Branding

Quando devo fazer uma reformulação de marca?

reposicionamento de marca
Scuadra
Escrito por Scuadra

Por mais bem posicionada no mercado que a sua marca esteja, em algum momento da trajetória de crescimento do seu negócio será necessário pensar em uma reformulação de marca. Assim, sua marca crescerá junto com o movimento de expansão e a demanda por atualizações do mercado, parecendo sempre moderna diante de seus clientes e seguidores.

Mas como o processo de reformulação de marca funciona?

Esse processo deve ser pensado de forma estratégica e, justamente por precisar de um planejamento muito detalhado, pode levar de alguns dias a até mesmo alguns meses.

Conceitualmente, reformular uma marca nada mais é do que desconstruir tudo aquilo que já foi feito e construir novamente de forma diferente. Por mais que isso pareça assustador, quando o branding é tratado com a devida prioridade esse processo é bastante natural, uma vez que, como tudo, as marcas também evoluem.

Qual o melhor momento para essa reformulação?

Para saber o momento oportuno, é importante acompanhar de perto as mudanças que ocorrem dentro do seu negócio, pois não existe uma chave mágica que pode ser acionada para que essas alterações ocorram. 

Como a marca é a representação de tudo aquilo que sua empresa representa, quando os valores, posicionamento ou foco dela passarem a ser diferentes do que eram originalmente, nesse momento, de fato, é que se deve pensar na reformulação da marca.

Qual o processo para que isso ocorra?

Mas, como já foi dito, o processo de reformulação ou reconstrução da marca deve ser planejado e estar baseado em dados mensuráveis.

Então, comece verificando com seu público o que ele pensa sobre sua marca, afinal, ela foi desenvolvida para suprir um desejo ou necessidade desse público. Descubra se a mensagem que você quer passar chega até seu consumidor sem ruídos, aplique pesquisas de mercado e entenda quais são suas principais deficiências.

Com esses dados, trace um novo direcionamento estratégico, seguindo os valores que deseja que sejam percebidos pelo público-alvo.

A reformulação pode ser estrutural, ou seja, mudando os direcionamentos que a marca tinha como principio, ou de forma mais conceitual, apenas externa como alterações no logo, cores, fontes. Isso vai ser um reflexo do processo de estruturação pelo qual o negócio como um todo estiver passando.

E quais os benefícios da reformulação?

Uma marca que se reposiciona ganha espaço para alcançar novos públicos e, com isso, conquista uma nova fatia do mercado, que antes talvez pudesse ser mais difícil de acessar. Também é possível estreitar os laços com seus consumidores e passar a se relacionar com eles de forma diferente, visando mais engajamento por parte deles e, quem sabe, conquistando fãs dentro de sua própria base de clientes.

O processo de reformulação de marca é fundamental para qualquer empresa que deseja se manter e crescer. Apresentar-se ao mercado de uma nova forma mostra que a marca não tem medo de enfrentar novos desafios, é moderna e assume que, muitas vezes, é preciso apresentar uma nova imagem mais positiva.

Gostou do post? Então compartilhe nas suas redes sociais e ajude espalhar o conhecimento entre seus amigos, ou saiba mais

Sobre o autor

Scuadra

Scuadra

Embalagens personalizadas para empresas que tenham inovação em seu DNA.

Deixar comentário.

Pin It on Pinterest

Share This