Soluções criativas

7 tendências em embalagens para prestar atenção

tendências em embalagens
Scuadra
Escrito por Scuadra

Tendências são grandes incógnitas quando falamos de mercado. Algumas permanecem por anos e se tornam parte da cultura de consumo, enquanto outras duram apenas uma estação, indo embora tão rápido quanto chegaram.

Quando falamos de design e, mais especificamente, do design de embalagens, a tendência de trazer uma melhor experiência para o consumidor é uma daquelas que veio para ficar. Mas, dentro disso, existem diversas variáveis que vêm e vão.

No artigo de hoje, vamos falar de 7 tendências em embalagens que estão em alta para os próximos anos. Confira!

1. Invista no design simples

Regularmente, ressurge a tendência de voltar às embalagens simples. Para o ano de 2017, a ideia é minimizar os elementos presentes em uma embalagem.

Informações claras e concisas, que descrevam com objetividade o produto a ser vendido são a bola da vez. Essa ideia se baseia no fato de que, cada vez mais, consumidores necessitam de informações à mão, por não terem tempo de analisar a fundo cada produto, principalmente os mais básicos e essenciais.

Invista em um design simples e minimalista, mas que traga a atenção do seu cliente para o essencial, de modo que ele faça uma compra agradável e de maneira mais bem informada. Os rótulos e etiquetas dos produtos devem ser adequados ao design da embalagem.

2. Abuse das cores

Não é segredo para ninguém que trabalha com publicidade e marketing que as cores têm o poder de trazer à tona um universo de emoções, afetando assim as decisões de compra de um consumidor.

Por conta disso, escolher uma boa cor sempre foi uma das decisões mais importantes na hora de realizar o design de uma embalagem. De um tempo pra cá, vemos mais e mais produtos que são embalados com cores chamativas e brilhantes.

E a tendência atual é justamente essa. Não apenas é possível usar essas cores na sua embalagem principal, mas também aplicar uma variação em uma gama maior de produtos.

Um bom exemplo — e que está em alta há algum tempo — são as cápsulas de café expresso. O consumidor pode até não se lembrar dos complicados nomes de cada sabor, mas com certeza se recordará de uma embalagem verde ou laranja na hora de repor seu estoque.

3. Explore os padrões

Na hora de escolher formas, desenhos ou imagens para ilustrar sua embalagem, por que não focar em padrões? Usando-os em conjunto com as duas dicas anteriores, um padrão bonito e clean pode elevar o status do seu produto na prateleira.

Apesar de parecer uma ideia simples, a utilização de padrões pode ser muito informativa,  além de elegante. Você consegue se lembrar, pelo nome, dos diferentes tipos de massa na hora de comprar macarrão? Então, que tal utilizar um padrão com as formas de cada tipo na sua embalagem? Além de dar um toque artístico, certamente facilitará na hora da compra.

4. Impressione nas entregas

Um estudo anual sobre embalagens, feito pela Mintel Group Ltd., trouxe informações que nos dizem o quanto as empresas estão falhando em impressionar na hora de enviar produtos comprados online.

Para a empresa é essencial entender que todo o processo da compra online, que inclui o envio e termina nas mãos do cliente, é crucial para a experiência do consumidor. E isso deve ser levado muito a sério quando falamos do design de embalagens no setor de vendas web.

Para entender essa tendência, basta procurar por vídeos de unpacking no YouTube. Em primeiro lugar, uma embalagem bem-feita sempre será elogiada, fazendo com que a marca seja lembrada com mais facilidade. Além disso, tornar o processo de “descoberta” do produto em uma experiência agradável irá, sem dúvida, elevar o nível de satisfação do consumidor, podendo torná-lo um cliente fidelizado.

5. Inspire-se na cultura vintage

Vintage é um estilo que pode ser aplicado a uma infinidade de coisas. No dicionário, o significado não tem nada a ver com embalagens, moda ou cultura. Apenas significa um “ano de boa colheita vinícola”.

O que podemos chamar de cultura vintage, na verdade, é um estilo que remete a tudo o que envolvia a vida na primeira metade do século XX. Roupas da época, decoração, móveis etc. — uma infinidade de elementos antigos sobre os quais são realizadas releituras.

Para as embalagens, o uso de elementos vintage está ainda mais em alta. O design inspirado no que era comum na época pode, de certa maneira, trazer lembranças para quem viveu nesse período, bem como satisfazer a curiosidade dos mais novos.

Apesar disso, é preciso tomar cuidado para não exagerar. Para criar embalagens vintage atrativas, você deve ser capaz de equilibrar nostalgia e modernidade, já que, além de bonitas, devem ser funcionais.

6. Seja sustentável

Não é novidade que a demanda por produtos sustentáveis veio pra ficar já há alguns anos. Entretanto, quando falamos de embalagens, principalmente no Brasil, o esforço para ser ecologicamente amigável ainda é tímido.

Isso está mudando. Consumidores cada vez mais exigentes esperam de suas marcas uma postura realmente ecológica. E a embalagem tem um forte papel nisso. Por ser algo que, muitas vezes será descartado, utilizar materiais biodegradáveis ou reutilizáveis pode fazer a diferença na hora de escolher qual produto comprar.

Pensando na experiência do consumidor, desenvolver embalagens diferenciadas sustentáveis ou que tenham alguma utilidade após serem abertas pode ser uma ótima oportunidade para penetrar em mercados ecologicamente exigentes.

7. Utilize fontes customizadas

Existem muitos designers que adoram quando os clientes pedem algo mais artístico e manual. E isso é feito para que a embalagem apresente um efeito mais orgânico e natural, inclusive se valendo de imperfeições de linhas, letras e desenhos.

Como muitas das embalagens e marcas são feitas de maneira digital hoje em dia, apresentar para os consumidores algo customizado e manual é uma ótima maneira de se destacar.

E essa é uma forte tendência para 2017. Assim como a utilização de padrões, não necessariamente precisa haver um redesenho da identidade visual do seu negócio. Apenas uma diferenciação de uma linha de produtos para outra, por exemplo, já pode incluir designs que utilizem fontes customizadas.

Para abraçar novos mercados e conquistar mais clientes, sem dúvida é essencial prestar bastante atenção nas tendências em embalagens para os próximos anos. E saber utilizá-las para que se adequem bem ao seu produto é a chave para aproveitar tudo aquilo de bom que uma tendência traz para o mercado.

Gostou do artigo? Já utiliza alguma dessas tendências em embalagens nos seus produtos? Quer receber mais conteúdos como esse? É só assinar nossa newsletter para ficar por dentro em primeira mão!

Quer saber mais sobre embalagens? Clique aqui

Sobre o autor

Scuadra

Scuadra

Embalagens personalizadas para empresas que tenham inovação em seu DNA.

Deixar comentário.

Pin It on Pinterest

Share This