Marketing

Estratégias de marketing: como fazer uma Brand Persona?

brand persona
Scuadra
Escrito por Scuadra

O processo de criação de uma marca passa por muitas etapas para que as estratégias de marketing sejam eficientes e tenham o efeito desejado: alcançar o público-alvo com sua comunicação e gerar mais vendas. Para isso, é importante que se desenvolva uma brand persona que funcionará como conector da sua marca com o público-alvo.

Então, para sanar as suas principais dúvidas e para que você possa entender em que consiste esse trabalho, sua importância e como definir a brand persona, criamos este artigo.

Confira!

O que é brand persona?

Brand persona é a estruturação de uma forma de linguagem da marca, como se ela representasse uma pessoa única, com um determinado posicionamento e uma maneira de se comunicar. Com essa definição, a marca passa a se relacionar com o público de forma mais humana, real e natural.

Qual a diferença entre brand persona e buyer persona?

É muito comum que algumas pessoas confundam os conceitos de brand persona e buyer persona. Enquanto brand persona é uma estruturação da marca no seu modo de posicionamento e comunicação, a buyer persona trata da personificação do cliente ideal da empresa.

Para definir a buyer persona, a marca deve fazer uma pesquisa fundamentada com seu público-alvo, procurando padrões de comportamento e características deste.

Por que é importante criar uma brand persona?

Com o mundo cada dia mais conectado à internet, relacionar-se com os seus clientes de forma humanizada passa a ser fundamental para diminuir as distâncias, estreitar laços e manter uma comunicação clara e segura.

A criação de uma brand persona dentro das suas estratégias de marketing passa a ser fundamental para aprimorar a experiência do cliente. Como exemplo, vamos pensar na Chilli Beans, a maior empresa de óculos de sol da América Latina.

A Chilli Beans tem uma maneira única de se comunicar e interagir com o seu público. O público-alvo da empresa é jovem, despojado e tem interesse em itens diferenciados. Sabendo disso, se a empresa mantivesse uma comunicação formal, é certo que ela não teria o sucesso que já alcançou.

Esse exemplo é uma prova de que, quando a marca se relaciona com seus clientes de forma humanizada, a aceitação do público e a transmissão da identidade se fortalecem. Como resultado, a empresa consegue criar embaixadores do seu negócio, aumentando seus lucros e buscando uma posição de referência no mercado.

Como desenvolver uma brand persona?

O desenvolvimento de uma brand persona é mais fácil do que parece, mas precisa de muita atenção, pois essa construção acompanhará a marca durante toda a sua trajetória.

A principal dica é olhar para dentro, entender como a marca foi estruturada e, então, projetar tudo isso em um estereótipo humanizado que faça sentido para o público de interesse. Para que fique claro como estruturar a brand persona, vamos mostrar alguns pontos principais que devem ser seguidos.

Acompanhe!

Estabeleça os pilares da marca

Os pilares da marca são os termos — como as palavras-chave — que sempre devem estar em sintonia com as ações da empresa. Esses termos devem ser considerados em todas as estratégias, seja na criação da logo, na elaboração de conteúdos relevantes, nas embalagens dos produtos, na comunicação e no posicionamento da empresa.

Defina a essência da marca

A essência da marca é o que a define. Normalmente, a essência é declarada em duas ou três palavras. Sempre que seus clientes pensarem na marca, eles devem lembrar de sua essência.

A Disney, por exemplo, é uma marca que tem como público-alvo as famílias. Ela oferece diversão para as pessoas. A sua essência é definida em três palavras: diversão, família e entretenimento.

Outro exemplo é a Starbucks. Muito além de servir deliciosos cafés, a essência da marca está em premiar momentos diários. Ela foca em usar cada interação com os clientes para criar um momento único.

Determine a sua missão

A missão é a base para definir a brand persona. Determinar a missão consiste em declarar qual é o objetivo da empresa, sua razão de ser. Quando a empresa define sua missão, todas as estratégias — de todos os seus setores — ganham um direcionamento, permitindo verificar se as ações estão aproximando a empresa dos seus objetivos.

Faça uma análise interna

Baseado em seu posicionamento, na sua missão e nos seus valores, você desenvolverá o tom de voz dessa persona. Afinal, ela precisa ser coerente com tudo o que o seu cliente diz e busca. Como uma pessoa real, sua persona precisa ter emoções, ideias próprias e evoluir conforme o tempo.

Escute o que seu cliente tem a dizer

Durante o processo de criação dessa persona, também é muito importante entender o que seu cliente tem a dizer, o que ele espera da sua marca e como ele enxerga esse relacionamento. Para executar essas tarefas, é importante trabalhar com pesquisas de mercado.

Uma vez que essa brand persona será criada para estreitar o relacionamento com os clientes, é muito importante que ela fale a mesma língua que eles para que a comunicação seja eficiente. Lembre-se: as pessoas têm uma forte tendência a comprar de marcas que se envolvem emocionalmente e que estão presentes diariamente em suas vidas.

Quais são os exemplos de empresas com uma boa definição de brand persona?

Neste artigo nós já mostramos alguns exemplos de marcas que seguem a sua brand persona — como a Chilli Beans, Disney e Starbucks. Veja outros exemplos:

Magazine Luiza

A Magazine Luiza é uma das maiores varejistas do mercado brasileiro. Sua fundadora, Luiza Trajano, junto com toda a sua equipe, conseguiu estruturar bem o seu negócio e deixar bem clara a identidade de sua marca.

Em diversas propagandas, no site ou nos pontos de vendas, é fácil encontrar a frase: “Vem ser feliz” como a essência da marca. Além disso, a empresa, pensando que os consumidores tendem a interagir mais com marcas que se mostram humanizadas, criaram a Lu, uma assistente virtual que remete à fundadora.

A Lu interage com o público tirando as dúvidas na loja virtual, de maneira simpática e educada. Nos comerciais de televisão, ela sempre se coloca à disposição de seus clientes para solucionar seus problemas. Essa inteligente estratégia tem dado muito certo, trazendo bons resultados para a organização.

Ponto Frio

Outra empresa do ramo de varejo que utiliza bem as estratégias de brand persona é o Ponto Frio. A empresa coloca toda a sua identidade na imagem de um pinguim. Esse elemento interage com os consumidores nas redes sociais tirando as dúvidas e ajuda-os a solucionar os problemas.

Vamos criar a brand persona da sua marca?

Como vimos em nosso artigo, a criação de uma brand persona bem estruturada fará toda a diferença na empresa. Cada estratégia tomada, independentemente do setor, deverá seguir a identidade da marca, como ela se posiciona e se comunica com seus consumidores.

Com a definição da forma de comunicação você permite que sua empresa gere melhores resultados, tenha relacionamentos mais fortes e próximos com seus clientes, gerando maior engajamento, obtendo embaixadores da marca e aumentando as vendas e a lucratividade do negócio.

Gostou do nosso artigo sobre a brand persona? Então compartilhe-o em suas redes sociais e disponibilize esse conhecimento aos seus amigos!

Saiba mais

Sobre o autor

Scuadra

Scuadra

Embalagens personalizadas para empresas que tenham inovação em seu DNA.

Deixar comentário.

Pin It on Pinterest

Share This