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Marketing oculto ou invisível: como funciona?

marketing invisível
Scuadra
Escrito por Scuadra

O perfil dos consumidores mudou muito nos últimos tempos. Não há mais espaço para empresas que insistem em vendas forçadas, anúncios invasivos e interruptivos.

Com a internet, o público busca conhecimento. As pessoas procuram embasar suas decisões antes de tomá-las, seja com pesquisas, seja com opinião de consumidores. Em meio a essas mudanças, uma grande estratégia se demonstra: o marketing invisível.

Se você procura diferenciar o seu produto no mercado e elaborar estratégias para aumentar as vendas, o nosso post vai ajudar bastante. Vamos explicar o conceito do marketing invisível e as vantagens que podem ser conquistadas. Boa leitura!

O que é marketing invisível?

Você pode não saber exatamente o conceito, mas provavelmente já teve acesso ao marketing invisível, ou oculto, como também é conhecido. Sabe aquele filme ou novela em que o ator utiliza uma peça de roupa, carro ou acessórios de determinada marca? Pois é, essa não é uma ação tomada de forma aleatória.

Podemos entender o marketing invisível como uma estratégia para promover um produto ou serviço sem parecer um anúncio. É uma forma sutil de demonstrar um item aos consumidores e avaliar a resposta aproveitando as oportunidades do mercado.

Para deixar claro, vou usar um fato que aconteceu comigo. Há um tempo fui assistir ao filme O livro de Eli. De forma bem resumida, a história se passa em um mundo apocalíptico, onde o personagem principal carrega consigo um livro poderoso — a Bíblia — e tem de mantê-lo seguro.

Acontece que esse personagem usa, em todos os momentos, mochila e óculos da marca Oakley. Na época eu estava procurando uma mochila para comprar. Consegue imaginar qual foi a mochila que comprei, não é?

Quais são as vantagens?

É claro que, se o marketing invisível é capaz de aumentar as vendas, essa pode ser considerada a maior vantagem. Mas há outros benefícios por trás dessa estratégia. Vejamos:

  • testar a reação dos consumidores com novos produtos;

  • atrair a atenção dos usuários para a marca;

  • utilizar ideias de forma amigável;

  • aumentar a visibilidade da marca.

Como fazê-lo?

Agora que você já sabe o que é e conhece algumas vantagens dessa técnica, deve estar se perguntando como utilizá-la. Vamos dar algumas dicas:

1. Uso de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma excelente forma de passar conhecimento ao público. Os consumidores buscam informações para chegar até a decisão de compra.

Então, quando você disponibiliza esse conhecimento, com um blog, por exemplo, sua marca se torna uma referência no mercado e consegue atrair o público para vendas futuras, sem utilizar anúncios diretos.

Crie conteúdos relevantes para o seu público-alvo, invista em conhecimento.

2. Interações em grupos

Atualmente, há várias ferramentas que promovem a interação entre as pessoas. As redes sociais e aplicativos de mensagens são exemplos. Nessas interações há muita troca de informação — pessoas que buscam uma opinião sobre uma marca, conhecimento sobre um produto.

Participe dessas interações para atrair os potenciais clientes para um ambiente estratégico, como o site da empresa.

3. Postagem nas redes sociais

As redes sociais já têm um lugar de destaque nas estratégias das empresas. Isso é um fato. Elas criam grandes oportunidades, inclusive para interação em grupos, destacado no item anterior.

Elas podem ser usadas para promover o engajamento dos consumidores com a marca. Sem um pedido direto, você pode conseguir que um cliente dê sua opinião sobre um produto em sua página, influenciando na decisão de novos consumidores.

Esteja presente nas redes sociais, acompanhe e interaja com o seu público.

Vamos criar um marketing invisível?

Como vimos em nosso artigo, o marketing invisível é uma estratégia bastante interessante, que tem o objetivo de mostrar uma ideia ou produto sem parecer um anúncio, de forma bem amigável.

Essa técnica é bastante utilizada pelas empresas e está presente no nosso dia a dia. Os benefícios dessa utilização vão desde o aumento das vendas até testes de aceitação do público.

Para criar boas campanhas, invista em marketing de conteúdo, promova e participe de interações em grupos e seja ativo nas redes sociais. Com essas ações você conquistará bons resultados.

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