Soluções criativas

Embalagem diferenciada e promocional: como elas incrementam suas vendas

embalagem promocional
Scuadra
Escrito por Scuadra

Em tempos de Instagram, aparência é tudo e embalagens não é exceção.  Uma marca precisa crescer, alcançar novos clientes e para manter uma base de consumidor fiel, ela precisa ir acima e além, e a embalagem diferenciada tem todo esse poder.

Embalagens diferenciadas e memoráveis podem fazer tudo isso pelo seu produto e sua marca. Elas podem criar experiências memoráveis, incrementar suas vendas e fortalecer ainda mais a sua marca. 

Quer saber todas as vantagens que a embalagem diferenciada pode proporcionar para o seu negócio? Então, continue lendo nosso post, e saiba tudo o que você precisa para criar aquela embalagem especial para o seu produto.

O poder da embalagem diferenciada

Embalagem diferenciada é aquela que envolve materiais de qualidade, cores, design pensado em determinado nicho de mercado, cuja finalidade pode ser a promoção de produto, ou mesmo acelerar suas vendas em determinada época do ano ou para reforçar a marca, excedendo as expectativas do cliente.

A embalagem diferente pode perfeitamente agregar produtos em forma de combo, atendendo inclusive à linha institucional, caso seu negócio seja voltado a atender empresas do setor industrial, por exemplo.

Este tipo de embalagem ao mesmo tempo que é funcional (razão pela qual é utilizada também na área instituicional), também deve ser atraente, chamando a atenção do consumidor, caso seu produto seja exposto em prateleiras no varejo.

 O que são embalagens promocionais?

Embalagens promocionais são embalagens, especiais, diferenciadas, especialmente elaboradas para fazer com que seu produto, sua campanha de marketing ou um item promocional seja facilmente visto pelos consumidores, que muitas vezes, apenas “passam os olhos” pelas prateleiras do ponto de venda

Mas não se trata apenas de uma embalagem bonita com fitas coloridas e gliter.  Embalagens promocionais são aquelas onde podemos agrupar produtos similares, como por exemplo, shampoo, condicionador e “leave-in” em uma caixa com design atraente ou produtos diversos, na qual o uso de um complementa o outro, como por exemplo, dois frascos de detergente com uma esponja para lavar louça, e assim por diante.

Estas embalagens podem ter um formato único, um design inovador ou mesmo algo interativo com a persona.

Promova uma experiência especial e de qualidade

Produtos com embalagens especiais, são ideais para valorizar o seu conteúdo e criar uma experiência especial para a sua persona. Kits de maquiagem, embalagens sazonais com produtos de higiene, produtos naturais, e até mesmo combos para o setor institucional podem ser o diferencial que está faltando para o seu produto.

Não importa se o intuito seja atender uma campanha promocional de curta ou longa duração, ou quem sabe, a intenção seja vender um produto já conhecido pelo consumidor acompanhado de uma amostra de um novo produto da linha ou até mesmo campanhas em grandes escalas, as embalagens diferenciadas devem promover uma experiência especial e de qualidade para o cliente.

Isto encoraja consumidores a comprar pela marca novamente e os motiva a compartilhar suas experiências com os outros.

O melhor caminho para uma marca emergir e alcançar novos consumidores é encorajando seus clientes a compartilhar sua experiência com a marca com a sua rede de contatos.

Vídeos e fotos (por exemplo, um consumidor abrindo um novo produto) publicada serve como excelente boca a boca. Marcas emergentes precisam considerar a experiência do cliente ao criar a embalagem.

O que você quer que seu cliente veja primeiro? Como você quer que ele se lembre da experiência? Oferecendo uma embalagem diferenciada, as marcas criarão uma experiência especial para o seu cliente que irá compartilhar isso com os outros, mantendo seu cliente fiel e ainda conquistando novos!

