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Embalagens para kits: como elaborar uma logística para isso?

embalagens para kits
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Escrito por Scuadra

O atual mercado competitivo está cada vez mais acirrado, e o consumidor é bombardeado diariamente por uma grande variedade de produtos e serviços, com diferentes funções e valores.

A busca por destaque em meio a tanta concorrência é constante em todos os segmentos. Investir na diferenciação do produto utilizando-se de personalização é uma ótima alternativa, um exemplo disso são as embalagens para kits.

Por isso, estabelecer uma estratégia consistente e ter uma logística bem definida são aspectos fundamentais para o desenvolvimento da empresa e a garantia de competitividade no mercado moderno.

Se deseja saber mais sobre as embalagens para kits, continue a leitura do artigo que preparamos para você!

Por que apostar em embalagens para kits?

Para alguns, os benefícios dessa prática parecem abstratos. Entretanto, ela pode assumir importantes funções na estratégia de marketing de uma empresa.

A principal vantagem está ligada à lembrança da marca. Personalizar as embalagens para kits com o logo e toda a identidade visual da empresa é a chave para manter a lembrança e o reconhecimento da marca por parte do cliente.

Utilizá-las também significa demonstrar preocupação e interesse pelo bem-estar de sua clientela. Portanto, a embalagem gera uma associação positiva com sua marca na cabeça do consumidor. E todo cliente optará por uma empresa que o faz se sentir valorizado.

Sendo assim, os kits têm uma grande importância no processo de fidelização do cliente.

Como estabelecer a estratégia mais adequada?

De início, é preciso definir qual o principal objetivo dessa prática. Aumentar o reconhecimento da marca, agradecer seus clientes, facilitar o contato inicial em uma abertura de negócio são algumas das finalidades. Os resultados esperados exercem forte influência na elaboração da estratégia.

Quem deseja aproveitar os benefícios das embalagens para kits deve traçar uma boa estratégia e considerar uma série de aspectos pertinentes ao mercado em que a empresa atua.

Conheça o produto

A embalagem deve representar a identidade visual do produto. Ou seja, ela se expressa em nome da marca e carrega toda a sua ideologia. Por isso, não é possível desenvolvê-la sem conhecer profundamente os conceitos da empresa e do produto em si.

É necessário ter informações precisas a respeito de:

  • suas características;
  • qualidade;
  • diferenciais de mercado;
  • composição;
  • atributos.

Conheça o público-alvo

Uma estratégia para desenvolver com sucesso as embalagens para kits deve considerar, acima de tudo, o público que consumirá o produto, já que é preciso estabelecer um processo de comunicação efetivo entre a marca e o consumidor.

Para isso, devem-se considerar aspectos de seu perfil, como:

  • hábitos de consumo;
  • profissão;
  • nicho em que está inserido no mercado;
  • atividades de lazer;
  • problemas;
  • atitudes em relação ao produto;
  • motivações para levá-lo a consumir o produto.

Definitivamente, são pontos-chave para que o design seja desenvolvido de modo que atraia mais compradores.

Conheça o mercado

As embalagens precisam estar diretamente associadas à posição da marca e sua cultura organizacional em relação ao mercado moderno, assim como os produtos e serviços que ela oferece.

Para não ser apenas mais um produto em meio a uma infinidade de concorrentes, é preciso inovar. Portanto, conheça o mercado e suas características e tenha ampla perspectiva de futuro.

É preciso estudar o cenário e o contexto financeiro em que a empresa está inserida para evitar que o design das embalagens para kits não seja um salto no escuro. Lembrando que o fabricante precisa fornecer todas as informações que tem, além de suas fontes de pesquisa para subsidiar o produto em questão.

Conheça a concorrência

Quando se fala em design de embalagens para kits, eficiência nem sempre é sinônimo de aparência externa. Até porque o conceito de beleza é muito pessoal, concorda? Isso significa que, para desenvolver uma embalagem capaz de atingir o público, não basta utilizar cores chamativas e frases de efeito.

Além disso, enfrentar a concorrência é fundamental e, para isso, é necessário conhecer as empresas que concorrem com seu produto e as estratégias aderidas por elas. Analise a sua identidade visual da categoria e compreenda os pontos mais relevantes para o sucesso do trajeto.

Conheça o processo de produção

Para melhorar a tomada de decisões, nada melhor do que conhecer profundamente o processo de produção das embalagens:

  • como é realizada a estrutura dos materiais utilizados?
  • quais são as técnicas de impressão e decoração?
  • como é a linha de produção?
  • como funciona o fechamento dos desenhos e/ou plantas técnicas da embalagem?

Com base nesses conhecimentos é possível evitar erros que possam afetar o projeto, gerando despesas desnecessárias e atrasos nos prazos de entrega.

Tenha objetivos claros

O projeto deve ser planejado de forma minuciosa, considerando desde as etapas iniciais de análise e pesquisa, passando pelos custos e finalizando nos procedimentos de produção e distribuição.

Além disso, é importante ter as ações de marketing e diretrizes comerciais do produto preestabelecidas, a fim de que a linguagem seja assertiva e a comunicação, clara.

Após concluir todo o processo, caberá ao designer das embalagens testar a eficiência do produto final, visitando o ponto de venda, conversando com clientes e donos dos estabelecimentos que comercializam a mercadoria em questão.

Qual a melhor forma de distribuição?

A partir do momento em que seus objetivos e público-alvo estão bem definidos, é mais fácil optar por uma forma de distribuição. Eventos, cursos, visitas são exemplos de onde a estratégia pode ser aplicada. Não existe uma fórmula fixa para uma distribuição de sucesso, bastando adaptá-la ao contexto da marca e planejar sua logística.

Considere os recursos disponíveis para investimento e lembre-se de que encomendas em grandes quantidades podem ser mais vantajosas financeiramente. Vale destacar que a imagem de sua empresa estará fixada nesse objeto. Portanto, ofereça itens de qualidade.

Por fim, é importante medir os resultados dessa prática. Um método simples é buscar identificar mudanças no volume de vendas durante o período de utilização das embalagens para kits. Assim, será possível avaliar a eficácia dessa estratégia.

As embalagens para kits fazem parte de uma estratégia de marketing que visa conquistar e fidelizar o cliente. Definir os principais objetivos é o primeiro passo para alcançar a diferenciação do seu produto no mercado competitivo e gerar mais vendas, desenvolvendo e ampliando seu negócio.

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