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As embalagens para alimentos congelados precisam inovar

Scuadra
Escrito por Scuadra

Não há como fugir do fato de que a grande maioria das embalagens para alimentos congelados ficam escondidas atrás dos vidros condensados e embaçados nos corredores de congelados dos supermercados. 

Isto não deveria acontecer, já que o segmento de alimentos congelados está em alta, ganhando mais espaço na mesa dos brasileiros. As marcas inovaram os ingredientes, porém, deixaram de inovar no design de suas embalagens para alimentos.

É exatamente sobre isto o tema do nosso post de hoje. Com certeza, está na hora das marcas elevarem o nível do design das embalagens, trazendo um pouco de calor e charme para este setor. Vamos entender a importância do segmento de alimentos congelados no mercado atual bem como as a previsões para os próximos anos. Será que as embalagens para este nicho de mercado estão acompanhando o mesmo ritmo? 

O cenário do setor de alimentos congelados

Uma pesquisa chamada Consumer Watch Express Shopper, da Kantar Worldpanel, revelou que 61% dos brasileiros consomem pratos congelados. Em tempos de crise, os consumidores vão atrás de refeições que prometem sabor, praticidade e conveniência. Outros querem aperitivos para consumir enquanto se divertem em casa com amigos e familiares.

O consumo de alimentos congelados cresceu também em virtude de mudanças comportamentais da população. Vários fatores influenciaram o aumento no consumo de comidas congeladas, entre eles, podemos citar:

  1. o aumento das mulheres no mercado de trabalho;
  2. a procura por alimentos mais saudáveis;
  3. o aumento do número de pessoas que moram sozinhas;
  4. busca por conveniência e praticidade;
  5. comer fora, em restaurantes, custa caro.

Aliás, “conveniência e praticidade”, é algo que o consumidor tem buscado ao optar por alimentos congelados. A pesquisa Nacional Fiesp/Ibope Brasil Food Trends 2020 mostra que esta é a razão de 34% de consumidores brasileiros de alimentos, que se dividem igualmente entre as classes sociais A, B e C. Estes consumidores levam uma vida corrida, trabalham em tempo integral e dispõem de pouco tempo para cuidar da casa, dos filhos e da alimentação da família.

Veja que a tendência indica um único caminho: o aumento do consumo de alimentos que requerem menos tempo e menos dificuldade para preparo. As embalagens deverão ser fáceis de abrir e fechar, que permitam o consumo para comer em trânsito, sem a utilização de utensílios. Então, o momento é agora! Inovar é preciso, caso você queira que o seu produto faça parte do dia a dia do seu consumidor.

 

O papel das embalagens no setor de congelados

Ao caminhar pelo setor de congelados do supermercado vemos uma infinidade de embalagens iguais. Elas se diferem nas cores, logos, e “imagens meramente ilustrativas”, porém, não se destacam no freezer, não chamando a atenção do consumidor. 

É bem verdade que há inúmeras inovações em termos de ingredientes saudáveis, produtos com redução de sódio ou carnes orgânicas, sem uso de antibióticos ou hormônios no processo de produção. Porém é essencial que a qualidade e sabores do produto, sejam claramente comunicadas e sinalizadas. E a embalagem é a ferramenta certa para isto.

Então, por que não inovar nas embalagens? Lembre-se que, a maior parte dos consumidores não gastam muito tempo nos corredores gelados dos supermercados.  Eles são espaços frios e não convidativos, fazendo com que o consumidor abra poucas portas para encontrar o que estão procurando.

Há vários mecanismos que os supermercados e pontos de vendas poderiam fazer para ajudar no engajamento dos consumidores. Melhorar a luminosidade ou até mesmo tornar este setor mais agradável. Mas as marcas têm pouco controle sobre isso, então, é com as embalagens que o fabricante realmente vai fazer o seu produto se destacar.

Inovação das embalagens

Você deve estar se perguntando: Como inovar e se destacar neste mercado? A resposta é simples: procurando aliviar “as dores do consumidor”, ou seja, trazendo soluções para o seu público alvo. Você deve pensar qual é a expectativa do consumidor ao comprar o seu produto congelado. Ele está procurando somente uma refeição gostosa e saudável ou quer praticidade e facilidade? Ele quer uma refeição mais elaborada, mas não tem tempo para prepara-la sozinho? 

Estes pontos te ajudarão a definir exatamente como sua embalagem deve ser. Onde você pode inovar e fazer com que o consumidor perceba que o seu produto atende as expectativas dele.

A mudança no estilo de vida do consumidor para os próximos anos é elemento essencial para inovar as embalagens de alimentos congelados. A tendência para o setor de embalagens para alimentos é inovar na mesma proporção que se inovam os ingredientes e se alteram a expectativas dos consumidores.

Conforme a pesquisa já mencionada realizada pela Fiesp/Ibope Brasil Food Trends 2020, o setor de congelados prevê um incremento no consumo destes produtos. Então, que tal você se preparar, alinhando-se nestas tendências e inovar a embalagem do seu produto congelado? Não fique para trás. Sua marca já possui uma linha de alimentos congelados? Então, por que não trazer mais charme e acima de tudo, praticidade para suas embalagens?

Inove com a Scuadra

Independente da sua necessidade, quer seja desenvolver uma embalagem nova para o seu produto ou apenas inová-la com mais praticidade, a Scuadra terá o maior prazer em ajudá-lo. 

Se você está convencido que o seu produto merece uma embalagem diferenciada, a Scuadra tem a solução certa que você está procurando. Oferecemos embalagem Scuadra In Box®, inovadora no mercado, com sistema de fechamento exclusivo e patenteado. Própria para o acondicionamento de alimentos secos ou líquidos, quentes ou frios, nossa embalagem certamente será perfeita para o seu produto.

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