Vantagens da embalagem promocional

Além de aumentar suas vendas, a embalagem diferenciada ou a embalagem promocional também traz outros benefícios, tais como:

  1. Os custos com o marketing serão reduzidos, pois a publicidade ou propaganda vai atingir vários produtos em um só anúncio;
  2. O consumidor adquire mais produtos, aproveitando possível vantagem no preço em comparação ao comprar os itens separadamente;
  3. Pode ser utilizada para acelerar a venda de produtos de saída mais lenta;
  4. Expõe seu produto para uma lista nova de “prospects“, reunindo, por exemplo, produtos de segmentos diferentes a fim de promover um novo produto;
  5. Aumenta a percepção de valor do seu produto para o consumidor.

A embalagem promocional pode impactar positivamente suas vendas, e também pode reduzir seus custos de marketing.

A ideia principal é criar embalagem promocional agrupando produtos e oferta-los a um preço menor se comparado com aquele que o consumidor pagaria se comprasse estes separadamente, o que na verdade, também cria a ideia na cabeça do seu consumidor de que ele realmente vai precisar daquele item adicional, que talvez, ele sequer pensaria se não fosse a embalagem agrupa-los lado a lado.

A embalagem promocional faz a sua persona comprar mais de um item, e ainda assim, ter a ideia de que está economizando.

Regras importantes para a embalagem promocional

  1. Sua embalagem promocional deve resolver um problema específico. Seus clientes somente irão comprar se isto resolver algum problema que eles têm ou preencher uma necessidade específica;
  2. Tem que fazer seu consumidor sentir-se poderoso, propiciando escolhas diferentes e opções com valor agregado, motivando-o a comprar mais escolhendo opções mais caras.
  3. Que os produtos adicionados na embalagem básica tenham baixo custo para você, mas agregam valor. Os adicionais precisam ser devidamente avaliados pois o incremento no preço precisa cobrir a margem para a embalagem.
  4. Se quiser lançar várias campanhas, crie embalagens promocionais diferentes, cada uma progressivamente mais cara e valiosa que a outra.

Coloque seus recursos para trabalhar

Há várias formas para incrementar ou criar uma embalagem completamente nova para o seu produto.  Não se esqueça também, que as embalagens diferenciadas e/ou promocionais promovem um aumento na percepção de valor do produto, e os consumidores vão querer compartilhar suas experiências especiais com os outros.

Se você não tem produtos suficientes para criar este tipo de embalagem, considere parcerias com outros fabricantes para agrupar produtos. Ou, se preferir, incremente o seu produto, com aquela embalagem que irá valorizá-lo ainda mais e chamar atenção do seu público nas prateleiras.

Softwares que ajudam você a simular o melhor design de embalagem para proteger e vender o seu produto; ferramentas que permitem você reusar o design do seu logo para criar imagens do seu produto em novas embalagens. Sites que permitem você criar embalagens que atendam às necessidades da sua marca, etc.

Terceirizar empresa especializada que possa inovar o seu produto e criar embalagens especiais, é uma ótima opção. O resultado final fará valer a pena, e seu produto saltará aos olhos do seu público alvo. 

Se optar por esta última, não deixe de considerar a Scuadra, uma empresa que atua no segmento de embalagem diferenciada e embalagem promocional, sempre focada em criar a melhor solução para valorizar o seu produto.

Saiba mais

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Sobre o autor

Scuadra

Scuadra

Embalagens personalizadas para empresas que tenham inovação em seu DNA.

4 comentários

    • Obrigada Ana! Estamos inovando para trazer soluções bacanas aos clientes! Que bom que está nos acompanhando!

  • É muito importante ter uma marca de destaque, principalmente com embalagens personalizadas como a Scuadra sabe fazer.

    • Gilmar, a ideia é essa. Uma embalagem personalizada pode destacar sua marca e incrementar ainda mais suas vendas! Se quiser compartilhar suas ideias, vamos adorar!

Deixar comentário.

Pin It on Pinterest

Share This