Planejamento

Entenda porque a embalagem é vista como um veículo de comunicação

Scuadra
Escrito por Scuadra

Como se destacar no meio de tantas marcas e opções disponíveis no mercado? Independentemente do seu produto, saiba que a embalagem pode ser uma poderosa ferramenta de comunicação para que você turbine as suas vendas.

Antigamente, o consumidor tinha uma ou, quando muito, duas opções de marcas diferentes para cada produto. É só lembrar de como era ir até o supermercado há 25 ou 30 anos. Bastava chegar à gôndola, pegar o produto desejado, e riscá-lo da lista de compras.

Hoje em dia, são inúmeras opções diferentes de marcas pulando na frente do consumidor. E a melhor maneira de se destacar é mesmo investindo na embalagem como ferramenta de comunicação.

No passado: apenas uma proteção da mercadoria

A embalagem foi concebida como uma proteção da mercadoria. Sua função básica era conservar o produto pelo maior tempo possível, mantendo-o disponível para uso quando o consumidor quisesse.

Outra função importante era a logística. A embalagem deveria ser resistente e capaz de enfrentar todas as situações necessárias para que o produto chegasse às lojas em bom estado.

Com o tempo, as empresas perceberam que a embalagem era uma forma de dar cara ao produto e, principalmente, chamar a atenção do cliente quando este estivesse em busca de um determinado artigo.

Assim, as embalagens começaram a agregar um valor de marketing às marcas, fazendo uma ligação direta entre o produto e o consumidor.

No presente: a cara do produto

O fato é que a embalagem representa cerca de 25% do preço do produto, variando de acordo com a necessidade de cada empresa. Por isso, esse espaço precisa ser bem aproveitado, inclusive ajudando na comercialização do próprio produto que abriga.

Ferramenta de Comunicação

Assim, a embalagem ganhou cores, formas e, em alguns casos, até mesmo interação com o cliente, em busca de fazer com que o interesse dele seja despertado.

As embalagens atuais agregam o conceito que há por trás do produto e demonstram, por meio de seus elementos, qual é a filosofia da empresa. Tudo isso no intuito de diferenciar o seu produto.

Um exemplo interessante de uso das embalagens no mercado atual vem da indústria automotiva. Em vez de fazer uma entrega meramente técnica do carro ao cliente que acabou de adquiri-lo, as montadoras vêm investindo neste momento na criação de uma pequena cerimônia que torna a entrega algo marcante.

Um dos elementos utilizados é a embalagem na qual vai a chave do veículo. Feitas de forma personalizadas, as embalagens dão à compra do carro uma emoção ainda maior e ajudam a criar um vínculo de longo prazo entre o cliente e a empresa.

Imagem e sustentabilidade

Além da comunicação direta entre cliente e empresa, a embalagem representa a imagem da organização no mercado. Com isso, nos últimos anos, as empresas vêm investindo em materiais sustentáveis e ecologicamente corretos, que ajudam a fortalecer a sua marca perante os consumidores.

Viu só como a embalagem pode representar um importante diferencial para o seu produto? Se você gostou deste post, assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente na sua caixa de e-mails!

Acesse nosso site e saiba mais

Sobre o autor

Scuadra

Scuadra

Embalagens personalizadas para empresas que tenham inovação em seu DNA.

Deixar comentário.

Pin It on Pinterest

Share This