Soluções criativas

Entenda como as embalagens personalizadas podem reter clientes

embalagens
Scuadra
Escrito por Scuadra

Uma boa marca e uma embalagem atrativa, quando andam juntas, geralmente são sucesso de vendas. Com tantas opções nos diferentes mercados, nunca foi tão real o ditado de que a primeira impressão é a que fica.

E quando falamos em atrair e fidelizar clientes, embalagens personalizadas podem fazer milagres. Neste post, você vai entender como uma embalagem bem planejada pode reter seus clientes.

Sua identidade na embalagem

A embalagem é responsável não somente pela proteção ou recipiente onde estará seu produto. Ela é responsável por traduzir ao consumidor o que sua empresa tem como valores.

Embalagens descontraídas passam a ideia de uma empresa jovem, desinibida, de fácil acesso. São ótimas opções para empresas novas no mercado, que têm como público-alvo jovens ou nichos profissionais mais irreverentes.

Porém é preciso ter cuidado para não exagerar na elaboração de uma embalagem personalizada para sua empresa que não reflita o perfil da mesma. O projeto deve vir acompanhado do estudo da marca e dos responsáveis por ela.

Aproxime-se do seu cliente

Embalagens personalizadas dão a oportunidade para sua empresa de se comunicar com seu público. Substituir indicações corriqueiras por frases mais interativas tira o peso formal das informações costumeiramente inseridas nas embalagens.

Um exemplo de sucesso é a marca de sucos “Do Bem”. Nas suas embalagens, as tradicionais imagens de frutas foram substituídas por desenhos bem-humorados. O aviso de “agite bem antes de beber” foi trocado por um “vai com tudo!”. Hoje, é uma das marcas de sucos mais valorizadas do mercado.

Caso sua empresa atue no ramo do e-commerce, é válido incluir nas encomendas recadinhos e pequenos mimos para os clientes. Um simples bilhete com o nome do cliente pode torná-lo um freguês fiel, que irá consumir mais e indicar sua marca como acessível e comunicativa.

Embalagem também é marketing

Uma embalagem personalizada bem planejada é parte essencial de uma estratégia de marketing de sucesso. Reter clientes significa vender corretamente a ideia da sua empresa a ponto de os fidelizar para compras posteriores.

Clientes fiéis são engajados a ponto de se tornarem ótimos meios de divulgação para sua empresa, criando uma rede autossuficiente e lucrativa. São responsáveis por propagar os ideais da sua empresa, perpetuando sua marca.

Um bom exemplo é a Apple, que investe pesado no design dos seus produtos e embalagens. Apesar de ser líder da maioria dos segmentos de mercado em que atua, não economiza nas embalagens como outras empresas, que buscam apenas redução de custos.

O resultado é bem conhecido: usuários da Apple não abrem mão de consumir todos os produtos oferecidos pela empresa, mesmo que esses sejam mais caros ou não possuam tecnologias top de linha.

Seja sustentável

Embalagens personalizadas que utilizam materiais de baixo impacto no meio ambiente transmitem a mensagem de uma empresa preocupada na preservação ambiental.

A utilização de materiais sustentáveis abre a oportunidade de atingir um nicho de mercado que se preocupa com essa questão. Dessa forma, a partir de uma embalagem personalizada, sua empresa poderá reter clientes interessados em um projeto bem desenvolvido e ambientalmente responsável.

Você utiliza embalagens personalizadas na empresa onde trabalha? Conhece algum outro caso de sucesso

Quer conhecer soluções em embalagem diferenciada? Clique aqui

 

Sobre o autor

Scuadra

Scuadra

Embalagens personalizadas para empresas que tenham inovação em seu DNA.

2 comentários

  • Parabéns ao autor pela excelente publicação.
    Todo especialista na área de Marketing sabe a necessidade da apresentação dos serviços, principalmente quando o produto esta ligado à venda e terá o contato direto com o consumidor. Afinal, a embalagem é o elemento chave que realiza a comunicação entre a marca, produto e o consumidor. E é ela, quem impulsionara as vendas como um atrativo. Portanto deve ser bem planejada, pois a embalagem trata-se apenas de uma parte do produto e quando a mesma e executada sobre um plano estratégico para determinada ação, seja promocional ou para um alavanque nas vendas, sem duvidas agregará valores significativos à marca e será um diferencial na decisão de compra do cliente. Mas, vale ressaltar que, alem de uma embalagem criativa e atraente aos olhos do consumidor, todos os meios de comunicação devem ser valorizados, tais quais mídias sociais, sites e anúncios em jornais, revistas ou catálogos, pois, também são diretamente associados a marca e somam para um resultado positivo que certamente renderá lucros.
    Quando falamos de sustentabilidade, contribuímos diretamente em formamos opiniões que certamente promoverão, ainda que inconscientemente, ações visando estabelecer uma melhora ambiental em nosso planeta. Se todos pensassem dessa maneira, não há duvidas de que alem de proporcionar os valores comerciais à marca, também estaríamos proporcionando valores à vida com o cuidado em não afetar nosso meio ambiente.
    Acredito no marketing como apresentação, afinal, sua finalidade é criar valores e satisfação para o cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes. No marketing não tratamos apenas sobre negócios, e sim sobre ideais, sonhos, pessoas e tudo o que esta relacionado à vida e ao cotidiano de cada uma delas. Uma embalagem bem produzida poderá remeter o consumidor alvo tudo que esta ligado ao seu conceito sobre vida. Um ponto muito interessante não acha?
    Friso a excelência e clareza nesta matéria. Meus cumprimentos ao autor.
    Curto e compartilho com meus amigos.

    • Muito obrigado pelo seu feedback Felipe! De fato, aqui na Scuadra, nosso foco é oferecer o melhor para os nossos clientes. A apresentação de nossos serviços é fruto de um planejamento estratégico bem feito. O desenvolvimento de nossas embalagens tem como objetivo realçar o produto atingindo todos os sentidos do cliente. Desta forma, sempre buscamos valorizar a marca e o produto do cliente, criando uma experiência memorável para o consumidor final.

Deixar comentário.

Pin It on Pinterest

Share This