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Conheça as 4 melhores dicas de como fazer a sua gestão de restaurante!

6 meses atrás
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por Scuadra
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gestão de restaurante
Escrito por Scuadra

Em busca de uma gestão de restaurante alicerçada em boas práticas, nada melhor do que ações focadas na constante melhoria. Do setor financeiro à satisfação dos clientes, é preciso agir com disciplina e muito planejamento.

Para ajudar você a atuar corretamente na gestão, vamos mostrar neste post quatro dicas práticas e, também, as vantagens que elas trazem no dia a dia operacional. Confira!

Veja como fazer a gestão de restaurante

Uma boa gestão de restaurante começa com a elaboração de um plano de negócios. Nele, são definidos a localização, estratégias de marketing, público-alvo, orçamento, recursos necessários etc. Ou seja, trata-se de uma bússola das atividades.

Com um devido planejamento, é possível prever todos os gastos e fazer uma reserva adequada. Com isto, é possível evitar a falência antes dos cinco anos de existência, problema que atinge milhares de empresas no Brasil.

Além das medidas no momento da instalação do negócio, é preciso sempre agir com cautela ao longo do cotidiano. Para isto, siga as dicas que vamos mostrar agora.

1. Reduza os custos

Reduzir os custos é uma atitude que faz parte da realidade de negócios em qualquer atividade econômica. Dessa maneira, é possível ganhar competitividade e fazer mais com menos.

Com a pandemia do coronavírus, quem não se adequar ao minimalismo e na constante busca por inovações que estejam alinhadas com isso tende a não se manter no mercado.

Nesse aspecto, a tecnologia é uma forte aliada. Portanto, instale um software de gestão integrada, faça parte de aplicativos nas entregas e invista em marketing digital.

2. Capacite a sua equipe

A capacitação dos colaboradores é fundamental para auxiliar na gestão do restaurante e consequente satisfação do cliente.

Ao destinar treinamentos, os funcionários estarão sintonizados com aspectos importantes, tais como:

  • A política do seu negócio;
  • A linguagem dos consumidores e;
  • Às maneiras mais adequadas de atender às exigências deles.

Além disso, é preciso entender dos alimentos comercializados. A educação no atendimento é primordial assim como o conhecimento dos pratos, valores e sugestões do dia.

Para que a equipe esteja devidamente preparada, nada melhor do que boas orientações e cursos.

3. Faça a gestão financeira

Sendo um dos setores mais importantes para a manutenção de um negócio, o financeiro precisa estar no azul para que o restaurante funcione bem.

Afinal, imagine se um determinado produto acabe justo no dia em que era necessário para um pedido? Certamente, você perderá uma venda e até mesmo um cliente.

Por isso, a gestão financeira contribui para que o estoque esteja sempre em dia, assim como os pagamentos das contas fixas e variáveis. Com saúde financeira, seu estabelecimento será mais bem avaliado, pois isso se refletirá nos serviços e produtos.

4. Motive os colaboradores

Muitos empreendedores têm cardápios maravilhosos, investem em preparos incríveis, mas não conseguem cativar o público. Sabe por quê? O atendimento faz muita diferença. Sem uma devida motivação, os colaboradores podem minar seu negócio.

Afinal, eles estarão na linha de frente, tendo uma influência direta na avaliação dos clientes. Portanto, invista na motivação dos funcionários e ofereça salários compatíveis ao mercado, pagamentos em dia e gratificações por produção.

Assim, certamente a satisfação do cliente será uma realidade com impactos positivos na rentabilidade do seu restaurante.

Conheça as vantagens ao investir na gestão do restaurante

Com uma gestão profissionalizada, seu estabelecimento terá inúmeros ganhos. Veja alguns:

  • menos desperdício dos alimentos;
  • eficiência nos preparos;
  • otimização dos delivery;
  • aumento no volume de refeições produzidas.

Esses foram aspectos sintonizados com a satisfação do cliente e que farão seu negócio sempre se manter em vanguarda na região em que atua, oferecendo alimentos de qualidade e de acordo com as normas exigidas pelos órgãos fiscalizadores, ou seja, a gestão de restaurante será altamente eficaz.

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