo que nos faz humanos”

Essa frase de um dos personagens de Matrix é reveladora. Para elaborar uma Brand Persona precisamos entender que nem todo mundo é igual, mas várias pessoas têm muitas coisas em comum. Por isso, em alguns casos, mais de uma Brand Persona poderá ser criada para a sua empresa. Essa necessidade deverá ser avaliada pelo departamento de marketing.

Vamos descobrir até onde vai a toca do coelho

Com essa persona em mente, as possibilidades são infinitas. Torna-se possível antecipar-se às tendências de mercado, utilizar a criatividade para causar impacto com ações de marketing, promoções, design funcional e até atender suas exigências éticas de consumo.

Eu só posso lhe mostrar a porta, você tem que atravessá-la

É muito importante que sua empresa tenha uma Brand Persona. Não apenas na cabeça. Faça um boneco ou boneca, ou os dois, dê nome a eles. Crie-os com as informações que tem e com todo o universo que cerca essa persona e perceba que, deixar de imaginá-la e materializá-la ajudará a enxergar o consumidor real com olhos mais focados.

Pois é, a vida não é um ambiente simulado. A experiência do seu consumidor com seu produto, marca ou serviço é verdadeira. Muitas vezes emocional, outras vezes completamente pragmática e cômoda. Mas, independentemente do tipo de relação que se estabelece com o seu consumidor, saber com quem você está falando é fundamental.

Gostou desse conteúdo? Quer ficar por dentro de mais dicas? Siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook, Twitter e Google+) e acompanhe as novidades! 

Saiba mais

Sobre o autor

Scuadra

Scuadra

Embalagens personalizadas para empresas que tenham inovação em seu DNA.

Deixar comentário.

Pin It on Pinterest

Share This