Marketing

Gestão de estoque e Marketing: entenda a correlação das áreas

gestão de estoque
Scuadra
Escrito por Scuadra

Todos os negócios de sucesso dependem de suas capacidades de Marketing. Esse fato já está bem estabelecido atualmente. Vender produtos, na verdade, é algo muito mais complexo do que as pessoas em geral tendem a pensar. Quem não atua no mundo dos negócios dificilmente percebe a íntima conexão entre a gestão de estoque e o Marketing.

Ambas as áreas, entretanto, possuem enorme impacto para definir se uma empresa é ou não capaz de cumprir suas obrigações, ao mesmo tempo em que melhora seus resultados. Ao longo deste artigo, vamos abordar a correlação entre elas e como isso está ligado às oportunidades de impulsionar suas vendas. Boa leitura!

A interdependência entre gestão de estoque e Marketing

O grande problema nas empresas é que muitos não entendem realmente o que é a gestão de estoque. Os gestores, para serem eficientes, se esforçam em descobrir exatamente as formas mais adequadas de utilizar os recursos disponíveis.

Estamos diante de atividades de suma importância para o sucesso de um negócio, envolvendo elementos como gerenciamento da cadeia de suprimentos e logística.

A disponibilidade dos produtos anunciados ao público é um componente realmente importante para as ações de Marketing. Os produtos que você comercializa precisam estar disponíveis quando o cliente os procuram, bem como devem sair de onde eles são fabricados para alcançar o destino final.

Se isso não acontece, então, sua empresa não lucra. E sem lucratividade não há sobrevivência no mundo dos negócios. Simples assim. É por isso que sua gestão de estoque precisa estar alinhada ao Marketing para que seus clientes sejam eficientemente atendidos.

A escolha dos canais de distribuição

Os canais de distribuição são importantes para ambas as áreas. Mais do que apenas controlar quantidades e rotatividade de produtos armazenados, sua empresa precisa definir uma estratégia de transporte de produtos.

Fabricantes, prestadores de serviços ou varejistas, não importa: todos podem utilizar o transporte aéreo ou rodoviário, terceirizar o armazenamento, contratar uma empresa especializada em embalagens etc.

Em suma, as opções são quase infinitas e devem ser definidas de acordo com as características gerais do seu negócio, as especificidades de sua base de clientes e seus objetivos estratégicos.

Sempre que sua empresa escolher um canal de distribuição, o foco deve ser colocado na relação entre custos, vantagens e eficácia dos serviços contratados. Isso significa que o canal deve ser adequado o suficiente para garantir que os produtos cheguem ao destino de uma forma realmente oportuna e que satisfaça o cliente final.

O controle de estoque e as campanhas de Marketing

A gestão de estoque é essencial para o sucesso da sua empresa, justamente porque é indispensável lidar com a proteção dos produtos armazenados.

Você deve saber exatamente quais itens constam em seu inventário (a implantação de um software adequado facilita enormemente essa tarefa) e quais devem ser adquiridos para o próximo período. O departamento de Marketing desenvolve promessas e cria expectativas a respeito dos produtos, através de suas campanhas.

No entanto, por si só, os profissionais dessa área não têm como saber se as mensagens que transmitem ao público são realistas ou não. De modo que, uma estreita comunicação com a gestão de estoque é absolutamente vital para que o cliente saia satisfeito após visitar seu PDV.

Gostou do artigo? Então, assine nossa newsletter e se mantenha bem informado!

Quer saber mais? Clique aqui

Sobre o autor

Scuadra

Scuadra

Embalagens personalizadas para empresas que tenham inovação em seu DNA.

Deixar comentário.

Pin It on Pinterest

Share This