Planejamento

Por que a inovação é uma vantagem competitiva?

inovação é uma vantagem competitiva
Scuadra
Escrito por Scuadra

A livre concorrência é um dos principais fatores do capitalismo, e, com ela, a competição aumenta cada vez mais no mercado. Para se destacarem, as empresas precisam de um diferencial — uma identidade própria que facilite a conexão com o público.

E, mais que isso, precisam de inovação. Ela é a chave para chamar a atenção das pessoas e certificar-se que seu negócio está aparecendo no mercado.

Vamos explorar um pouco mais a inovação como vantagem competitiva?

Mais do mesmo é menos

Sim, repetir processos e vender produtos exatamente iguais aos que sempre existiram no mercado não tem qualquer graça. O público já conheceu, já comprou e já cansou daquilo. E a própria empresa também. Afinal, anos e anos de um mesmo projeto não resulta em muitos avanços para os envolvidos.

O mercado está cheio de tendências — sejam elas digitais, de design, de comunicação interna e externa etc. Novidades estão sempre aparecendo e algumas delas serão interessantes e positivas para seu produto.

Invista nisso! Não deixe o moderno e original se tornar comum antes de perceber que ele seria uma ótima inovação para você.

A criatividade é essencial

Na hora de inovar, é imprescindível pensar em formas diferentes de alcançar um mesmo objetivo. Por exemplo, uma embalagem tem que servir seu propósito de proteger o produto e fazê-lo durar mais. Mas ela precisa ter sempre o mesmo formato? E o mesmo design? E se o material dela fosse diferente?

Perguntas assim devem ser feitas para a elaboração de alternativas inteligentes e peculiares. Saia do senso comum e reinvente suas noções do produto.

Ser legal também é uma inovação

Pensar em inovar com responsabilidade socioambiental não só é interessante, mas revolucionário. Você chama a atenção das pessoas pelo design diferenciado e pela preocupação com o futuro e o meio ambiente. Materiais recicláveis, reutilizáveis ou retornáveis são ótimas opções para isso: A sustentabilidade nunca é demais.

Inove também na comunicação

De nada adianta pensar em soluções criativas e esperar uma vantagem competitiva sem inovar também na comunicação. Afinal, você precisa mostrar ao público suas novidades alternativas de forma interessante e chamativa.

A publicidade, nesse ponto, é tão importante quanto a inovação em si. Pense em formas diferentes de divulgar suas criações, e nem precisa custar muito dinheiro — faça campanhas online, interaja com o público nas redes sociais com questionários e posts divertidos, invista no marketing de conteúdo para o seu público entender sua iniciativa, crie um e-mail marketing ou uma newsletter e mantenha seus clientes atualizados.

Outra forma de divulgação é a promoção. Chame a atenção do cliente com descontos e promoções de compras maiores. Nas mídias sociais, como o Facebook e o Instagram, você pode criar campanhas que facilitem a propagação. Uma maneira de fazer isso é pedir aos usuários fotos com o produto e a imagem mais curtida ou compartilhada ganhará alguma promoção da página.

Não hesite em incluir o cliente em suas estratégias de marketing:  A satisfação e confiança dele é a principal propaganda da sua marca.

Inovar é, portanto, investir em ter vantagem sobre o concorrente. Se você elaborou uma solução inusitada, um design diferenciado ou uma campanha criativa já está despertando mais o interesse do público que as empresas estagnadas no habitual.

Quer saber mais sobre como incrementar as vendas? Confira nosso post: Crie a embalagem promocional certa para o seu produto!

Quer saber mais Clique aqui

Sobre o autor

Scuadra

Scuadra

Embalagens personalizadas para empresas que tenham inovação em seu DNA.

Deixar comentário.

Pin It on Pinterest

Share This