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Interatividade no PDV: você conhece essa revolução?

interatividade no PDV
Scuadra
Escrito por Scuadra

Já se foi o tempo em que o comprador passeava pelos corredores dos supermercados e encontrava apenas gôndolas. A era da interatividade chegou aos pontos de venda.

Com o crescimento das tecnologias portáteis e popularização de tecnologias como o touch screen, ações interativas se espalharam pelas lojas físicas do Brasil e do mundo.

A ida às compras, que era encarada somente como uma necessidade, passou a ser compreendida como um desejo, uma atividade prazerosa em que o cliente procura uma experiência de satisfação.

Dessa maneira, os produtos deixam de ser um fim (compra) para se tornar um meio de vender uma experiência satisfatória.

Fazendo isso, a empresa não só fideliza o consumidor, como também é lembrada, podendo se tornar referência no seu nicho mercadológico.

Quais são as tendências do mercado?

Quando caminhamos por grandes lojas e centros de compra já podemos nos deparar com tecnologias de inovação. Dentre as mais comuns estão:

Digital Signage

Já pode ser encontrada em ônibus, metrôs, nos corredores de grandes centros de compra. Possibilitam transmitir conteúdos personalizados, comerciais e ofertas do dia em tempo real.

Shelf Displays

Trata-se de um display digital que dá ao cliente o controle de poder analisar o produto e possibilita economizar com promotores de venda. Pode rodar um conteúdo promocional em looping ou ficar em stand by, esperando uma interação.

Tecnologia touch screen

Mais difundida entre o público em geral, a tecnologia dos smartphones já ganhou as ações interativas nos PDVs. É possível aplicar painéis interativos e mostrar detalhes do produto e expor catálogos eletrônicos. A tecnologia ainda vem sendo utilizada em restaurantes, como forma de apresentar o menu.

Banners digitais

Em vez de utilizar banners estáticos, as marcas estão utilizando cada vez mais banners digitais. Eles oferecem uma maior dinamicidade e são mais atraentes para o consumidor.

As Redes Sociais estão cada vez mais próximas do PDV

Um bom exemplo da utilização das mídias sociais de maneira interativa no PDV foi o caso da campanha Fashion Like, promovida pela C&A para o dia das mães.

A marca expôs os likes junto às peças nas vitrines em tempo real, por meio de um visor. A ação alavancou as vendas do período.

As possibilidades são inesgotáveis. Basta adequar as campanhas ao que for melhor para o seu negócio:

  • disponibilizar QR Codes para ativar promoções nos pontos de venda;

  • utilizar campanhas com hashtags no Twitter;

  • promover ações nas lojas ativadas por meio de prints das redes sociais.

O futuro é interativo?

No futuro, podemos esperar uma maior aderência a esses tipos de tecnologia. Planejar agora significa olhar adiante e se firmar como um exemplo de inovação.

A interatividade e o uso de tecnologias nos pontos de venda já permitem, por exemplo, conhecer o perfil do consumidor que interage com a marca.

Câmeras digitais já captam imagens para mapear informações como sexo, idade e até mesmo para saber o que atrai a atenção do shopper, por meio do olhar.

Então, ações interativas são uma opção para sair da estagnação e apresentar novidades para o seu cliente. O futuro é interativo.

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