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Pesquisa de mercado: 7 passos para elaborar uma

3 anos atrás
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por Scuadra
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pesquisa de mercado
Escrito por Scuadra

É cada vez maior o número de pessoas que desejam empreender. Mas ter vontade não basta: é necessário saber os direcionamentos estratégicos que contribuirão para o sucesso do empreendimento — o que envolve ferramentas de marketing. Uma delas é a pesquisa de mercado, utilizada por empresas dos mais diversos segmentos.

Ela é feita por meio da coleta de dados a respeito do nicho e do público que uma empresa deseja atingir. A partir disso, é possível obter insights de negócio que vão direcionar as decisões. Assim, a empresa garante que está sempre um passo à frente e consegue se destacar.

Quer saber como elaborar uma pesquisa de mercado? Descubra neste post!

O que é uma pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma técnica de coleta de dados que visa conhecer melhor o público-alvo. Essa pesquisa engloba informações a respeito de diferentes aspectos do público, como intenções de compra, características e preferências de consumo.

Antes de lançar um novo produto ou serviço no mercado, esse é um passo essencial para a obtenção de informações valiosas para as estratégias, ajudando o negócio a ter mais sucesso. Com isso, é possível adequar o que o cliente espera ao que a empresa entregará.

Duas perguntas norteadoras desse tipo de estudo podem ser:

  1. Quanto dinheiro os possíveis compradores do produto estão dispostos a pagar?
  2. Quais as características esperadas?

Quais os tipos de pesquisa de mercado?

As pesquisas de mercado podem ser primárias ou secundárias. As primárias consistem em o próprio interessado (por exemplo, sua empresa) fazer a pesquisa, coletando e analisando os dados. Já a pesquisa secundária é feita por terceiros. Nesse caso, os resultados ficam disponíveis para os interessados — a exemplo de estudos acadêmicos.

Pesquisas de mercado podem ser feitas com o uso de alguns métodos, como questionários e enquetes. Antes, eram comumente feitas nas ruas e em outros locais público. Mas, atualmente, elas costumam acontecer online, em redes sociais ou sites específicos.

Alguns pontos que elas podem elucidar são:

  • o comportamento de consumo;
  • os interesses do público;
  • a satisfação do cliente;
  • a autoridade da marca no mercado.

Como fazer uma pesquisa de mercado? Confira 7 passos

Para fazer uma pesquisa de mercado, é necessário seguir alguns passos, que contribuem para que o objetivo seja alcançado de acordo com o esperado. As etapas envolvem definir os objetivos, público alvo, método e outros, e podem ser divididas em sete passos. Veja a seguir!

1. Defina os objetivos da pesquisa

Para que você quer fazer essa pesquisa? O objetivo dela tem que ser claro. Alguns exemplos são:

  • desenvolver um novo produto ou serviço;
  • melhorar algo que já tem na empresa;
  • avaliar quão bem-sucedida uma estratégia pode ser.

2. Defina o público-alvo

A definição do público-alvo é um passo obrigatório. Isso direcionará a pesquisa para quem tem o interesse em adquirir os produtos ou serviços, com dados específicos como faixa etária, sexo, trabalho e preferências pessoais.

3. Decida o método

Você irá fazer a pesquisa como? Por observação, entrevistas, enquete? Chegou o momento de definir como colocará em prática. Defina também o número de pessoas necessário.

4. Colete os dados

Use o método pelo qual você direcionará a pesquisa e colete os dados necessários, encaminhando a pesquisa ao público selecionado.

5. Estude os concorrentes

Observe e estude constantemente seus concorrentes. Algumas ferramentas para fazer isso são:

  • SEMRush: com ele, você pode monitorar e analisar os concorrentes com base em domínios da internet e palavras-chave;
  • Google Keyword Planner: é uma forma de estudar o tráfego dos seus concorrentes a partir do URL;
  • Buzzsumo: permite monitorar as redes sociais e analisar os desempenhos de posts e campanhas.

7. Analise os dados obtidos

Analise os dados coletados. Assim, você os transforma em informações úteis para tomar decisões estratégicas. E, com decisões mais inteligentes e bem embasadas, você fortalece seu negócio.

Com uma boa pesquisa de mercado e um bom uso das informações, é possível satisfazer o público e aumentar os lucros. Essa é, portanto, uma técnica importante no momento de definir os próximos passos de uma campanha, produto ou serviço.

Gostou do post? Entre em contato conosco para saber como ter embalagens que vão ser um verdadeiro diferencial!

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