Marketing

Ações de marketing: pense global, aja local!

ações de marketing
Scuadra
Escrito por Scuadra

Ao elaborar uma estratégia de marketing para a sua empresa é fundamental ter uma visão ampla de mercado. Porém, as ações de marketing devem ser executadas com foco local e segmentado.

Ficou um pouco confuso em entender como isso funciona? Não se preocupe! Nesta postagem iremos explicar um pouco mais sobre esse conceito e como ele pode colaborar para alavancar suas vendas!

Planejando de modo global

Quando você cria um planejamento de ações de marketing, o ideal é aplicar uma visão global, considerando as características médias do público, o que possibilita que o plano possa ser executado em qualquer lugar do mundo.

A maioria das grandes empresas no passado já foram pequenas. O que as fez crescer, em tamanho e números, foi exatamente essa mentalidade macro — fator que possibilitou a captura de novos nichos de mercado, acompanhando o crescimento no consumo, gerando oportunidades de vendas e a realização de contatos no mercado internacional.

Para planejar suas atividades de forma global, você deve organizar esforços coletivos, realizar pesquisas sobre os mercados internacionais e domésticos, desenvolver novas parcerias e adquirir um suporte de serviços eficiente.

Agindo de modo local

Por mais que a sua estratégia tenha considerado fatores universais, isso não significa que fazendo sucesso em um determinado país, será efetiva em outro. É por essa razão que agir de modo local ganha destaque.

Nesse campo, você deve levar em conta os costumes e hábitos do local onde você planeja atuar e adequar sua estratégia de marketing especificamente para aquele lugar.

Por exemplo, a cadeia de fast food McDonald’s possui uma ação de marketing global, mas para atuarem em diversos países, tiveram que adequar as estratégias conforme a região para alcançarem o sucesso.

Dentre os diversos ajustes que fizeram para penetrar em novos mercados, podemos citar a unidade da Índia, onde não se vende carne de vaca, por ser um animal sagrado no país.

Outro exemplo é o lanche vegetariano McVeggie, muito consumido na Europa, que foi criado para fortalecer o relacionamento da marca com os clientes.

Ações de marketing no mundo online

Hoje, por meio da internet, uma empresa consegue alcançar qualquer pessoa no mundo. Fato potencializado, principalmente, pelas mídias sociais, como o Facebook e o Instagram, por exemplo.

É nesse contexto que, mais uma vez, a necessidade de adequar uma estratégia global para agir local se faz presente. Afinal, as mídias online potencializaram as campanhas de comunicação das marcas.

Por meio das ferramentas de publicidade online, como o Google AdWords e o Facebook Ads, é possível segmentar o público que você pretende impactar, gerando um conteúdo mais assertivo e personalizado.

Em resumo, sem a definição do seu público alvo, você não conseguirá planejar e muito menos agir. A principal função do marketing deve ser atingir o público na hora certa, com informação e linguagem adequada, visando bons resultados à sua empresa.

Gostou de nossa postagem sobre como planejar suas ações de marketing de maneira global e agir de maneira local? Siga nossa página no Facebook, nosso perfil no Twitter e fique por dentro de muitas outras informações como esta!

Quer saber mais? Acesse nosso site

Sobre o autor

Scuadra

Scuadra

Embalagens personalizadas para empresas que tenham inovação em seu DNA.

Deixar comentário.

Pin It on Pinterest

Share This