O benchmark (ou benchmarking) é uma tática de análise que utiliza pesquisas com o propósito de avaliar diversos aspectos de outras empresas do mesmo setor — ou seja, estudar a concorrência. Dentre esses aspectos, estão os serviços que tais empresas realizam, os processos, a comunicação, os produtos ofertados e outros fatores. Tudo isso deve ser comparado com a atuação do seu negócio, e é especialmente interessante usar o benchmark para bares e restaurantes.
O termo “benchmark”, do inglês, tem o sentido de “ponto de referência”. Essa estratégia comparativa ajuda as empresas na coleta de informações preciosas, como as tendências do mercado, os diferenciais que podem ter e muitos outros fatores que podem potencializar o resultado de um empreendimento. Quer saber o que fazer para aplicar bem o benchmarking na sua empresa? Continue lendo este artigo!
Escolha os principais concorrentes
A intenção dessa tática não é uma simples análise dos concorrentes, e sim estudar os concorrentes que estão melhor posicionados no mercado. É interessante fazer avaliações minuciosas em diversos âmbitos. Assim, critérios como atendimento, preço, qualidade, embalagens são exemplos que podem ser utilizados para benchmarking. Lembre-se que a intenção não é copiar o “adversário”, mas usá-lo como referencial para fazer melhor que ele, diferenciar-se e destacar-se.
Estabeleça critérios
Colocar tudo no papel (ou na tela) é o primeiro passo para que o seu benchmark tenha o resultado esperado. Afinal, trata-se de uma pesquisa em que você vai obter informações de, pelo menos, três fortes concorrentes e anotar características e atuações pontuais das instituições. Dessa forma, você terá tanto informações abrangentes como mais específicas para serem avaliadas. Observe especificidades como:
- quais produtos e marcas os concorrentes oferecem aos clientes;
- como é o atendimento;
- que tipo de embalagem utilizam no delivery;
- que recursos tecnológicos fazem parte dos processos;
- como são os preparativos antes do horário de funcionamento;
- como é a dinâmica com os colaboradores.
Obtenha dados
Uma pesquisa só contribui verdadeiramente para decisões assertivas quando há riqueza de dados. Devido ao avanço tecnológico e à presença online das empresas, é fácil obter informações. São diversas as ferramentas que você pode utilizar para arrecadar dados da concorrência. Consulte redes sociais, blogs, sites institucionais e afins. Quanto mais informações você obtiver, melhor entenderá o que faz com que seu opositor tenha destaque.
Avalie a comunicação interna
Acredite: a comunicação interna em uma empresa pode ser um diferencial competitivo de extrema importância em qualquer negócio. O andamento das atividades em bares e restaurantes, em particular, normalmente envolve diversos colaboradores, em especial nos horários de funcionamento do estabelecimento.
O fluxo de trabalho do setor alimentício é muito dinâmico. Por isso, todos os funcionários precisam estar conectados uns aos outros para que os processos aconteçam em um menor espaço de tempo e com a eficácia necessária. É importante observar como os seus concorrentes estabelecem essa dinâmica interna. Isso pode trazer referências de como aprimorar o seu negócio e otimizar o trabalho da equipe.
Deu para perceber como é importante implementar essas estratégias no seu negócio? Ao aderir ao benchmark para bares e restaurantes, fica mais fácil detectar possíveis falhas existentes e identificar métodos que podem ser aprimorados e implementados no seu empreendimento. Dessa forma, você vai conseguir se destacar em relação aos outros estabelecimentos do setor e alinhar seus diferenciais às necessidades do mercado.
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