Planejamento

Business Intelligence: saiba o que é e como utilizar

business intelligence
Scuadra
Escrito por Scuadra

Diante da alta competitividade dos dias de hoje, nos mais diversos setores do mercado, as empresas de todos os segmentos estão em busca de soluções mais eficazes e dinâmicas para os seus problemas. E é dentro desse contexto que o Business Intelligence começa a ganhar cada vez mais espaço.

Embora muitos gestores e empresários ainda não compreendam perfeitamente o seu conceito, o fato é que o BI pode ser de grande valia para quem busca um diferencial e quer se destacar diante do seu público. Quer aprender um pouco mais sobre esse tema? Então confira o conteúdo a seguir:

Qual é o conceito de Business Intelligence?

O Business Intelligence pode ser traduzido como “inteligência de negócios”. Em linhas gerais, isso se refere a utilizar conhecimentos sobre um determinado nicho para embasar as decisões de uma empresa. Para fazer isso, é necessário investir na coleta, na organização e na análise dos dados disponíveis de um negócio e dos seus processos.

O BI é o ato de transformar informações brutas e desestruturadas em subsídios úteis e significativos para contribuir com o aprimoramento de serviços, produtos e das estratégias de uma organização. Sua apreciação é feita por meio da observação do histórico de vendas, de relatórios profissionais, do gerenciamento de performance, entre outros.

Com a mineração desses detalhes, é possível identificar potencialidades, descobrir fraquezas, realinhar as ações e, finalmente, dar um salto de performance e qualidade.

Quais são os benefícios do Business Intelligence?

Existem muitos benefícios em utilizar o Business Intelligence. Ele permite que a tomada de decisões tenha um embasamento real e não seja feita por conhecimentos incompletos ou, até mesmo, mera intuição. Isso, obviamente, melhora a capacidade de empreendedorismo, reduz prejuízos e minimiza os riscos, mesmo com uma resposta corporativa mais veloz.

Em vez de se basear em experiências passadas — possivelmente com cenários e realidades diferentes —, os gestores e empresários agem com subsídios reais e efetivos. Como há um melhor monitoramento dos custos e avaliações mais constantes, os lucros, obviamente, acabam sendo muito maiores.

Como usar o Business Intelligence em um negócio?

A utilização da tecnologia é um fator fundamental para quem deseja instituir uma boa política de Business Intelligence na sua empresa. Atualmente, fica muito mais fácil gerenciar as informações internas e externas por meio de recursos digitais, que centralizarão todos os detalhes em um só local.

O uso de ferramentas como o ERP (Enterprise Resource Planning), por exemplo, é cada vez mais comum e indispensável. A sigla ERP pode ser traduzida como “planejamento de recursos corporativos” e esse sistema busca integrar todos os processos e dados da empresa, deixando tudo organizado em uma única plataforma — possibilitando muito mais rapidez de análise.

Esse recurso acaba se traduzindo em uma tremenda vantagem competitiva em qualquer área do mercado, pois todas as movimentações são contabilizadas e documentadas no software, dando muito mais subsídios para as decisões mais cruciais do negócio.

A gestão fica mais confiável e os setores se comunicam de forma muito mais eficaz, amortizando perdas e até estimulando novos investimentos.

E agora, pronto para utilizar o Business Intelligence em seu negócio? Gostou do conteúdo? Então compartilhe livremente esse artigo em suas redes sociais!

Saiba mais

 

Sobre o autor

Scuadra

Scuadra

Embalagens personalizadas para empresas que tenham inovação em seu DNA.

Deixar comentário.

Pin It on Pinterest

Share This