Não há como fugir do fato de que a grande maioria das embalagens para alimentos congelados ficam escondidas atrás dos vidros condensados e embaçados nos corredores de congelados dos supermercados.
Isto não deveria acontecer, já que o segmento de alimentos congelados está em alta, ganhando mais espaço na mesa dos brasileiros. As marcas inovaram os ingredientes, porém, deixaram de inovar no design de suas embalagens para alimentos.
É exatamente sobre isto o tema do nosso post de hoje. Com certeza, está na hora das marcas elevarem o nível do design das embalagens, trazendo um pouco de calor e charme para este setor. Vamos entender a importância do segmento de alimentos congelados no mercado atual bem como as a previsões para os próximos anos. Será que as embalagens para este nicho de mercado estão acompanhando o mesmo ritmo?
O cenário do setor de alimentos congelados
Uma pesquisa chamada Consumer Watch Express Shopper, da Kantar Worldpanel, revelou que 61% dos brasileiros consomem pratos congelados. Em tempos de crise, os consumidores vão atrás de refeições que prometem sabor, praticidade e conveniência. Outros querem aperitivos para consumir enquanto se divertem em casa com amigos e familiares.
O consumo de alimentos congelados cresceu também em virtude de mudanças comportamentais da população. Vários fatores influenciaram o aumento no consumo de comidas congeladas, entre eles, podemos citar:
- o aumento das mulheres no mercado de trabalho;
- a procura por alimentos mais saudáveis;
- o aumento do número de pessoas que moram sozinhas;
- busca por conveniência e praticidade;
- comer fora, em restaurantes, custa caro.
Aliás, “conveniência e praticidade”, é algo que o consumidor tem buscado ao optar por alimentos congelados. A pesquisa Nacional Fiesp/Ibope Brasil Food Trends 2020 mostra que esta é a razão de 34% de consumidores brasileiros de alimentos, que se dividem igualmente entre as classes sociais A, B e C. Estes consumidores levam uma vida corrida, trabalham em tempo integral e dispõem de pouco tempo para cuidar da casa, dos filhos e da alimentação da família.
Veja que a tendência indica um único caminho: o aumento do consumo de alimentos que requerem menos tempo e menos dificuldade para preparo. As embalagens deverão ser fáceis de abrir e fechar, que permitam o consumo para comer em trânsito, sem a utilização de utensílios. Então, o momento é agora! Inovar é preciso, caso você queira que o seu produto faça parte do dia a dia do seu consumidor.
O papel das embalagens no setor de congelados
Ao caminhar pelo setor de congelados do supermercado vemos uma infinidade de embalagens iguais. Elas se diferem nas cores, logos, e “imagens meramente ilustrativas”, porém, não se destacam no freezer, não chamando a atenção do consumidor.
É bem verdade que há inúmeras inovações em termos de ingredientes saudáveis, produtos com redução de sódio ou carnes orgânicas, sem uso de antibióticos ou hormônios no processo de produção. Porém é essencial que a qualidade e sabores do produto, sejam claramente comunicadas e sinalizadas. E a embalagem é a ferramenta certa para isto.
Então, por que não inovar nas embalagens? Lembre-se que, a maior parte dos consumidores não gastam muito tempo nos corredores gelados dos supermercados. Eles são espaços frios e não convidativos, fazendo com que o consumidor abra poucas portas para encontrar o que estão procurando.
Há vários mecanismos que os supermercados e pontos de vendas poderiam fazer para ajudar no engajamento dos consumidores. Melhorar a luminosidade ou até mesmo tornar este setor mais agradável. Mas as marcas têm pouco controle sobre isso, então, é com as embalagens que o fabricante realmente vai fazer o seu produto se destacar.
Inovação das embalagens
Você deve estar se perguntando: Como inovar e se destacar neste mercado? A resposta é simples: procurando aliviar “as dores do consumidor”, ou seja, trazendo soluções para o seu público alvo. Você deve pensar qual é a expectativa do consumidor ao comprar o seu produto congelado. Ele está procurando somente uma refeição gostosa e saudável ou quer praticidade e facilidade? Ele quer uma refeição mais elaborada, mas não tem tempo para prepara-la sozinho?
Estes pontos te ajudarão a definir exatamente como sua embalagem deve ser. Onde você pode inovar e fazer com que o consumidor perceba que o seu produto atende as expectativas dele.
A mudança no estilo de vida do consumidor para os próximos anos é elemento essencial para inovar as embalagens de alimentos congelados. A tendência para o setor de embalagens para alimentos é inovar na mesma proporção que se inovam os ingredientes e se alteram a expectativas dos consumidores.
Conforme a pesquisa já mencionada realizada pela Fiesp/Ibope Brasil Food Trends 2020, o setor de congelados prevê um incremento no consumo destes produtos. Então, que tal você se preparar, alinhando-se nestas tendências e inovar a embalagem do seu produto congelado? Não fique para trás. Sua marca já possui uma linha de alimentos congelados? Então, por que não trazer mais charme e acima de tudo, praticidade para suas embalagens?
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