Soluções criativas

Saiba quais são os tipos de dobras de embalagens mais comuns

Scuadra
Escrito por Scuadra

A recepção de um produto no mercado, hoje em dia, vai muito além do certificado de qualidade que ele possui. A apresentação tornou-se parte essencial da venda, tornando a embalagem algo que contribui para elevar a experiência do cliente.

Com a evolução do e-commerce, o trânsito de produtos por meio postal ficou mais intensificado. As embalagens acompanham a onda e ficam cada dia mais elaboradas. Feitas para assegurar a integridade do produto em todo o trajeto, as dobras de uma embalagem vão definir o seu formato e sua resistência.

Para entender um pouco mais sobre as possibilidades que as dobras permitem nos novos conceitos de embalagem, acompanhe este post!

Dobras para sacolas de papel

Feitas para transportar produtos da loja até a casa, as sacolas de papel são perfeitas para o comércio de roupas, pequenos objetos de decoração e papelaria. Fabricadas com um papel de gramatura maior, as sacolas são resistentes e podem aguentar muito peso.

Estilo europeu

Muito comum nos shoppings brasileiros, este tipo de sacola conta com dobras simples: alongadas nas laterais, as dobras são direcionadas para a parte interna, fazendo um V de cada lado. A base retangular deve ter tamanho suficiente para comportar os objetos com equilíbrio.

As alças podem ser feitas de cordão, tecido ou mesmo de papel, desde que seja reforçado. Geralmente as alças são presas por um nó interno, passando pelos furos feitos por um furador de papel ou faca de corte.

Sacola triangular

Usada para transportar garrafas de vinho ou cosméticos cilíndricos, a sacola triangular possui o tamanho ideal para uma experiência confortável. Feita do mesmo material que o modelo europeu, esta sacola é menor e traz três dobras simples.

Sua base é triangular, contendo o espaço necessário para o produto, sem muitas sobras. As medidas justas evitam que o produto fique “sambando” dentro da embalagem, trazendo mais segurança.

Sacola-caixa de presente

Uma solução simples para combinar embalagem de transporte e presente, as sacolas-caixa são versáteis e modernas. A grande vantagem deste modelo é dispensar a necessidade de uma pequena caixa adicional à sacola, sendo uma opção sustentável.

A base da sacola-caixa é a mesma do estilo europeu, porém sem alça. Na parte de cima, a largura da base é dobrada para dentro, de modo a completar a embalagem formando uma caixa. O acabamento fica por conta da fita ou corda que são afixados às laterais e arrematam na parte de cima, de preferência com um belo laço.

Sacola inteira

Variação do estilo europeu, a sacola inteira é toda feita de papel, trazendo um buraco em cada lado do comprimento da sacola para encaixar as mãos na hora do transporte.

Embora traga as mesmas dobras do estilo europeu, esta sacola dispensa acabamento na parte de cima, sendo um modelo de preço bem atrativo para lojas comerciais.

Dobras para caixas de papel

As caixas de papel podem ser incorporadas em todo tipo de varejo, acompanhando as tendências do mercado em investir em soluções sustentáveis e bonitas. Confira os modelos mais utilizados.

Caixa simples

As caixas simples são feitas em duas partes: uma base, para guardar o objeto e uma tampa, que é fixada através do encaixe. As dobras são desenvolvidas a partir das medidas da base, cujas laterais são coladas uma na outra.

As caixas são adequadas para transportar volumes mais planos e estáveis, como roupas de cama, cadernos, porta-retratos. São uma combinação de simplicidade com praticidade, apresentando uma embalagem sem muitos detalhes mas bastante sofisticada.

Caixa triangular

Uma variação bastante inusitada de caixa, a triangular serve para o transporte e embalagem de objetos mais alongados. Seu corpo é feito por uma base retangular com quatro dobras, sendo  que uma face recebe duas partes de papel para reforço e acabamento.

O fechamento da caixa se dá com as extremidades coladas no formato triangular, trazendo um ar bastante moderno e inusitado. Este tipo de embalagem é indicado para objetos de design, canetas, sabonetes e outros pequenos utensílios.

Gaveta-caixa

Esta pequena caixa é uma variação do modelo simples, trazendo uma parte que funciona como uma gavetinha. Este estilo combina com objetos frágeis e delicados, como jóias, artigos para bebês, doces e bombons.

A parte externa é uma caixa simples com as dobras feitas a partir da base. Tem as laterais fechadas, exceto a face que servirá para a gaveta. A parte interna é a mesma da base da caixa simples, acrescentando um pedaço de fita na face exposta que serve como “puxador” para abrir a gaveta.

Fundos dobráveis

As caixas de fundo dobrável são uma alternativa para impressionar clientes e fornecedores. Com dobras um pouco mais complexas, apresentam em sua estrutura externa a forma de caixa, mostrando compartimentos assim que abertas.

As dobras neste tipo de caixa dependerão do número de compartimentos desejados. Em geral, são feitas em cima base retangular ou quadrada, elaborada a partir da estrutura da caixa simples. São embalagens ideais para transporte de objetos maleáveis, como tecidos, lingeries, e também kits de presente.

Caixa de lados angulares

Esta caixa é um objeto de face poligonal, que fica equilibrada com sua base maior, quadrada, em contato com a superfície plana. As dobras para elaborar esta embalagem são em geral bastante numerosas e triangulares, de modo a produzir a caixa com as faces angulares.

Embora muito bonita, serve a um número restrito de objetos, em geral de pequenas proporções e não quebráveis. Sua base geralmente deve ser retirada por uma faca de corte, pela quantidade de detalhes. Exige um nível mais avançado de conhecimento para sua produção.

Caixa-casa

Assemelhando-se ao formato de uma casa, esta caixa muito simpática agrada muito quando presenteia crianças e bebês. Sua base é feita com muitas dobras, porém o acabamento de fundo e fechamento é feito sem necessidade de aparas adicionais.

Flip box

Feita de quatro partes coladas, esta caixa também serve como um pequeno display, já que três de suas faces desconectam apresentando o produto com muita sofisticação. As dobras são simples, porém as quatro partes da caixa devem ser coladas.

A flip box traz uma base retangular e altura alongada. Quando fechada, parece uma caixa normal. Quando aberta, deixa grande parte do objeto à mostra, sem perder a estrutura de caixa. Ótima solução funcional!

Conhecendo um pouco mais sobre as dobras fica mais fácil reconhecer qual é a embalagem perfeita para o seu produto! Quer saber mais sobre embalagens? Então não deixe de assinar a nossa newsletter e não perca nenhum post!

Saiba mais

Sobre o autor

Scuadra

Scuadra

Embalagens personalizadas para empresas que tenham inovação em seu DNA.

Deixar comentário.

Pin It on Pinterest

Share This