Livre-se da mentalidade “nós sempre fizemos desta forma” e analise se a embalagem do seu produto é o mais eficiente possível. Abaixo trazemos 8 maneiras infalíveis para reduzir os custos de embalagem!
Priorizar Pesquisa e Desenvolvimento
Uma caixa é uma caixa, certo? Errado! Nem todas as embalagens são iguais. Dedique tempo para pesquisar e testar várias opções de design e material. A embalagem deve ser eficientemente projetada, mas suficientemente forte para sobreviver a várias viagens (ar, mar, ferrovia, estrada) antes de chegar ao destino final. Isso fará você evitar muitas dores de cabeça, tais como: Bens danificados, clientes infelizes, redesenhar embalagens e terceirização de novos materiais.
Fatores a considerar:
- Custo total dos materiais
- Prova de violação;
- Durabilidade para o transporte;
- Facilidade de manuseio;
- Estética;
- Regulamentos governamentais.
Identificar custos necessários x desnecessários
Detalhe os custos para determinar se a embalagem que você está usando (ou o projeto que você está considerando) é a melhor solução para o seu produto. Que elementos são necessários para o desempenho, e que são puramente estéticos? Algumas características de projeto são realmente mais caras do que seu verdadeiro valor agregado?
Aponte os elementos que podem ser melhorados ou eliminados completamente. Então você pode alocar o dinheiro onde ele conta (onde o valor é adicionado). Considere todos os fatores e classifique cada um por custo e valor adicionado.
Fatores a considerar:
- Você precisa de uma caixa interior e de uma caixa exterior?
- Todas as informações impressas na caixa são necessárias? Limite apenas a informações vitais.
- A impressão a cores vale o custo? Preto e branco podem fazer dar conta do recado.
- Será que a embalagem precisa de uma janela de visualização clara, ou uma foto na caixa seria suficiente?
- Cada caixa precisa de um rótulo, ou essas informações podem ser impressas diretamente na caixa?
Pensar grande/embalagem pequena
Menos embalagem = custos de material mais baixos! Calcule as dimensões e força necessárias para sua embalagem. Você não precisa de material de embalagem pesados para algo leve, a menos que seja extremamente frágil. Seja cauteloso sem ser excessivo. Quanta fita essa caixa realmente precisa? Seu foco principal deve ser proteger o produto dentro.
Repensar sua embalagem é um modo de economizar dinheiro em bens danificados, retrabalho do produto e retorno do cliente. Outro exemplo de materiais reduzidos sem comprometer a durabilidade é o novo conceito das garrafas plásticas de água, que agora usam cerca de 20% menos plástico do que antes.
Fatores a considerar:
- Dimensões da caixa interior
- Dimensões da caixa exterior
- Cartonagem necessária
- Configuração de empilhamento de cartão no palete
- Configuração de carregamento de contêiner
- Recipiente para esteiras necessário (se houver)
Reduza o peso
Opte por materiais de embalagem leve sempre que possível. Isso irá melhorar a facilidade de manuseio e (mais provável) reduzir os custos de transporte. Mas não se esqueça do peso dimensional (volumétrico), a quantidade de espaço que um pacote ocupa em relação ao seu peso real.
Só porque o produto é leve não significa automaticamente que será mais barato o envio do que os produtos mais pesados.
Teste sempre
Pense em como seu produto será enviado e manuseado. Será que vai passar 5 semanas em um container? Estará sujeito a altas temperaturas? Testar corretamente e fazer melhorias contínuas para melhorar o desempenho economizará dinheiro no longo prazo.
Fatores a considerar:
- Pressão de empilhamento
- Vibração
- Impactos
- Mudanças climáticas
Repensar o jeito que você compra
Encomendar embalagens em lotes menores se você estiver tentando manter o estoque “clean”. Isso reduzirá o estoque excessivo ou obsoleto, especialmente se sua empresa planejar mudar de marca ou mudar projetos de arte em um futuro próximo.
Há empresas que aceitam encomendas em quantidades inferiores, principalmente em relação à rótulos e etiquetas. Com a tecnologia digital, hoje é possível encomendar uma quantidade reduzida de rótulos e etiquetas, o que evita desperdício. Isso vale também, para uma tiragem promocional ou edição limitada do seu produto.
Ou você pode ir na direção oposta e pedir o seu fornecedor de embalagens para quebra de preços para a compra a granel. Muitas empresas de impressão oferecem descontos de alto volume, mas não o anunciam. Não faz mal perguntar, especialmente quando há potencial de redução de custos.
Optar pelo “verde”
Vamos concordar! Optar pelas opções sustentáveis, além de ajudar na proteção ambiental, os consumidores adoram! Usando materiais reciclados em sua embalagem é geralmente menos caro do que usar material virgem. Faça uma pesquisa, compare e faça sua embalagem diferente.
Os consumidores estão cada vez mais apaixonados pela sustentabilidade e muitas vezes estão mais dispostos a apoiar empresas ecológicas. Crie embalagem que seja fácil para os consumidores desmontar para reciclagem. Este tipo de embalagem pode ser usada com estratégia para alavancar suas vendas.
Alguns países (incluindo Alemanha e Inglaterra) estabeleceram regulamentações estritas sobre resíduos de produtos de consumo, e os EUA provavelmente seguirão o exemplo no futuro próximo. Então, adiante-se neste conceito, pois esta preocupação também afeta o nosso país.
Escolher materiais sustentáveis
Opte por embalagens mais ecológicas. Esqueça embalagens de bolha! Papel é uma alternativa melhor. Evite usar aquelas inserções de isopor que, possuem opções de reciclagem limitadas e a maioria acabe em aterros sanitários.
Terceirizar serviços de manuseio e embalagem
A terceirização pode ser uma decisão difícil para as empresas que fazem todo o trabalho de manuseio e embalagens “in-house”. Para as empresas que tem um produto novo e ainda está na fase de consideração, optar em terceirizar é uma solução que vale a pena priorizar. Em ambos os casos, a terceirização é uma solução bastante atraente, desde que feita com a empresa certa.
É importante que a empresa escolhida tenha alguns predicados específicos, para garantir vantagens nessa terceirização. Um conjunto de fatores pode tornar possível a redução de custos ao mesmo tempo que otimiza a embalagem.
Conclusão
À medida que novas tecnologias são desenvolvidas e novos produtos se tornam disponíveis, atualize sua embalagem. Entre na mentalidade de que esta é uma área para melhoria contínua. Procure revisar seus projetos de embalagem periodicamente, para identificar áreas de melhoria e oportunidades de redução de custos. O truque é não comprometer o desempenho de sua embalagem para economizar alguns reais!
O desempenho deve ser sempre a sua prioridade número um. Então, não deixe de considerar contratar empresa especializada em soluções para embalagens diferenciadas. Se você tem dúvidas, entre em contato com nossa equipe hoje mesmo, que terá o maior prazer em desenvolver a solução de embalagem certa para o seu produto.
Com tecnologia de ponta, a Scuadra acompanha as tendências que podem ajudar você a melhorar a embalagem do seu produto. Começando com a concepção e design, com atenção voltada no custo, proteção, apelo do consumidor, segurança, vida útil do produto, requisitos de merchandising e metas de branding. Mantemos seus custos na linha e benefícios elevados, sem sacrificar as vantagens de marketing. Sua embalagem. Diferente.