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Estratégias de marketing que você pode aprender com os clubes de assinatura

clube de assinaturas
Scuadra
Escrito por Scuadra

Quem não ama a sensação de ver uma encomenda especial para você na porta da sua casa? Enquanto que as correspondências que chegam, na sua maioria, são contas para pagar ou mala direta de empresas, uma caixa personalizada na sua porta normalmente significa um presente. Por trás destas caixas, há estratégias de marketing que você pode aprender com os clubes de assinatura.

A popularidade das caixas de assinatura tem permitido a milhares de clientes desfrutar desta alegria de consumismo. Isto pode acontecer, mensalmente, trimestralmente ou até mesmo quinzenalmente.

Caixas de assinatura são a melhor maneira para os consumidores desfrutarem de produtos. As caixas são entregues em determinada programação, cheia de produtos que o cliente está interessado. Geralmente têm algum elemento de surpresa, o que torna o recebimento uma experiência agradável.

Parece haver uma caixa de assinatura para cada categoria de consumidor:

  •  Alimentos;
  • Produtos cosméticos;
  • Para apreciadores de vinhos;
  • Para quem gosta de um bom livro;
  • Para quem gosta de moda;
  • suprimentos para animais de estimação, entre outros.

A diversidade das caixas disponíveis atende a todos os gostos. No entanto, nem todas as empresas têm o interesse ou a capacidade de expandir o seu negócio para clubes de assinatura. Isso coloca uma pergunta: O que podemos aprender com o sucesso das caixas de assinatura?

Para responder a essa pergunta, nós compilamos cinco estratégias de marketing. Estas estratégias podem ser utilizadas por fabricantes e profissionais de marketing para promover seus negócios, em qualquer segmento.

Surpreender o cliente, positivamente

Clientes que assinam clubes de assinatura tem uma ideia genérica sobre que tipo de produtos eles receberão. Por exemplo, um membro de uma assinatura sabe que mensalmente ele receberá uma camiseta, algum tipo de acessório e um item novo no mercado.

Contudo, todo mês há um elemento surpresa. Os produtos que realmente irão fazer a caixa surpreender no recebimento. Isto significa que no nosso exemplo, o assinante não sabe que neste mês a camiseta terá um tema de história em quadrinhos ou que o acessório será um par de óculos de sol.

Enquanto a surpresa sobre o que estará dentro da caixa faz parte da diversão, clubes de assinatura podem perder rapidamente seus assinantes caso coloquem produtos aleatoriamente e enviem cegamente para os clientes. Para evitar isto, a maioria das empresas de assinatura utilizam um questionário quando os clientes criam suas contas.

Glambox, por exemplo, pergunta aos assinantes sobre cor e problemas de pele, tipo e cor dos cabelos, etc. Isto permite enviar produtos específicos para os assinantes, que receberão itens adequados às suas necessidades. O mesmo ocorre com assinaturas de alimentos saudáveis, produtos para bebê, e assim por diante. Sempre com perguntas específicas de cada segmento.

O objetivo destes questionários é compreender a base de consumidores da empresa. Enquanto os usuários de caixa de assinatura desfrutam de surpresas, eles ainda querem que sejam enviados produtos que são de seus interesses. Eles também esperam receber a mesma qualidade de produto mês para mês, mesmo quando o conteúdo muda.

Com a quantidade de marketing que é jogado em um cliente em uma base diária, ser memorável e divertido faz toda a diferença. No entanto, é importante manter a qualidade que esteja em linha com a proposta de valor de sua empresa.

Amostras permitem consumidores conhecer seu produto

Quem já fez compras em um supermercado ou perfumaria pode falar sobre o poder de amostras. Às vezes, a única coisa que falta para que um perfume ou creme facial seja colocado na sua cesta de compras é uma cara amigável que oferece uma amostra do produto para você.

Clubes de assinatura como a Glambox capitaliza sobre a ideia de que as amostras podem levar a uma compra maior. Enquanto as caixas fornecem alguns itens em tamanhos reduzidos, os assinantes podem comprar versões de tamanho completo dos produtos. Esta é a jogada certa para que vários fornecedores fiquem interessados em estabelecer parcerias e fornecer, gratuitamente, para a Glambox.

As vantagens das amostras grátis devem ser bem exploradas pois todos ganham: os fornecedores, o clube de assinatura e, é claro, os assinantes.

Personalizar o seu conteúdo

Os clientes apreciam sentir conexão com sua marca. Uma maneira de criar esta conexão é criar conteúdo específico e individual para cada cliente.

Por exemplo, o clube de assinatura Glambox traz mensalmente um tema que remete a certos tipos de produto. Temas como “Supermulheres”, cuja ideia é que toda mulher tem uma super-heroína dentro de si ou Glamstar (para se tornar uma grande estrela!) já foram contemplados.

Dentro deste tema, há por volta de 12 produtos. De seis a oito produtos que a assinante recebe são baseados nas respostas daquele questionário sobre o perfil do cliente. É, portanto, improvável que duas mulheres, ambas assinantes da Glambox, com perfis e gostos diferentes, recebam conteúdos idênticos dentro da caixa.

Este elemento de personalização permite que os clientes se sintam num relacionamento mais íntimo com a empresa. O mesmo não aconteceria caso eles recebessem uma caixa padrão enviada a todos os assinantes.

Os profissionais de marketing precisam aplicar a personalização em suas estratégias de marketing, inclusive na embalagem. É muito importante o cliente se sentir valorizado! 

Estar presente nas redes sociais

Assim como a personalização permite que os clientes se sintam conectados à sua marca, o envolvimento com eles nas mídias sociais tem o mesmo efeito.

Plataformas de mídia social como o Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram incentivam conversas em torno de seu produto e permitem que os diálogos aconteçam entre você e seus clientes.

Mesmo se os seguidores não são clientes, ter uma presença de mídia social mantém a sua empresa visível e na frente das mentes dos clientes. Criar contas de mídia social para sua empresa pode ser uma maneira barata de permanecer relevante com os clientes. Ela permite criar oportunidades para diálogos orgânicos em torno de sua marca.

Também não pode ser esquecido que o YouTube, tem inúmeros influenciadores de opiniões que são bastante ativos nesta plataforma.  É interessante que eles tenham acesso às caixas de assinaturas para, se quiserem, fazerem vídeos comentando e indicando para quem os assistem.

Permitir interação com a marca fora das redes sociais

Tão importante quanto a mídia social, também é importante fornecer canais para o engajamento do cliente separados dessas plataformas.

Esta estratégia é uma mistura das duas estratégias anteriores: clientes apreciam interações personalizadas com sua marca. Uma boa maneira de fazer isto é disponibilizar, por exemplo, especialistas que possam esclarecer dúvidas com seus assinantes. Um estilista em contato com os assinantes de uma caixa “fashion” seria perfeito! Para dar dicas de diferentes opções de “looks” ou mesmo esclarecer dúvidas específicas de cada assinante é um ótimo caminho para a interação.

Esta forma de diálogo é bastante enriquecedora tanto para a marca quanto para o assinante, mantendo-os envolvidos e conectados. Um post no  MarketingExperiments  postou conteúdo que ressaltou o valor dos comentários dos clientes, bem como quanto as revisões de consumidores de peso têm no processo de compra. Uma maneira de incentivar comentários positivos do cliente é permitir que os clientes tenham um relacionamento direto e real com alguém associado com sua marca.

Esta estratégia de marketing certamente pode ser aplicada para qualquer ramo de negócio. 

E você, tem alguma estratégia de marketing que seja comum tanto para clubes de assinatura quanto para outros segmentos de negócio? Deixe seu comentário.

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