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Como equilibrar benefícios e custos de embalagem?

6 anos atrás
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por Scuadra
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Escrito por Scuadra

Com a demanda altíssima de pedidos através dos serviços de delivery, muitos restaurantes passaram a dar mais atenção ao quesito embalagem. Mas como equilibrar a equação custos de embalagem e entregar o melhor para o cliente de delivery?

Neste post, abordaremos aspectos que devem ser levados em conta para que os custos de embalagem sejam proporcionais aos benefícios que ela pode trazer para o seu produto e seu negócio.

Delivery deixou de ser opção

Atender no delivery é uma exigência da vida moderna. Com isso, restaurantes que há pouco tempo não atendiam clientes de entrega, estão aderindo a estes serviços. Dois gatilhos impulsionam os restaurantes à adesão ao delivery:

  1. Incrementar as vendas, e o delivery é uma forma nova de atender clientes adeptos à comodidade;
  2. Não perder clientes já existentes, uma vez que, se o restaurante não oferecer o delivery, o concorrente certamente o fará!

O aumento de pedidos no delivery fez com que donos e gestores de restaurantes se preocupassem mais com  as embalagens utilizadas. O que antes era utilizado apenas para acondicionar as sobras para viagem, hoje,  serve para acondicionar e transportar a refeição pedida no delivery.

Custos x benefícios

Equilibrar os custos e benefícios ao escolher a embalagem certa é imprescindível para o sucesso do negócio. Para isso, é essencial que a embalagem agregue valor e otimize a percepção do cliente durante a experiência de desfrutar o produto.

Além de proteger o alimento, a embalagem deve garantir apresentação perfeita e a comida ou sobremesa devem chegar até o cliente da mesma forma que é servida no salão do restaurante.

Para isto, vazamentos de molhos ou caldas, mistura indevida dos diversos elementos do prato ou comida fria não podem acontecer. A qualidade da embalagem é essencial para assegurar que o cliente receba e saboreie com satisfação a comida, e quem sabe, até compartilhar nas redes sociais sua experiência agradável.

Embalagem para tudo

Um erro muito comum acontece quando o restaurante investe um bom orçamento em embalagens, mas não leva em conta a variação necessária para os diversos tipos de comida. Aqui, usualmente o intuito é fazer uma embalagem bem bacana e de qualidade, porém, reduzindo os custos com a escala de compra.

Desta forma, mesmo a embalagem sendo de qualidade e com aparência que valoriza a marca, ela não vai atender a todos os tipos de pratos. Os vazamentos e comida toda bagunçada ao chegar no destino serão inevitáveis.

Assim, uma boa estratégia é otimizar a quantidade e os tipos de embalagem. Tamanhos adequados devem ser desenvolvidos para garantir a qualidade e evitar desperdícios.  Uma embalagem com boa resistência não necessita de duas camadas, o que pode reduzir bastante o custo, sem perder a proteção almejada.

Quantidades e tamanhos adequados podem parecer, a princípio,  gastos excessivos com o quesito embalagem. Porém, a personalização adequada para cada prato valerá muito a pena, posto que acondicionamento adequado evita desperdício bem como devoluções por desconformidade, e ainda, deixa os clientes satisfeitos.

Há um tempo atrás, essa ideia de customização total da embalagem ao produto era muito onerosa o que tornava inviável para determinados segmentos alimentícios. Esse cenário mudou, a tecnologia avançou e os fabricantes de embalagens inovaram, tornando os custos com embalagens baixos se comparados aos benefícios percebidos.

Identidade visual

A escolha correta da embalagem deve melhorar a imagem do seu negócio aos olhos dos clientes. Assim, de nada adianta produzir uma refeição ou sobrmesa de alta qualidade, muitas vezes de forma artesanal e técnicas avançadas típicas de grandes chefs e a qualidade e design da embalagem não estiverem à altura.

Via de regra, as refeições e sobremesas devem ganhar o cliente primeiramente, pela sua apresentação. Logo, a embalagem tem papel fundamental na aparência daquilo que chega às mãos da cliente. 

A embalagem também é um veículo de marketing para o seu negócio. Portanto, a identidade visual deve estar impressa claramente, dando maior visibilidade para a sua marca ou propósitos de campanhas vinculadas ao seu produto.

Equilibrando o custo de embalagens

Custo equilibrado na escolha da embalagem será aquele cuja equação se dá entre a valorização do produto, eficiência do invólucro, visibilidade da marca e a melhor experiência do cliente ao saborear o seu produto.

Com a tecnologia atual e o crescimento absurdo no setor de delivery de alimentos, é possível desenvolver embalagens personalizadas a partir do produto do cliente, sem que isso signifique em um investimento muito alto.

Assim, quando a preocupação é equilibrar “custos x benefícios”, a melhor saída é contratar empresa especializada em soluções para embalagens, que levará em conta todas as variáveis desde o custo do produto, público-alvo, identidade visual da marca e estratégias de marketing.

Sobre a Scuadra

A Scuadra Embalagens representa a nova geração no setor de embalagens para delivery. Com tecnologia e estrutura desenvolvidas exclusivamente para produzir embalagens para delivery de alimentos, a Scuadra oferece as melhores soluções para embalagens de forma 100% personalizada.

Desde embalagens com sistemas de travas exclusivos até embalagens seladas (com máquina para fechamento sem custo algum para o cliente, em regime de comodato), a Scuadra possui equipe treinada e capaz de desenvolver a melhor solução de embalagem para o seu delivery.

Faça como vários restaurantes premiados pelo Guia Michelin 2019 que têm a Scuadra como fornecedora e parceira no projeto e fabricação de suas embalagens para delivery.

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O rei das embalagens chiques

Conheça Luiz Silveira, CEO da Scuadra Embalagens Diferenciadas, que começou a empreender em um lixão e se tornou o principal fornecedor de embalagens de delivery para os restaurantes de alta gastronomia de São Paulo.




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