Planejamento

O que é Customer Value Analysis?

customer value analysis
Scuadra
Escrito por Scuadra

O Customer Value Analysis é um importante método de pesquisa usado para identificar como uma empresa, produto ou serviço é percebido pelos seus consumidores ao compará-los aos seus concorrentes.

Trata-se de uma ótima maneira de obter informações precisas e monitorar o desempenho da sua marca dentro do mercado,  — analisando o que o seu cliente diz sobre o seu produto e sobre o do seu concorrente.

Como funciona a Customer Value Analysis?

Critérios de pesquisa são definidos a partir do objetivo da sua marca. Caso você queira, por exemplo, descobrir em que posição está sua empresa em relação à qualidade de determinado produto no mercado, é possível por meio do Customer Value Analysis, também conhecido como CVA.

O primeiro passo é definir quais características serão observadas, a exemplo de segurança, facilidade para acessar assistência técnica e duração do produto. Daí, é atribuído um peso a cada quesito e, então, a pesquisa de opinião em cada questão é realizada com o seu produto e com o do concorrente.

Quais os benefícios?

Com essas informações qualitativas comparadas, é possível aumentar a participação do mercado da empresa e sua rentabilidade. Afinal, o cliente é a alma do negócio. Saber exatamente o que ele pensa da sua empresa é fundamental para identificar o que você pode fazer para melhorá-la.

Outra funcionalidade que o Customer Value Analysis pode oferecer é a possibilidade de manter a competitividade da sua empresa no mercado por meio do monitoramento de outras marcas. O cliente percebe como caro o serviço oferecido por outra empresa? O cliente valoriza a qualidade daquele produto? Quanto ele está disposto a pagar?

Como usar?

A análise dos dados obtidos por meio dessa pesquisa são os indicadores do que o cliente valoriza no momento da compra. É uma espécie de termômetro entre o que você oferece e o que o cliente espera de você. Portanto, estudar e avaliar essas informações é fundamental para descobrir qual pode ser a vantagem competitiva que você vai oferecer ao mercado. Esteja atento!

Vale lembrar também que o cenário econômico e o poder de compra dos consumidores são fatores que implicam na mudança de percepção do cliente em relação à sua empresa, produto ou serviço. Portanto, nesse panorama dinâmico, é necessário atenção e visão macro de mercado para uma análise assertiva.

Por que investir no CVA?

Se você quer inovar dentro do seu segmento e não sabe por onde começar, o Customer Value Analysis é uma ótima ferramenta. Você poderá enxergar com mais clareza o mercado e o posicionamento da sua empresa, produto ou serviço nele. Pode embasar importantes tomadas de decisões, uma vez que a pesquisa oferece dados exatos comparados aos seus concorrentes.

Nesse cenário de crise, o CVA é um bom aliado para ajudar você a equilibrar custos, sua margem de lucro e aquilo que o consumidor espera e vai pagar por aquilo que é oferecido pela sua empresa.

Quer conhecer mais ferramentas como essa e dicas que podem ajudar você a  desenvolver estratégias assertivas para driblar a crise? Não perca mais tempo e assine nossa newsletter.

Para saber mais Clique aqui

Sobre o autor

Scuadra

Scuadra

Embalagens personalizadas para empresas que tenham inovação em seu DNA.

Deixar comentário.

Pin It on Pinterest

Share This