Planejamento

Afinal, o que é logística reversa?

Logística reversa
Scuadra
Escrito por Scuadra

A ideia de otimização de processos e redução de gastos está presente em toda empresa que tenha planejamento para se desenvolver e aproveitar as oportunidades no mercado. Mas você já pensou como o planejamento do fluxo físico dos produtos pode te ajudar? Você sabe o que é logística reversa?

Essa é uma logística que permite o acompanhamento dos materiais de produção, desde sua origem até seu possível retorno. Ela pode ser o diferencial para um gestor fazer um bom controle de gastos.

Afinal, o que é logística reversa?

Com o crescimento mercadológico nasceu a preocupação do legislador em relação ao meio ambiente, acabando por regulamentar e investir na conscientização ecológica da população.

Assim, empreendedores, tentando se adequar, desenvolveram práticas para respeitar a lei e otimizar o relacionamento com os clientes.

Em seu sentido mais amplo, podemos entendê-la como qualquer operação relacionada ao acompanhamento e reutilização dos produtos da empresa. Essa é uma área que vem sendo cada vez mais explorada, visando operacionalizar o retorno de alguns materiais após a venda.

Imagine que você tem uma alta rotatividade de produtos. As suas embalagens antes descartadas podem agora ser reutilizadas, criando um ciclo de pós-consumo melhor para o meio ambiente e mais benéfica para sua marca.

É importante diferenciar o planejamento pós-venda, do pós-consumo, voltados para produtos já adquiridos, utilizados e descartados. Assim, o gestor pode se preparar da melhor forma para as duas situações.

Onde ela pode ser aplicada?

Agora que você entendeu o que é logística reversa, vamos falar um pouco de que forma ela pode ser aplicada.

A boa gestão engloba um estudo de vários setores do seu negócio. Com a implementação da logística não é diferente: essa implementação pode otimizar — e muito — sua cadeia produtiva.

Imagine desenvolver uma política de retorno ou recuperação de produtos! É possível fazer um controle muito maior dos recursos atuais para reduzir os gastos com a reutilização, por exemplo, reduzindo o consumo de matérias-primas.

A disposição dos resíduos também pode ser levada em conta, permitindo que o gestor consiga promover a preocupação da companhia com o bem-estar social e do meio ambiente.

Outra possibilidade é a reparação e fabricação de produtos, capaz de reduzir os custos de uma nova produção, aumentando a margem de lucro.

Devo me planejar para implementá-la na minha empresa?

O mercado tem se desenvolvido cada dia mais e é importante que você esteja atento às novidades que podem ajudar você a se destacar.

Uma das maiores tendências atuais é a preocupação com a natureza e a sociedade. Promover a satisfação social conquista os clientes, enquanto há o aumento da margem de lucro do negócio.

Diminuir o custo da matéria prima, otimizar a produção e melhorar a imagem da empresa são alguns dos bons resultados obtidos. Então fique atento!

E aí, agora que você aprendeu o que é logística reversa, vai aplicá-la no dia a dia do seu negócio? Conte sua experiência nos comentários!

Saiba mais

Sobre o autor

Scuadra

Scuadra

Embalagens personalizadas para empresas que tenham inovação em seu DNA.

Deixar comentário.

Pin It on Pinterest

Share This