Marketing

Qual a importância das pesquisas de marketing?

marketing
Scuadra
Escrito por Scuadra

Informação é poder. E nas estratégias de marketing, conseguir informações a partir de pesquisas é essencial para o sucesso de uma campanha eficiente. Uma boa campanha consegue ser direcionada com precisão para um público-alvo específico, justamente porque foi construída em uma base sólida de dados.

Para melhorar as suas ações, veja agora alguns dos motivos para investir em pesquisas de marketing. Confira!

Conhecer o mercado

Um dos primeiros objetivos de uma pesquisa de marketing é conhecer o mercado no qual a empresa está inserida.

Informações como o tamanho desse mercado, quantidade de concorrentes, médias de preço e segmentações de consumidores (idade, gênero, localização, etc.) constituem a base para estratégias de marketing.

Conhecer os atuais clientes

Saber como seus clientes consomem seu serviço, como interagem com sua empresa, por que preferem os seus produtos aos dos seus concorrentes, qual a percepção de valor que têm da sua marca, entre outros.

Essas informações são vitais para fidelizar os clientes e saber de suas reações quando, por exemplo, se decide elevar os preços. Saber os pontos positivos e negativos da sua empresa na percepção dos consumidores faz com que as ações sejam precisas e eficientes.

Explorar potenciais consumidores

Se você tem informações sobre o nicho de mercado no qual sua empresa está inserida e também sobre seus atuais consumidores, por que não buscar conhecer também os potenciais clientes?

Novos consumidores podem ser identificados se você souber, de maneira geral, como se comporta e quais são as características dos clientes dos seus produtos.

Descubra o gênero, idade, composição familiar, hábitos de compra, desejos… Com todas essas informações em mãos, é possível dirigir ações de marketing que atraiam novos públicos.

Conhecer seus concorrentes

Pesquisas de marketing não se resumem somente a saber como se comportam seus clientes, mas também são fundamentais para conhecer as estratégias dos seus concorrentes.

Não há nada de errado em buscar informações sobre outras empresas que disputam o mercado com você. Procure descobrir quem são, quais são suas estratégias de marketing e como o público-alvo reage a elas. Dessa maneira, será mais fácil saber o que fazer e, principalmente, quais táticas evitar.

Identificar necessidades

Não esteja satisfeito em apenas utilizar pesquisas de marketing para adaptar produtos que você já ofereçe. As informações provenientes dessas pesquisas podem te ajudar a identificar possíveis necessidades dos consumidores.

Mesmo que não seja uma carência óbvia no mercado em que sua empresa atua, detectar essas nuances permite inovar — e inovar em um mercado tão competitivo como o atual é a chave para se tornar líder em vendas.

Saber o momento certo

Pesquisas de marketing são importantes para saber quando veicular suas campanhas. A partir disso, é possível avaliar quais os meios e momentos necessários para atingir um determinado público. Por exemplo, campanhas televisivas veiculadas à tarde costumam ter mais efeitos no público infantil, pois normalmente esse é o momento em que as crianças já estão em casa depois das aulas.

Por outro lado, também é a partir das pesquisas de marketing que você descobrirá quais os veículos certos para investir. As redes sociais, como Facebook e Instagram, são acessadas em sua absoluta maioria por dispositivos mobile. Portanto, produza conteúdo de marketing adaptado a esses aparelhos.

Você conhece o público-alvo da sua empresa? Tem a prática recorrente de realizar pesquisas de marketing no seu nicho de mercado?

Saiba mais

Sobre o autor

Scuadra

Scuadra

Embalagens personalizadas para empresas que tenham inovação em seu DNA.

Deixar comentário.

Pin It on Pinterest

Share This