E-books

Existe conexão entre marketing e logística?

conexão entre marketing e logística
Scuadra
Escrito por Scuadra

Precisamos entender o fato de que a totalidade das empresas bem sucedida são dependentes da capacidade do seu departamento de marketing. Vender produtos é algo que é muito mais complicado do que parece à primeira vista. Isso já nos dá a ideia de que, de fato, existe conexão entre marketing e logística. Ambas se destacam como 2 disciplinas que estão interligadas.

Marketing e logística tem um impacto imenso na capacidade da empresa em cumprir ou não suas obrigações, da forma adequada.

Logística e marketing são operações de negócios complementares que permitem a empresa garantir que ela pode oferecer os produtos certos aos clientes certos no lugar certo. Para que fique clara esta conexão, é preciso entender qual a função de cada um destes dois departamentos.

Atribuições da logística

Logística é o planejamento, implementação, manutenção e considerações práticas envolvidas com a estratégia de um negócio, um produto ou um processo. Ao desenvolver um novo produto ou processo, o departamento de logística determina os recursos, tais como materiais e pessoal, que são necessários para criar o produto ou processo.

A logística é responsável desde o recebimento de mercadorias de fornecedores, acondicioná-los para venda, armazená-los e enviá-los para lojas ou cumprir pedidos on-line. 

Atribuições do marketing

  • Determinar que tipos de produtos ou serviços irão satisfazer os clientes;
  • Desenvolver as ideias para os produtos ou serviços desejados;
  • Identificar o mercado-alvo de uma empresa para cada produto ou serviço que ela projetar;
  • Decidir sobre um preço adequado para o produto ou serviço;  
  • Criar uma estratégia promocional e um canal de distribuição para o produto ou serviço.

A conexão entre marketing e logística

Não importa o quão barato ou bem projetado seus produtos são. Se você não pode levá-los aos consumidores em tempo hábil seu negócio nunca vai atingir seu potencial. Os consumidores esperam um serviço consistente e acesso confiável aos seus produtos. Se você não pode oferecer isso, eles vão se voltar para seus concorrentes.

Então, para ter um serviço consistente e confiável aos seus produtos, marketing e logística precisam estar conectados e trabalharem juntos. Cada qual na sua função.

Para você entender a importância desta conexão e colocar em prática no seu negócio, não deixe de ler o e-book “Manual da Integração marketing e logística”.

Acesse nosso e-book “Manual da Integração marketing e logística hoje mesmo. Você vai aprender inúmeros aspectos da relação entre marketing e logística:

  1. Como é a relação entre marketing e logística e como um influencia o outro;
  2. Funções do marketing;
  3. Funções da logística;
  4. A contribuição do marketing para os processos de logística;
  5. A importância da logística nas estratégias de marketing;
  6. A integração e a geração de valor;
  7. De que maneira a logística influencia e impacta nas estratégias de marketing de um negócio;
  8. Como o marketing e a logística, integrados, auxiliam na geração de valor empresarial.
Acesse agora o e-book gratuitamente

Sobre o autor

Scuadra

Scuadra

Embalagens personalizadas para empresas que tenham inovação em seu DNA.

Deixar comentário.

Pin It on Pinterest

Share This