Padarias, docerias e outras lojas gastronômicas sabem da importância da apresentação dos seus produtos, afinal, a embalagem ajuda e muito a vender o conteúdo. No caso da embalagem para pães e doces, é interessante pensar também na nova legislação que acompanha a tendência do consumidor, com uma preocupação sustentável, excluindo o uso das opções plásticas e de isopor.
Neste artigo, falaremos sobre a influência da embalagem nas vendas, no posicionamento da marca e na geração de valor ao consumidor. Você também confere dicas para entender preferências do seu cliente e acertar na embalagem, seja para o consumidor escolher na loja ou receber no delivery. Quer mostrar a qualidade dos seus produtos e responsabilidade ambiental, aumentando as vendas? Então, boa leitura!
Por que é importante pensar na embalagem para pães e doces?
Talvez você já tenha visto que foi sancionada uma nova lei em São Paulo relativas às embalagens. Esta lei proíbe o uso de utensílios e embalagens plásticas em padarias, restaurantes e outras lojas gastronômicas. Além disso, é importante saber que essa modificação inclui as entregas delivery também. A sustentabilidade das embalagens é uma tendência que tem acompanhado a maneira de ver o mundo e pensar no consumo.
Por isso, quando você decide oferecer uma embalagem de papel para entregar seus doces, como uma caixa, você também está pensando no marketing do seu negócio. Além disso, os doces em padarias, por exemplo, muitas vezes têm uma qualidade gourmet e precisam de uma apresentação adequada para valorizar ainda mais o produto. Hoje em dia, até os pães podem ser assados sob demanda. Isto o transforma em um produto de alto valor que precisa de embalagens especiais e sejam ideais para o transporte.
Como descobrir o que meu cliente deseja?
Talvez o seu negócio já tenha uma brand persona bem definida e você saiba das preferências, dores e objeções do seu público. A escolha da embalagem ideal passa por este estágio também. Para uma padaria que produz pães diferenciados, como a linha integral, que tem um formato mais artesanal de preparo e conta com ingredientes especiais, por exemplo, uma caixa de papel personalizada é uma excelente ideia.
Para os doces a situação não é diferente. O cliente pode observar até mesmo se o açúcar derrete o papel, criando uma sensação desagradável nas mãos ao pegar. Talvez você esteja se perguntando como descobrir o que seu cliente quer, e existem algumas ações que você pode realizar para descobrir:
- pergunte — essa é a ação mais direta e com resultados reais. Você pode usar um grande acontecimento (como a nova lei em São Paulo), para entender quais aspectos seu público valoriza na embalagem;
- planeje — leve em conta o tipo de preparação que você oferece, a verba destinada para as embalagens, o retorno que o formato da exposição dá ao produto;
- teste — cores, formatos, sistemas de fechamento. Existem muitas variações de embalagem e você pode usar várias à disposição de um mesmo produto para perceber qual tem melhor saída.
Qual o melhor formato e custo-benefício para meu negócio?
Mesmo que você esteja em uma cidade que aceita o uso de embalagens plásticas para alimentos, o uso do papel expressa sofisticação. Além disso, esse material demonstra responsabilidade ambiental. Outra vantagem é que atualmente, existem diversas soluções inovadoras no mercado que mantém a temperatura e o sabor dos alimentos.
Porém, não é apenas o material que deve ser levado em conta, é preciso conferir a qualidade da produção das embalagens (como a impressão, vincos e cortes especiais) para não cair nos erros mais comuns.
Como você viu, a embalagem para pães e doces é um diferencial muito importante para o negócio.
Desta forma, ela demonstra qual o posicionamento da padaria no mercado. Como resultado, a embalagem faz com que o cliente tenha uma percepção de diversos aspectos, como a qualidade dos produtos.
Para acertar na escolha da embalagem ideal, faça perguntas para o seu público, entenda o que mais gera vendas e estampe isso nas suas embalagens.
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