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Veja quais são os 5 melhores livros sobre a psicologia do consumidor

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Escrito por Scuadra

Você sabe como um cliente se comporta diante de lojas, vitrines e ofertas? Como sua cabeça funciona quando se depara com um produto novo? A psicologia do consumidor é algo muito estudado e merece a atenção dos tomadores de decisão.

Uma forma de aprender sobre esse assunto, classificado também como neuro-marketing, é mergulhar em livros. Eles ajudam a decifrar as emoções do consumidor e seu comportamento.

Para ajudar você a entrar nesse universo e entender mais sobre como lidar com esse cenário, selecionamos os 5 melhores livros sobre psicologia do consumidor. Vamos conhecê-los?

1. Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar

O autor do livro, Daniel Kahneman, recebeu o Prêmio Nobel de Economia em 2002 e é considerado um dos pioneiros do neuro-marketing.

Nesta obra (editora Sextante), Kahneman mostra como a mente é controlada por dois tipos de ações. O pensamento rápido é intuitivo, enquanto o devagar se revela mais lógico.

Com esse raciocínio, o escritor estuda como a rapidez influencia as decisões e quais são as condições para confiar nesse pensamento.

Assim, é possível entender como as compras impulsivas acontecem, por exemplo. Escrito por uma autoridade no assunto, o livro é essencial para conhecer o comportamento do consumidor.

2. A Lógica do Consumo

Este livro abre caminho para compreender as escolhas do consumidor. Foi escrito por Martin Lindstrom, eleito pela revista Time uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2009.

Além de fazer uma introdução ao neuro-marketing, o livro (editora Harper Collins) usa análises do comportamento do cérebro para responder à pergunta: por que uma pessoa escolhe determinada marca?

Uma das conclusões é que boa parte das decisões é feita de forma inconsciente. Na jornada do consumidor, nem sempre a lógica se faz presente.

3. Por Dentro da Mente do Consumidor

Philip Graves é jornalista e se especializou em comportamento e psicologia do consumidor.

No livro (editora Campus), ele discute a importância de estudar o consumidor no campo, ou seja, no seu habitat: lojas, supermercados, shoppings etc.

Com essa postura observadora, ele mostra o que influencia a decisão de compra na prática.

É um título importante para expandir o horizonte no neuro-marketing. A pesquisa feita no campo revela cenários fundamentais para uma empresa.

4. A Alma do Novo Consumidor

Este livro (editora M.Books) introduz uma ferramenta que mudou a forma como o consumidor se comporta: a internet. Os autores questionam: sua empresa acompanhou esse processo? Está adaptada à rapidez da rede?

David Lewis e Darren Bridges mostram as diferenças do comprador antes da massificação da internet e do e-commerce. Eles explicam como essa geração analisa os produtos e o que determina a escolha por uma determinada marca.

A importância do título está em investigar uma nova era de consumo e apresentar tendências que toda empresa precisará em algum momento adotar. 

5. Hábitos de Consumo

O ponto de partida do livro (editora Campus) é apresentar uma conclusão que pode parecer simples: o comportamento humano é resultado de um processo inconsciente.

A obra de Neale Martin, especialista em marketing, questiona as verdades absolutas. O subtítulo reforça a tese do livro: “O comportamento do consumidor que a maioria dos especialistas em marketing ignora”.

A leitura revela como essa posição influencia o trabalho de quem constrói marca e vende produto.

Para quem está investigando o comportamento do consumidor, a obra ajuda a abrir a mente e pensar fora da caixa.

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